conecte-se conosco


Esportes

Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem

Publicado


.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio divulgou nesta segunda-feira (3) o cronograma das Paralimpíadas, que serão realizadas entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. As disputas na capital japonesa começam para valer no dia 25, com cinco modalidades: goalball, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e esgrima em cadeira de rodas. As competições terão início 9h, no horário local, ou seja, 21h no Brasil, no horário de Brasília. Ao longo do dia, também haverá provas de ciclismo de pista e o início do rugby em cadeira de rodas.

A expectativa é que a primeira medalha saia no ciclismo, na perseguição individual feminina (3 Km) pela classe C1-3 (atletas com deficiência físico-motora e amputados), no velódromo de Izu, cidade a cerca de 130 quilômetros de Tóquio. A modalidade ainda terá outras três provas valendo pódio no mesmo dia. Ainda haverá disputas por medalha na natação (16) e na esgrima (quatro).

Das novas modalidades paralímpicas, o badminton será a primeira a debutar em Tóquio, em 1º de setembro. No dia seguinte, será a estreia do taekwondo. Já no último dia dos Jogos, além da cerimônia de encerramento, haverá as disputas finais de atletismo (provas de maratona), badminton, tiro esportivo, vôlei sentado feminino e basquete em cadeira de rodas masculino.

Serão 539 eventos de 22 modalidades. O atletismo, com 167 provas, é o esporte que mais distribuirá medalhas. O dia 29 de agosto, um domingo, é o que concentrará mais brigas pelo  pódio em Tóquio: 63 disputas, sendo 20 no atletismo, 13 na natação, cinco no judô, quatro no remo, quatro no triatlo e uma no rugby para cadeirantes.

“O anúncio do cronograma de competições é sempre um marco para toda Paralimpíada. Com um ano pela frente, os atletas podem, agora, saber quando competirão e os espectadores terão como se planejarem para quais eventos assistir, pessoalmente ou pela televisão”, declarou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), em comunicado oficial da entidade.

Olimpíada

O cronograma oficial da Olimpíada de Tóquio havia sido divulgado no último dia 22 de julho. Apesar de a cerimônia de abertura estar programada para 23 de julho do próximo ano, as disputas terão início dois dias antes. No dia 21, às 9h, no horário local (21h do dia 20, no horário de Brasília), o duelo entre Austrália e Japão, pelo softbol, abre os Jogos na cidade de Fukushima, a 240 quilômetros da capital japonesa. No mesmo dia, está previsto o começo do futebol feminino. O Brasil é um dos países classificados.

A Olimpíada de 2021 seguirá até 8 de agosto, com as maratonas masculina e feminina e as finais de basquete feminino, boxe, ciclismo de pista, handebol feminino, ginástica rítmica, vôlei feminino e polo aquático masculino, além da cerimônia de encerramento. Ao todo, serão 339 eventos valendo medalha em 33 modalidades.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Série C: Santa Cruz e Jacuipense-BA empatam no Arruda

Publicado


Pela 8ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, Santa Cruz e Jacuipense-BA empataram em 3 a 3, nesta segunda (28) no Estádio Arruda, em Recife. Com o resultado, os pernambucanos mantiveram a ponta do grupo A da competição com 15 pontos, já os baianos estão em sexto lugar com 10 pontos, mas com um jogo a menos.

Na primeira etapa, os visitantes saíram na frente. Aos 18 minutos, Railan acertou o ângulo do adiantado goleiro Maycon Cleiton. O gol do empate Tricolor veio aos 26 com Mayco Félix, de cabeça, após cobrança de escanteio. A virada Cobra Coral saiu aos 47, novamente com Mayco Félix, num certeiro peixinho.

O segundo tempo continuou animado. Aos 21, Dinei cabeceou para empatar a partida. A virada baiana também sairia dos pés de Dinei. Praticamente no fim do duelo, aos 44, Toty aproveita cruzamento de Tinga e empata para o Santa.

O Santa Cruz agora vai no próximo domingo (4) a Fortaleza para enfrentar o Ferroviário. Já o Jacuipense recebe o Vila Nova na próxima segunda-feira (5).

Veja a classificação atualizada da Série C do Brasileiro.

Edição: Fábio Lisboa

Continue lendo

Esportes

Série B: CRB e América empatam em noite sem gols

Publicado


CRB e América-MG jogaram nesta segunda-feira (28) no estádio Rei Pelé, em Maceió (Alagoas), pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Esta pode ter sido a última partida do artilheiro Léo Gamalho com a camisa do Galo da Praia. O atacante já marcou 8 gols no torneio e está em negociações para defender outro clube.

No primeiro tempo, a equipe do treinador Lisca teve as melhores chances, mas ninguém conseguiu abrir o marcador. Na segunda etapa, o placar seguiu sem alterações. Com o resultado, o Coelho segue em quarto lugar com 19 pontos. Já os alagoanos estão oitavo com 17 pontos.

Na próxima sexta-feira (2) às 19h15, o CRB recebe o Avaí. O América-MG volta a campo no sábado (3) para enfrentar o Guarani, às 11h no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Veja a classificação da Série B do Brasileiro.

Edição: Fábio Lisboa

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana