conecte-se conosco


Mato Grosso

Sesp-MT lamenta morte de presidente do Conseg de Rondonópolis

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lamenta o falecimento do ex-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) da região central de Rondonópolis, Valdir Farinha, ocorrido na noite de quarta-feira (12.02). Ele foi baleado após reagir a uma tentativa de roubo, e não resistiu aos ferimentos.

A ação ocorreu no bairro Jardim Monte Líbano, em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). Policiais saíram em rondas e prenderam quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, suspeitos de terem envolvimento no crime. Os presos foram encaminhados à delegacia para prestarem depoimentos. As buscas pelo autor dos disparos continuam.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressalta a trajetória de Valdir Farinha ao longo dos anos em que atuou no Conseg, e externa condolências aos familiares e amigos. Ele tinha 60 anos de idade, deixou esposa, três filhos e três netos. Era conhecido não só na cidade em que atuava, mas pelos integrantes de Conselhos de outras cidades e das forças de segurança de Mato Grosso, em função da relevante atuação.

Desde 2009 no Conseg da área central de Rondonópolis, Valdir assumiu como presidente em 2015. Também integrava a Federação dos Consegs de Mato Grosso e participava ativamente das reuniões da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sesp-MT, além das comissões que discutiam a criação de conselhos e outros assuntos pertinentes. É lembrado com admiração pelo exemplo com que atuava, sempre observando as diretrizes de policiamento comunitário.

O velório está sendo realizado em uma sala dentro do Cemitério Vila Aurora, em Rondonópolis, onde também ocorrerá o enterro, ainda sem horário definido.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Equipamentos culturais garantem atrações e conhecimento em programação on-line

Publicado


.

Lives com especialistas, cursos, incentivo à leitura, espetáculos teatrais e musicais, tudo isso e muito mais podem ser conferidos nas programações dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Cine Teatro Cuiabá, Museu de História Natural Casa Dom Aquino e Museu de Arte Sacra de Mato garantem atrações e conhecimento ao público durante a pandemia.

Confira a agenda desta semana.

Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

Sob gestão direta da Secel, o equipamento tem usado o mundo virtual para levar aprendizado, informes, dicas culturais  e incentivo à leitura. Sua programação on-line é transmitida nas redes sociais da própria biblioteca estadual e conta com projetos como o Biblioenem, Momento Libras, Estevão Curioso e a campanha “Olha o que estou lendo”.

Nesta quinta-feira (06.08) foi liberado o terceiro vídeo do projeto Biblioenem, que oferece aulas de redação a estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com conteúdos disponibilizados às terças e quintas-feiras, a programação continua até o início de setembro. Serão ainda disponibilizadas duas lives para que os participantes possam fazer questionamentos e tirar dúvidas. 

No Momento Libras, o público obteve capacitação gratuita de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim como no Biblioenem, qualquer pessoa tem acesso ao conteúdo nas redes sociais da biblioteca, mas somente aquelas que se inscreveram recebem certificação de participação nos cursos. 

Cine Teatro Cuiabá

A programação semanal do equipamento prossegue até domingo (09.08) com documentário, concerto e shows teatrais. 

Quinta-feira (06.08): Documentário 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O filme registra homenagens, história e depoimentos pelo centenário do Instituto.

Sexta-feira (07.08): Concerto Bachianas Brasileiras n°5 – ária, de Heitor Villa-Lobos. Apresentação realizada pela orquestra sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Camerata De Concerto do Instituto Fernando Pereira, com regência do maestro Carlos Taubaté.

Sábado (08.08):  Leleco Desafiou Todo Mundo – Caixa de Brinquedos -. O vídeo da companhia teatral traz desafios fáceis e divertidos para fazer com família e amigos.

Domingo (09.08): Remedeia com Nico e Lau. Edição dos momentos mais hilariantes da trajetória da dupla de comediantes. Causos, piadas, cenas revisitadas e performances musicais tradicionais e inovadoras permeiam o roteiro da apresentação. 

As transmissões acontecem às 19h30 no canal de YouTube do Cine Teatro Cuiabá.

Museu de História Natural Casa Dom Aquino 

O espaço cultural tem oferecido conteúdo nas mídias sociais, incluindo vídeos de visitas virtuais. Nesta semana, foi disponibilizado o quinto módulo do curso Museu de formação em Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso. Oferecida em parceria com a UFMT  na modalidade de Ensino à Distância (EAD), a capacitação aborda patrimônios culturais material e imaterial, arqueológico, paleontológico e geológico.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Nesta semana, o Museu aborda em sua programação a defesa e preservação da língua portuguesa, importante patrimônio imaterial que conecta pessoas e culturas diferentes. O tema foi escolhido em razão do Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada tema desta semana, celebrado em 08 de agosto. 

Quinta-feira (06.08): Linguajar cuiabano (e do vale do Rio Cuiabá) como patrimônio imaterial do estado. 

Com a participação da professora Ema Marta Dunck Cintra, doutora e mestre em Letras e Linguística, a live analisa as características , o contexto da imigração da região e o contato ocorrido entre as línguas faladas naquele momento.

Sexta-feira (07.08): As literaturas africanas de língua portuguesa: oralidades e ancestralidades. 

Live com Luana Soares de Souza, doutora em Estudos Literários, que abordará as relações entre oralidade e escrita, tradição e ruptura, língua do colonizado e língua do colonizador.

Sábado (08.08):   Desde sempre na variedade portuguesa. 
O doutor e especialista em Linguística, Manoel Mourivado, e a doutora em Estudos de Linguagem, Criseida Rowena, trazem reflexões sobre o diversificado modo brasileiro de falar o português. A discussão é baseada em estudos realizados na Baixada Cuiabana, em Mato Grosso, e na região do médio Tietê, em São Paulo. 

A agenda semanal inclui ainda o quadro “Você Sabia? ” que exibe curiosidades do acervo do Museu nesta quinta-feira (06.08). E no domingo (09.08), a programação é encerrada com a a ação ‘Contos da Minha Cidade’, em que as pessoas são incentivadas a postar fotos e vídeos que falem sobre a história, pontos turísticos ou causos de seu município. 

As transmissões ocorrem às 19h nas redes sociais do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. 

Principais plataformas digitais dos equipamentos 

Biblioteca: facebook.com/bibliotecaEstevaodeMendonca; Instagram.com/ bibliotecamt

Cine Teatro Cuiabá: YouTube/Cine Teatro Cuiabá; Instagram.com/cineteatrocba

Museu Dom Aquino: Instagram.com/museudomaquino

Museu de Arte Sacra: facebook.com/museudeartesacramt; Instagram.com/ museudeartesacramt

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Seplag e TCE criam grupo de trabalho para aprimorar sistemas eletrônicos de prestação de contas

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) criaram um grupo de trabalho que terá a atribuição de realizar estudos e propor um projeto de melhoria para os sistemas eletrônicos de prestações de contas do Executivo estadual. O grupo foi instituído por meio da Portaria Conjunta n° 109/2020 divulgada no Diário de Contas que circulou nesta quarta-feira (05.08).

Trata-se de um grupo de trabalho multissetorial, de caráter técnico, que será responsável pela elaboração do projeto de adequações do Sistema de Auditoria Pública lnformatizada de Contas (Aplic) – ferramenta oficial de prestação de contas do TCE-MT -, e dos sistemas utilizados pelo Executivo para Aquisições Governamentais (Siag) e a Administração de Pessoas (Seap).

O objetivo é tornar mais ágil, eficiente e simplificada a prestação de contas informatizada do governo do Estado ao TCE-MT, tanto no que se refere ao envio de informações relativas as licitações quanto à administração de pessoal. Durante a execução dos trabalhos, a equipe também deverá discutir os mecanismos necessários para que os demais órgãos públicos estaduais se adequem ao sistema Aplic. 

A parceria entre Seplag e TCE-MT vem sendo construída desde o início da atual gestão e busca a modernização institucional dos processos e sistemas, bem como a celeridade nas fiscalizações. Entre os principais resultados esperados está a redução de custos operacionais e administrativos, e o ganho de produtividade; a simplificação das ações processuais, e a consolidação das informações de forma mais eficaz, rápida e transparente.

Os trabalhos serão coordenados pelo Tribunal de Contas e o grupo contará com representantes da Seplag-MT e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação do Estado (MTI). O prazo para apresentação de proposta de projeto com o cronograma das adequações nos sistemas será de 60 dias.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana