conecte-se conosco


Mato Grosso

Sesp entrega medalhas a profissionais de segurança por contribuírem com a redução de índices criminais

Publicado

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, realizou a entrega de medalhas Mérito da Segurança Pública aos profissionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 15, 10 e 05 – Guarantã do Norte, Vila Rica e Barra do Garças, respectivamente. As cerimônias de entrega ocorreram nesta segunda e terça-feira (13 e 14.06).

Além dos profissionais e comandantes das forças de segurança, também prestigiaram os eventos os prefeitos de Guarantã do Norte, Érico Stevan, de Vila Rica, Abmael Borges e de Barra do Garças, Adilson Macedo.

A Medalha Mérito da Segurança Pública reconhece personalidades e profissionais das forças de segurança que contribuíram para a redução dos índices criminais nas 15 Risps do Estado em 2021.

Vila Rica foi a Risp que mais reduziu o índice de roubos, com redução de 47% em relação ao ano de 2020, e ficando em segundo lugar na redução de homicídios, totalizando 37% de queda no número de ocorrências. Já a Risp de Guarantã do Norte ficou em segundo lugar na redução de roubos, com queda de 29%, seguida da Risp de Barra do Garças, que reduziu em 27% o mesmo crime.

O prefeito de Barra do Garças pontuou a importância do trabalho das forças de segurança para o desenvolvimento dos municípios.

“Não existe crescimento socioeconômico sem investimentos na segurança pública. Muitos empresários que querem se estabelecer em nossa cidade buscam saber principalmente os índices criminais e nos últimos anos a RISP 5 tem tido bons índices graças a esses valorosos profissionais que estão na linha de frente”, pontuou Adilson Macedo.

Já o secretário Alexandre Bustamante relembrou da realidade do Estado em 2019, quando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tinha restos a pagar na ordem de R$ 600 milhões, além de viaturas paradas, material de trabalho defasado e diversos problemas devido a outras gestões. 

Bustamante também lembrou como os investimentos do Governo do Estado e o empenho dos servidores no combate à criminalidade transformaram a realidade da segurança de Mato Grosso.

“Quem tem mais tempo de casa, sabe como a segurança tem melhorado, fruto dos investimentos do Governo do Estado e de cada profissional da segurança pública que atua nos 141 municípios de Mato Grosso. Hoje o meu papel é agradecer o empenho e o trabalho executado de todos vocês. Quem recebeu essa medalha é por meritocracia, porque trabalhou dia e noite por uma sociedade mais segura para nossas famílias” destacou Alexandre Bustamante.

Também acompanharam as entregas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Demerval, o subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Wilker Soares Sodré, o diretor de Interiorização da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Mairo Fábio Camargo e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

Governo inicia obra de acesso para nova ponte sobre o Rio Cuiabá

Publicado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) iniciou as obras de implantação do acesso à nova ponte sobre o Rio Cuiabá, construída entre os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá, e Parque do Lago, em Várzea Grande.

As obras serão realizadas em uma extensão de 3,29 quilômetros, ligando o final da Avenida P, a principal do Bairro Atalaia, até a ponte sobre o Rio Cuiabá. Do lado de Várzea Grande, será criada uma alça para dar acesso tanto à Alameda Júlio Muller, quanto à Avenida São Gonçalo, no bairro Parque do Lago.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, lembra que o acesso até a ponte não foi previsto pelas gestões anteriores, que iniciaram o projeto de construção da estrutura.

“As obras viárias para chegar até a ponte não foram projetadas. Sem o acesso, essa ponte ficaria suspensa no ar, sem utilidade nenhuma. Isso é um desrespeito com o dinheiro público, projetar, licitar e começar a construir uma ponte sem o sistema viário de acesso”, afirmou.

A implantação do acesso à nova ponte está orçada em R$ 22,3 milhões e começou após a conclusão do processo de desapropriação, também não previsto anteriormente. No momento, estão sendo finalizados os serviços de limpeza do trajeto e iniciadas as obras de drenagem.

A nova ponte sobre o Rio Cuiabá foi licitada em 2013 e lançada em 2018, mas efetivamente construída a partir de 2019. Com 390 metros de extensão, a ponte no Parque Atalaia está praticamente concluída, restando apenas a execução de serviços de acabamento.

Esta nova estrutura vai criar um sexto acesso entre as duas maiores cidades de Mato Grosso. A obra irá beneficiar toda a região do Parque Cuiabá e também do Grande Cristo Rei, além de ajudar a desafogar o trânsito nas outras pontes sobre o Rio Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso conquista bicampeonato nacional de jiu-jitsu

Publicado

A equipe mato-grossense de jiu-jitsu conquistou o bicampeonato nacional na modalidade esportiva, trazendo para Mato Grosso 26 medalhas de ouro. O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2022 ocorreu esta semana em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.

Formada por atletas de Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Primavera do Leste, Sapezal e Itiquira, Cuiabá, Porto Seguro, Nova Xavantina, a equipe contou com 203 inscritos. Além das medalhas de ouro, os atletas conquistaram também 35 medalhas de prata e 48 de bronze, totalizando 506 pontos.

A delegação mato-grossense contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

De acordo com o presidente da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, professor Paulo Cesar Venâncio, esse resultado é fruto de uma união de forças entre os atletas.

“Parabéns professores, instrutores e atletas guerreiros que lutaram tanto. Vi de perto cada suor, cada lágrima, não foi fácil. Gladiaram até o fim, pois estávamos em segundo lugar na classificação geral e na última luta viramos o placar e conquistamos o título”, destaca.

Venâncio também ressalta o apoio que a delegação recebeu do Governo de Mato Grosso, importante para que a equipe se sentisse amparada e obtivesse bons resultados no tatame, destacando o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, além do secretário adjunto de Esporte da Secel-MT, David Moura, que garantiram três ônibus para o transporte dos atletas por meio de convênio firmado com a Federação.

“Os esforços foram muitos, tanto da parte dos atletas para trazerem medalhas quanto pelos secretários que visualizaram a projeção nacional desse esporte que levou o nome de Mato Grosso para o Brasil mais uma vez. O jiu-jitsu é uma arte marcial completa, trabalha, além é claro, do condicionamento físico como força, resistência e técnica, os princípios de moral e ética, transformando um atleta em um cidadão melhor”, conclui Venâncio.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana