conecte-se conosco


Mato Grosso

SES promove evento para discutir ações de valorização à vida nesta terça-feira (10)

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do setor de Promoção e Humanização da Saúde, realizará nesta terça-feira (10.09), a partir das 9h, o encontro de Promoção da Saúde como Prevenção ao Suicídio, que ocorrerá no auditório da Escola de Saúde Pública. O evento integra a agenda do Setembro Amarelo, mês dedicado às diversas ações voltadas à saúde mental.

O encontro é destinado a estudantes, professores e profissionais da saúde, que vão trabalhar com temas de estudos sobre a relação entre a medicalização do mal-estar e seus efeitos colaterais a médio prazo e qualidade de vida. Além disso, os benefícios da atividade física na qualidade de vida da sociedade também serão tratados no evento.

De acordo com a servidora responsável pela coordenação do evento, Daniela Bezerra, a organização está sendo pensada desde o ano passado. As ações foram articuladas com setores da sociedade que trabalham na área para promover discursões sobre a temática.

“A programação tem o objetivo de colocar as pessoas de diferentes setores da sociedade para discutir e construir nova ideias de como pensar políticas afirmativas de promoção da saúde para a prevenção do suicídio”, afirmou Daniela.

O suicídio é um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos em diferentes fases e situações da vida. Neste caso, não é possível determinar um único fator, é necessário observar alguns sinais que são manifestados em uma crise suicida, como sofrimento, manifestações verbais que chamam a atenção de amigos e pessoas próximas.

Todos os fatores de riscos deverão ser debatidos durante o encontro, que apresenta variadas temáticas para a construção de ações que possam promover a melhor forma de prevenção ao suicídio e reverter os dados negativos.

Confira a programação completa

Local: Auditório da Escola de Saúde Pública

Data: 10 de setembro de 2019

Horário: Período integral das 9h às 12h  e das 14h às 17h

Manhã

Mesa de abertura

Dra. Daniela Santos Bezerra, especialista em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo HCFMUSP e em Administração Hospitalar pela UFMT, mestrado e doutorado em Psicanálise pela UERJ, servidora da Coordenadoria da Promoção e Humanização da Saúde da SES e Profa. Dra. Karine Wlasenko Nicolau Psicóloga social com especialização em Saúde Coletiva (ênfase em Educação e Saúde – UNB), mestrado em Política Social pela UFMT e doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, Coordenadora da Graduação em Saúde Coletiva da UFMT.

Mesa atividade física – academia da saúde  

Esp. Andressa Fantim Giroldo – Fisioterapeuta, técnica responsável pela Academia da Saúde da COPHS SES, especialista em Neurologia Adulto e Infantil, Urgência e Emergência, UTI Neonatal e pediátrica, Hospitalar, Ergonomia e Ginástica Laboral.

Esp. Max Elias da Silva Moraes – Profissional da Educação Física; servidor da SEPLAG; membro do LAPPEX-UFMT Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Exercício; treinador CORE 360.

Esp. Rêmolo Claudio Abbas de Carvalho – especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Treinamento Físico; Personal Trainer; Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física e Administrador e Fundador do Movimento Social Educação Física Legal de MT.

Tarde

Mesa PICS 

Profa. Msc. Else Saliés – COPHS SES, Fisioterapeuta, Especialista em Docência Universitária, UEG.  Mestre em Gestão em Saúde- UTAD/PT, responsável pela política estadual das PICS/COPHS SES.

Prof. Msc. Jonatan Costa Gomes – Enfermeiro. Mestre em enfermagem. Doutorando no PPGEL/UFMT. Especialista em PICS. Docente universitário no IESMT.

Msc. Vanessa Ferraz Leite – Enfermeira, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), doutoranda membro do Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM) da Faculdade de Enfermagem da UFMT, Instrutora de Yoga pelo Instituto Yoga Clássico Mato Grosso e Pan American Comission for Yoga (PACY), Terapeuta em Ayurveda pela ESCOLA de Ayurveda (sede Porto Alegre).

Serviço

A Escola de Saúde Pública fica localizada na Avenida Adauto Botelho, nº 552, bairro Coophema. Para mais informações, entre em contato pelo número: 3613-2323.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Segunda-feira (03): Mato Grosso registra 55.156 casos e 1.927 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (03.08), 55.156 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.927 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 25 mortes nas últimas 24 horas. 

Foram registradas 1.716 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 55.156 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 18.709 estão em monitoramento e 34.520 estão recuperados. 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 291 internações em UTIs públicas e 309 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 78,57% para UTIs adulto e em 34,95% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (12.096), Várzea Grande (4.320), Rondonópolis (3.370), Lucas do Rio Verde (2.953), Tangará da Serra (2.341), Sorriso (2.286), Sinop (2.131), Primavera do Leste (1.847), Nova Mutum (1.493) e Pontes e Lacerda (957). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

O documento ainda aponta que um total de 53.156 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 4.618 amostras em análise laboratorial. 

Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Nesta segunda-feira (03), o Governo Federal confirmou 2.750.318  casos da Covid-19 no Brasil e 94.665  óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 94.104 óbitos e 2.733.677 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Secel abre segunda turma do curso online para jogos e brincadeiras

Publicado


.

Para atender a alta procura pelos cursos do projeto de aperfeiçoamento profissional continuado, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu uma nova turma da capacitação ‘Jogo, Brinquedo e Brincadeira – elemento do brinquedista para o tempo e recreação e lazer’. As inscrições para esse segundo grupo estarão abertas a partir do dia 05 de agosto e os encontros online ocorrerão nos dias 19 e 20 do mesmo mês.

O curso, que irá tratar sobre os cuidados com a construção, organização/catalogação dos brinquedos e com o tempo de dedicação à recreação e lazer, será conduzido pelo professor mestre João Batista. Após a inscrição confirmada, o interessado receberá o endereço de internet para acesso às aulas e às atividades avaliativas que compõem a carga horária de 10 horas. 

Em sua primeira edição, que será oferecida nos dias 12 e 13 de agosto, as inscrições se esgotaram assim que a qualificação foi divulgada. Para acolher os demais interessados, a nova turma contará com 40 vagas e também dará direito à certificação.

As capacitações fazem parte do projeto da Escola de Formação em Esporte e Lazer, que já ofereceu, desde que foi lançado no  mês de junho, cursos online e gratuitos sobre políticas públicas, pedagogias esportivas e esportes de aventura. 

Buscando contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuo em Mato Grosso,  o projeto tem como público alvo gestores municipais, profissionais e estudantes da área de educação física. No momento da inscrição, os participantes podem ainda sugerir outros cursos de interesse da área de educação física, ajudando também a mapear demais demandas formativas. 

Serviço

Segunda turma ‘Jogo, Brinquedo e Brincadeira’

Encontros online: 19 e 20 de agosto

Inscrições: de 05 a 11 de agosto

Plataforma de inscrição: formulários.cultura.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana