conecte-se conosco


Várzea Grande

Serviços Públicos notifica comércio por ocupação irregular em calçadas

Publicado

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, por meio da coordenadoria de postura, realizou neste primeiro semestre do ano, a notificação de 583 estabelecimentos que estavam ocupando vias públicas irregularmente, principalmente calçadas para extensão do comércio na colocação e divulgação de mercadorias e estacionamento. A medida atende normas do Código de Postura e visa à melhoria na acessibilidade bem como o ordenamento do tráfego de pessoas nas calçadas e ruas.

Destinadas aos pedestres, as calçadas fazem parte das vias públicas e não podem ser obstruídos, ainda assim alguns empresários insistem em ocupar esse espaço urbano. Fiscais do Código de Postura estão atuando em todas as regiões da cidade e verificando se o espaço público esta sendo utilizado de forma harmônica e em conformidade com as Leis municipal ou não.

Conforme a Lei 1389/1994 que dispõe sobre o Código de Postura do Município de Várzea Grande , é proibido exposição de mercadorias e outros matérias na área externa dos estabelecimentos, bem como colocação de mesas e  cadeiras em comércio de bares e restaurantes. “Qualquer obstáculo que limite ou impeça o acesso ou o direito de ir e vir das pessoas em transitar por calçadas , e principalmente, aquelas que possuem limitações, a exemplo um cadeirante, é infração e cabe a aplicação de multa”, explicou o titular da pasta, Breno Gomes.

Leia Também:  Escolas de Várzea Grande são premiadas em competição de bandas e fanfarras

O secretário explica que inicialmente, os fiscais trabalham com a sensibilização e recomendação para que os materiais, objetos, e carros estacionados ,sejam retirados das calçadas, antes da aplicação da multa, em caso de reincidência, a multa é aplicada.

Outra medida que a legislação determina é com relação à construção e conservação de calçadas que são de responsabilidades dos proprietários de imóveis, e que devem seguir o padrão estabelecido pelo poder municipal.

“Diariamente nossos fiscais percorrem os bairros da cidade para fortalecer esse trabalho de conscientização dos moradores da necessidade de se construir calçadas, para melhorar a acessibilidade das pessoas.Porém deve seguir medidas padronizadas pela prefeitura. Neste semestre foram notificadas 230 residências, por construir calçadas em desacordo com a Legislação”, explicou o secretário justificando que as Leis são para serem cumpridas visando uma cidade melhor para se viver com boa mobilidade urbana, tanto para carros como para pedestres.

O município de Várzea Grande está dividido em oito regiões, e cada região tem a cobertura de um fiscal de postura.   A meta para cada agente é realizar 70 atividades/mês. Além da fiscalização é papel do servidor também orientar a população local quanto aos cuidados, referentes a construção de alçadas e  limpeza de terrenos vazios e ou baldios. 

Leia Também:  Várzea Grande inaugura o Cadim e reforça política de medicamentos e insumos

“O que queremos é transformar Várzea Grande em uma cidade organizada para o desenvolvimento social e econômico que a Administração Pública almeja. Em todos os cantos da cidade, existem obras e melhorias. O Ordenamento e a acessibilidade também são prioridades desta gestão. O asfalto está chegando para várias comunidades, e as calçadas são importantes para melhorar o fluxo de pessoas em transito com segurança. Garantir a acessibilidade é uma questão de respeito ao cidadão. Por isso nossas equipes estão percorrendo a cidade e sensibilizando os moradores para a necessidade de se construir suas calçadas, o que vai também valorizar o seu imóvel”,afiançou o secretário Breno Gomes.

Por: Katia Passos – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Mais 7 escolas municipais de Várzea Grande são contempladas pelo Programa Proerd

Publicado

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem suas atividades referente ao segundo semestre do ano letivo retomadas na manhã dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Básica–EMEB, Jaime Verissimo de Campo Junior, localizado na região centro-sul de Várzea Grande. Ao todo serão contempladas 07 escolas municipais, e aproximadamente 690 estudantes da rede pública  de ensino receberão o projeto.

O programa será estendido aos alunos do 5º ano e abrange as escolas municipais  Salvelina Ferreira da Silva, Lucia Leite Rodrigues, Aristides Pompeo de Campos, Padre Luiz Maria Ghisoni, Air Addor, Benedita Bernardina Curvo e Jaime Veríssimo de Campos Junior.

Uma vez por semana, durante dois meses, os coordenadores do programa irão visitar as salas de aula e abordar com os estudantes diversos temas, como: bullying, educação no transito, drogas, dentre outros.  No total, somente neste ano a meta é atingir  1.500 alunos  em 16 escolas.

Conforme a diretora da escola municipal Jaime Veríssimo de Campo Junior, Sandra Virginia Soares Santana, o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes nas salas de aulas tem repercutido nos bairros, onde as unidades estão localizadas.

Leia Também:  Várzea Grande inaugura o Cadim e reforça política de medicamentos e insumos

“Nós já tínhamos ouvido falar desse programa em diversas escolas e estávamos na torcida para que a nossa unidade fosse contemplada. O aprendizado será bastante produtivo pelas abordagens do Programa, com temas atuais e de alerta aos jovens para que não caiam no mau caminho, uma vez que serão conscientizados sobre os perigos do uso de entorpecentes, sejam eles lícitos ou não. O que evita o trafico ao redor da escola ”, disse Sandra.

A diretora explicou ainda que as atividades que são desenvolvidas dentro do Programa são interligadas com as demais disciplinas regulares, além de trabalhar situações como: produção de texto, estatística, gráficos, com o intuito de promover a interdisciplinaridade do currículo escolar. Ao final, os alunos desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o programa e as melhores são premiadas no dia da formatura.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer têm intensificado as ações para a prevenção e o combate ao uso de drogas em Várzea Grande. Uma dessas iniciativas exitosas é a parceria com a Polícia Militar que possibilita a realização do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD apenas nas escolas da rede pública.

Leia Também:  Prefeitura e justiça estudam parceria para contratar reeducandos e promover a reinserção social

Segundo os instrutores do Programa, representados pela Policia Militar, o Cabo PM Jildeni de Souza Lima e o Cabo PM Edson Romoaldo Aparecido Souza da Silva, em Mato Grosso o Programa é desenvolvido há mais de 18 anos e consiste em atividades educacionais preventivas, que tem como principal foco a orientação e a conscientização do público alvo, sendo considerada uma forma de prevenção primária. O Programa conta com um extenso material de apoio, a exemplo de livros, cartazes e assessórios que são utilizados pela corporação incluindo boné e colete.

“O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros”,disse o instrutor Jildeni de Souza Lima.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Guarda Municipal abre Semana do Trânsito com a “Cidade Mirim”, no Várzea Grande Shopping

Publicado

Com objetivo de promover a mobilidade segura, priorizando ações de resgate da cidadania no trânsito e convívio social no espaço público, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer lançou a Semana Nacional de Trânsito – 18 a 25 de setembro – com a “Cidade Mirim de Trânsito”, no Espaço Vivências do Várzea Grande Shopping, nesta quarta-feira (18). O evento de conscientização é voltado para alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município.

Entre as atividades da semana estão várias ações, apresentações culturais e palestras com a equipe técnica de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal que é desenvolvido nas unidades escolares com teatro de fantoche.

O secretário da Defesa Civil e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero afirma que a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de chamar atenção para os índices de violência no trânsito, além de despertar a população para comportamentos que colocam a vida em risco. “A violência do trânsito não escolhe pessoas, credo, cor ou condição social. O Brasil ocupa a 5ª colocação entre 178 países que mais tiveram acidentes de trânsito”, enfatiza.

Leia Também:  Atividades no Parque Flor do Ipê garantem mais qualidade de vida à população

Para o secretário, a Semana Nacional de Trânsito tende a despertar a conscientização dos alunos de Várzea Grande e consequentemente a população em geral. “Trabalhamos incansavelmente para proporcionar um trânsito seguro à população, são ações diárias, estudos e planejamentos. Porém, para se obter segurança é crucial posturas corretas de condutores e pedestres. Por isso, ações educativas e de conscientização são essenciais e necessárias”, evidencia o secretário.

Evandro Homero reitera o pedido que as crianças sejam semeadoras do conhecimento em suas casas, escolas e comunidade. “Espero que vocês transmitam sempre a importância de atitudes corretas no trânsito. Aproveito para parabenizar todos os nossos alunos que participam desta programação especial”, disse.

Na oportunidade, a superintendente da Secretaria de Educação, Gonçalina Rondon falou sobre os importantes dados que apontam a redução no número de acidentes e orientou as crianças sobre a conscientização da família e da comunidade.

“As crianças aprendem rápido e precisam disseminar essas informações onde estiverem. Chamem a atenção dos seus pais quando os mesmos adotarem posturas que colocam em risco a segurança de vocês e demais condutores no trânsito. Precisamos que estes dados sejam otimizados constantemente e para tanto, precisamos da educação, conscientização e posturas adequadas no trânsito”, destacou.

Leia Também:  “Amigas Empreendedoras” reúne integrantes no fortalecimento do programa de geração de renda

A Semana Nacional do Trânsito ocorre até 25 de setembro, no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no Espaço Vivências,  a partir das 14h. Participam das atividades alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) – Ana Francisca de Barros; Eunice Cesar de Mello;  Juvenília Monteiro de Oliveira; David Mayer; Alino Ferreira de Magalhães; Júlio Correia e Padre Luiz Maria Ghisoni. Cerca de 210 alunos se tornarão multiplicadores de conhecimentos sobre trânsito mais seguro em Várzea Grande.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana