conecte-se conosco


Carros e Motos

Será que o novo Range Rover Evoque é capaz de manter o “hype”?

Publicado

source
Range Rover Evoque arrow-options
Cauê Lira/iG Carros

Nova geração do Range Rover Evoque continuará na moda? Ao menos no design, SUV mantém características

Alguns carros marcam gerações. É o caso do Opala para os nostálgicos que aplicavam brilhantina no cabelo antes de sair para namorar, ou o próprio Gol GTS que encantou os playboys dos anos 80. Lançado em 2010, o Range Rover Evoque se tornou o objeto de desejo dos millennials ; talvez o carro marcante da minha geração. O SUV desembarca totalmente renovado no Brasil com o objetivo de continuar encantando os consumidores mais descolados. 

LEIA MAIS:  Mitsubishi Pajero Sport vai bem na terra e no asfalto. Veja a avaliação

“Em time que está ganhando não se mexe”. Essa parece ter sido a filosofia dos técnicos brasileiros que foi incorporada pelos engenheiros britânicos que desenvolveram o Evoque . Ainda que a pintura escarlate seja um chamariz, passei com certa discrição pelas ruas paulistanas. É como se as pessoas pensassem: ok, é um Evoque , e seguissem com suas vidas.

Mal sabem que por baixo deste design familiar há um SUV que nunca esteve tão maduro. São 4,37 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,64 m de altura. O entre-eixos, que sempre foi uma das grandes reclamações dos proprietários do Evoque antigo, cresceu para 2,68 metros (+21 mm), liberando um bom espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro. Quatro adultos e uma criança podem se acomodar com conforto, sem ombros esbarrando.

Talvez tenha sido no habitáculo que o Evoque mais evoluiu. Ao todo, são três grandes telas no painel de instrumentos, sistema multimídia e central de comandos. É possível transferir informações de um para o outro, mas os pareamentos de Apple CarPlay e Android Auto ficam restritos à tela central. Você pode conferir mais informações sobre as soluções de conectividade no vídeo abaixo.

Leia Também:  Conheça as 5 motos mais em conta do Salão Duas Rodas 2019

LEIA MAIS: Jaguar I-Pace 2020: SUV elétrico de personalidade forte

Gostava muito do câmbio em formato circular que se projetava para fora quando a ignição era acionada. No lugar dele, a Land Rover instalou uma alavanca bem careta. Os revestimentos são de ótima qualidade, com materiais emborrachados e couro de toque suave. Um massageador fez falta no banco do motorista – por R$ 312.900, merecíamos, não?

Apesar da vocação para o asfalto, o melhor consumo que obtivemos nas ruas paulistanas ficou na casa dos 6,7 km/l. A Land Rover ainda instalou um motor elétrico de 48 volts que compõe as funções de alternador e propulsor de partida (motor de arranque), que servem para despertar o SUV do “start-stop” em uma saída de semáforo, por exemplo. O objetivo é economizar combustível, mas o Evoque fica devendo.

Personalidade urbana

Range Rover Evoque arrow-options
Divulgação

A nova geração do Range Rover Evoque conta com diversas opções de revestimento de painel, portas e bancos

O motor Ingenium 2.0 turbo, com 300 cv e 40,8 kgfm de torque, mostrou-se suficiente para garantir agilidade ao SUV de 1.850 kg. Com o torque cheio entregue entre 1.500 e 4.500 rpm, o Evoque se torna um modelo bem espertinho – algo que tira este aspecto “banheirão” proporcionado pelo peso elevado. De acordo com a marca, pode atingir 100 km/h em apenas 6,6 segundos.

Com nove marchas, o câmbio automático é bem versátil. Além das trocas quase imperceptíveis, permite reduções drásticas sem solavancos fortes na cabine. Na rodovia, o Evoque pode efetuar ultrapassagens com muita segurança. Basta dar dois toques na aleta de redução atrás do volante.

Leia Também:  Nissan Kicks Surf surge com chuveiro portátil, chave-pulseira e mais. Veja vídeo

Ainda que a suspensão (McPherson na dianteira, multibraço na traseira) seja bem macia na cidade, o SUV não fica devendo em estabilidade. As irregularidades do solo são filtradas enquanto o Evoque se mantém firme em saídas de lombada.

Tecnologias para off-road

Range Rover Evoque arrow-options
Divulgação

O sistema de “capô invisível” faz uma projeção dos arredores da dianteira do Evoque.Dispositivo ajuda em manobras

Se quiser enfrentar trechos de terra, a Land Rover instalou um seletor de modos off-road bem completo, para grama, cascalho, neve, lama e areia. Cheio de tecnologia, o modelo também traz controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, monitor de tráfego reverso e de fadiga.

Soluções para a cidade também foram bem pautadas. Um dos dispositivos mais legais do Evoque aciona uma imagem que parece estar localizada abaixo do capô, dentro do veículo. Isso permite que o motorista veja qualquer obstáculo baixo que esteja nas proximidades da dianteira. A câmera 360° também permite que o motorista estacione com precisão.

LEIA MAIS: Lexus UX 250h: eficiência com estilo

O Range Rover Evoque é um SUV urbano para aqueles que querem impressionar, ainda mais com as belas rodas aro 20 da versão P300 HSE R-Dynamic. Partindo de R$ 312.900 (R$ 322.300 na versão que testamos, com logos escurecidos e regulagem elétrica da direção), continuará sendo um modelo que fará os corações dos jovens pulsarem com mais força. O “hype” continua. 

Ficha técnica

Range Rover Evoque P300 HSE R-Dynamic 2020
Motor: 2.0, turbo, gasolina
Potência: 300 cv a 5.500 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automática, nove marchas, tração integral
Suspensão McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira),sólidos (traseira)
Dimensões: 4,37 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,64 m de altura, 2,68 de entre-eixos
Porta-malas: 591 litros
Tanque: 67 litros
Consumo:9 km/l (cidade), 10 km/l (estrada)
0 a 100km/h: 6,6 segundos

Fonte: IG Carros
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Carros e Motos

Hyundai Santa Cruz é vista camuflada em garagem antes da estreia

Publicado

source
Hyundai Santa Cruz arrow-options
Reprodução/AutoSpy

Hyundai Santa Cruz é vista cp, disfarces pesados, mas visual deverá ser arrojado diante das principais rivais

A Hyundai já testa a picape Santa Cruz que será lançada em 2021. O carro foi visto camuflado em uma garagem, como mostra a imagem acima do site  autospy.net. A novidade demorou para ter o projeto aprovado, mas agora segue a todo vapor e com vários traços do protótipo mostrado pela primeira vez no Salão de Detroit (EUA), em janeiro de 2015, ainda conforme a publicação.

 LEIA MAIS: Hyundai confirma produção de nova picape média, contra Hilux e S10

As rodas de cinco raios estão entre os detalhes importantes que a foto da picape revela. Mas ainda não se sabe se a estrutura monobloco da  Hyundai Santa Cruz será usada a base da próxima geração do Tucson ou do atual Santa Fe.

Também é possível notar repetidores dos piscas nas caraças dos retrovisores, capô abaulado e colunas pintadas de preto brilhante. Os pneus da unidade fotografada são da coreana Hankook. E o motor da versão de entrada que será vendida nos EUA deverá ser o 2.5, de quatro cilindros, mas também deverá ser oferecido o 2.3, turbinado e, pelo menos, uma versao a diesel mild híbrida.

Leia Também:  Conheça a nova geração do OnStar, que agora intervém no carro em caso de roubo

 LEIA MAIS:  Flagra! Novo Hyundai Tucson é visto em testes, ainda camuflado

A picape Hyundai Santa Cruz será fabricada nos Estados Unidos, fruto de um investimento de US$ 410 milhões na unidade de produção no Alabama. Vale lembrar que o mercado de picapes médias é o principal segmento na América do Norte, com destaque para a recordista de vendas Ford F-150 , a rival Chevrolet Silverado e a RAM 1500. A chegada da novidade ao Brasil ainda é uma dúvida.

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Carros e Motos

Avaliação: Mercedes-AMG A 35 4MATIC é um foguete de bolso

Publicado

source

Motor Show

Mercedes A35 AMG amarelo arrow-options
Divulgação

Mercedes-Benz A35 AMG garante alegrar seu dia com um desempenho convincente para um pequeno esportivo


Muitos dizem, que “nos menores frascos estão os melhores perfumes”. E o Mercedes-AMG A 35 4 MATIC não contraria esse pensamento. Ele é o novo modelo da divisão de Affalterbach à venda no Brasil e chegou às concessionárias com preço de R$ 279.900 ou R$ 285.900 na versão Launch Edition.

LEIA MAIS: Aceleramos na pista o superesportivo Mercedes-AMG GT R de R$ 1,2 milhão

Nascido a partir da quarta geração do Classe A (W177), o “foguete de bolso” encanta pelo visual agressivo e o desempenho do novo motor 2.0 turbinado associado a câmbio de dupla embreagem e sete marchas para oferecer 306 cv de potência e 40,78 kgfm de torque.

Embora não seja um motor artesanal igual ao dos modelos 45, 63 e 65, a engenharia alemã aplicou o controle variável de válvulas CAMTRONIC, o processo de polimento dos cilindros CONICSHAPE®, que reduz o atrito interno, o gerenciamento inteligente do motor/óleo e o turbocompressor twin-scroll (duas entradas independentes para os gases de exaustão). Outras soluções estão no sistema de exaustão com flap e o cárter de alumínio fundido para diminuir o peso do veículo.

Não tão radical quanto o “irmão” Mercedes-AMG A 45 S de 421 cv e 51 kgfm , a palavra equilíbrio é a melhor que define o Mercedes-AMG A 35 4MATIC. Nosso primeiro contato aconteceu no Autódromo da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. Um traçado de 2.700 m de extensão, com 16 curvas e trechos de alta/baixa velocidade.

Leia Também:  Moto elétrica de madeira com desempenho esportivo chega às lojas ano que vem
ROCKET POCKET


Me acomodo nos bancos esportivos com formato concha e logo na partida sou recebido com um ronco grave e encorpado. De início, percebo trata-se de um carro aceso desde os giros mais baixos. O novo bloco (nomenclatura M260DE20) inaugurou a família de motores 35 em nosso mercado e o turbocompressor twinscroll possibilita uma elevação rápida dos giros com mínimo turbolag (aquele atraso antes do turbo encher).

 Audi RS3 Sedan: o pequeno notável. Confira a avaliação completa

A potência específica é de 153 cv/litro e os 1.555 kg possibilitam uma relação peso-potência de 5,08 kg/cv. Ou seja, um jato de andar que, segundo o fabricante, vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Apesar de todo o poderio mecânico, o Mercedes-AMG A 35 4MATIC é um carro obediente e previsível.

Estão disponíveis os modos de condução Comfort, Individual, Sport e Sport+ capazes de alterar alguns parâmetros, como as respostas do motor, do câmbio e da direção, por exemplo. A minha volta foi realizada no programa Sport+.

A direção possui o peso correto e é rápida ao esterço, enquanto a tração integral 4MATIC pode distribuir o torque até 50:50. O bom contato com o solo é mérito dos pneus de medidas 235/35 R19. Não só grudado no chão, como as suspensões mais firmes comparadas ao do Mercedes-Benz A 250 ajudam na dinâmica. É um carro que aponta a dianteira e contorna as curvas sem muito trabalho de braços e mínima rolagem de carroceria.

Leia Também:  Conheça a nova geração do OnStar, que agora intervém no carro em caso de roubo

O câmbio AMG SPEEDSHIFT DCT 7G de dupla embreagem banhado a óleo trabalha de maneira eficiente e durante as trocas/reduções os “pipocos” emitidos mexem com os sentidos. Já quem quiser extrair todo o potencial, a função RACE-START (controle de largada) configura o carro para oferecer o máximo de aceleração.

LEIA MAIS: BMW M2 Coupé é brinquedo para gente grande

Ao final do nosso primeiro contato com o Mercedes-AMG A 35 4MATIC comprovamos que ele é um esportivo para o uso diário e ainda capaz de encarar um track day nos finais de semana.


FICHA TÉCNICA

Mercedes-AMG A 35 4MATIC
Preço básico: R$ 279.900 (R$ 285.900 na versão Launch Edition)
Carro avaliado: R$ 279.900
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escape
Cilindrada: 1991 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 306 cv a 5.800 rpm
Torque: 40,78 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: Independente MacPherson (d) e multibraços (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões : 4,436 m (c), 1,797 m (l), 1,405 m (a)
Entre-eixos: 2,729 m
Pneus: 235/35 R19
Porta-malas: 370 litros
Tanque: 51 litros
Peso: 1.555 kg
0-100 km/h: 4s7
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade: 9,2 km/l
Consumo estrada: 10,9 km/l
Emissão de CO2: 138 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (Grande)

Fonte: IG Carros
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana