conecte-se conosco


Mato Grosso

Seplag incentiva a prática de exercícios como forma de combate ao tabagismo

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) realizará em 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco –, a ação “Largue o Cigarro Correndo”. A iniciativa objetiva incentivar todos os servidores públicos do Executivo estadual a combaterem o vício do tabagismo, através da prática de exercícios físicos. 

Como parte da ação, será realizado um treino de corrida no Parque das Águas, a partir das 17 horas. Idealizada pela Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Área Sistêmica (CSST), a atividade integra o projeto Vou Correr, vinculado ao programa Vida Saudável que tem como propósito fomentar a saúde e a qualidade de vida no serviço público.

Para participar é necessário que o servidor se inscreva pelo formulário on-line. Interessados têm até o dia 27 de maio para confirmar a participação na edição especial do Vou Correr, que terá percursos de 3 km, 4,5 km e 6 km, os quais poderão ser feitos caminhando ou correndo, segundo o profissional de educação física da Seplag, Valdecarlos Santos.

De acordo com o profissional, a ideia de associar a corrida ao combate ao fumo é usar um hábito saudável para suprimir um outro ruim. “Correr e fumar não são compatíveis, por isso o fumante que começa a correr, para melhorar seu desempenho na corrida, acaba abandonando o tabaco”, afirmou.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Mais informações sobre o programa Vida Saudável e a ação “Largue o Cigarro Correndo” podem ser obtidas pelos telefones (65) 99280-3107 ou (65) 3613-3721 / 3722 / 3727.

Supervisão de texto de Nayara Takahara.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

SINE MT oferta 3,1 mil vagas de emprego em 27 municípios

Publicado

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) disponibiliza 3.163 novas oportunidades de empregos para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho. As vagas estão disponíveis em 27 municípios do Estado, inclusive em Cuiabá e Várzea Grande. Há vagas também para pessoas com deficiência (PCD).

As vagas são para as cidades de: Cuiabá (245); Várzea Grande (48); Água Boa (56); Alta Floresta (45); Alto Araguaia (13); Alto Taquari (05); Aripuanã (02); Barra do Garças (47); Cáceres (19); Campo Novo do Parecis (80 ); Campo Verde (80); Canarana (27); Colíder (143); Diamantino (29); Guarantã do Norte (24); Juara (93); Jaciara (15); Juscimeira (02); Lucas do Rio Verde (90); Nova Mutum (207); Pontes e Lacerda (56); Primavera do Leste (472); Rondonópolis (268); Sapezal (229); Sinop (308); Sorriso (495); Tangará da Serra (65).

O trabalhador também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal http://empregabrasil.mte.gov.br/

Inscrição

Os interessados devem procurar a unidade do SINE mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais.

Estas oportunidades podem ser preenchidas ou alteradas a qualquer momento e sem nenhum aviso prévio.

Confira relação das vagas de empredo aqui e aqui

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Quatro mandados judiciais são cumpridos contra alvos investigados por tráfico de drogas na fronteira

Publicado

Quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (05.07), contra alvos investigados por tráfico de drogas, na região de fronteira do estado.

As ordens judiciais foram cumpridas pela equipe da Delegacia de Mirassol d’Oeste, com apoio das unidades de São José dos Quatro Marcos e de Araputanga.

Durante a ação policial foram apreendidas porções de entorpecentes e uma pessoa presa em flagrante por tráfico de drogas.

O cumprimento dos mandados faz parte da Operação Narco Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas, incineração de entorpecentes e cerco ao crime organizado, com auxílio das forças policiais federais, dos 26 estados e Distrito Federal.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana