conecte-se conosco


Mato Grosso

Seplag capacita auditores do Estado em gestão por processo

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional (SDO) e do Escritório de Gerenciamento de Processos (EGProcess/SDO), ministrou nesta semana (de 25 a 27 de setembro) as capacitações em Gestão por Processos e em Introdução a BPMN (Business Process Management Notation) para os auditores e demais servidores da Controladoria Geral do Estado (CGE).   

O objetivo é fortalecer a cultura de gestão por processo no órgão e integrar o controle interno ao desenvolvimento organizacional, explica a coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos, Regina Imada Doy.

“A continuidade e a atualização do manual técnico ocorrerão com o acompanhamento e monitoramento dos controles internos dentro de cada órgão. Por isso é importante que os auditores do Estado tenham essa visão de gestão por processo”, disse.

Segundo Imada Doy, até 2020, todos os órgãos e entidades deverão ter o manual técnico de processos e procedimentos.

“É importante também que todos comecem a entender o que é a gestão por processos e como ela funciona, tendo sempre como foco o nosso público final que é a sociedade”, acrescenta.

Leia Também:  Onça é capturada em residência de Cáceres e solta novamente na mata

A Seplag tem capacitado órgãos e entidades com o objetivo de habilitar os servidores públicos no uso da ferramenta de modelagem de processos organizacionais, adotada pelo Estado, em conformidade com o Decreto nº 1375, que institui o Manual Técnico de Processos e Procedimentos.

O Decreto estipulou prazo para elaboração dos manuais técnicos de processos e procedimentos do Poder Executivo estadual, tendo o ano de 2020 como limite para os processos dos órgãos centrais e 2022 para os órgãos/entidades finalísticas.

A pasta é o órgão central de desenvolvimento organizacional e tem entre as suas competências a de promover a governança de processos e disseminar a cultura de gestão por processos no âmbito do Executivo estadual, por meio de capacitações em gestão por processos, workshops e oficinas.

De acordo com o superintendente de Controle em Gestão Sistêmica da CGE, Paulo Netto, o conhecimento do curso será aplicado na identificação das causas de problemas e falhas. “A realização do curso se dá em virtude da necessidade dos auditores serem capazes de mapear os processos de trabalho que serão avaliados. O objetivo é aperfeiçoar a capacidade desses profissionais para detectar as causas dos problemas e as falhas nos trabalhos da auditoria”, completa.

Leia Também:  Batalhão Ambiental da PM resgata filhote de onça perdido em lavoura em Jaciara

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Governo nomeia 300 Apoios Administrativos Educacional do cadastro de reserva

Publicado

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (24.01), no Diário Oficial do Estado (DOE) a nomeação de 300 Apoios Administrativos Educacional (AAEs) sendo 170 Manutenção de Infraestrutura Limpeza e 130 Nutrição (Merendeira). Confira aqui a lista de nomeação conforme Ato nº5.500/2020.

Os nomeados foram classificados no cadastro de reserva do concurso público regido pelo edital 01/2017. 

Os nomeados deverão procurar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela posse e efetivo exercício.

Para informações sobre a posse, os exames médicos e agendamento da perícia médica o candidato nomeado deverá ligar para o disque-servidor no 0800-647-3633. Além do disque-servidor, a Seplag também disponibiliza em seu site uma lista de perguntas frequentes.

As informações a respeito da nomeação estão na Instrução Normativa 03/2013, da Seplag, que “dispõe sobre o ingresso de candidatos nomeados em concurso público para cargo efetivo na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”.

Fonte: GOV MT
Leia Também:  Batalhão Ambiental da PM resgata filhote de onça perdido em lavoura em Jaciara
Continue lendo

Mato Grosso

Ceja de Colider realiza campanha de matrículas em parceria com setor empresarial

Publicado

O Ceja “Cleonice Miranda da Silva”, localizado no município de Colíder (a 650 quilômetros ao norte da capital) realiza uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Colíder (Acic) para estimular jovens e adultos a concluírem seus estudos. Os membros da Associação irão ajudar a equipe do Ceja a localizar os trabalhadores que podem voltar a sala de aula.

Segundo o diretor do Ceja, Cláudio Scalon, com o apoio da Acic, os trabalhadores vão descobrir que são eles mesmos que farão o tempo para o estudo, facilitando a conclusão dos cursos. O lema é: “Não importa onde você parou, sempre é tempo de voltar a estudar”.

O trabalho em busca desses futuros alunos começou na última segunda-feira (20.01), com panfletagem no comércio e nos bairros, além da realização de reuniões de sensibilização em busca de estudantes no ambiente de trabalho nas empresas, como se fez nos últimos anos.

Conforme o calendário, o ano letivo começa na segunda quinzena de março. “A proposta é sensibilizar empresários, comerciantes e o setor industrial da cidade, chamando a atenção para a importância de todos concluírem seus estudos na educação básica, num esforço de superação aos trabalhadores que – em algum momento da vida – deixaram de frequentar a escola em idade própria”, destaca.

Leia Também:  Seminário reúne mais de 220 participantes com apresentação de trabalhos realizados em sala de aula

No início do ano letivo de 2019, o Ceja obteve em torno de 900 alunos, sendo que mais da metade dos matriculados concluíram a fase de formação do ensino fundamental ou Médio.

A escola oferece turmas no matutino, vespertino e noturno e a expectativa da direção é que para este ano os números superem a marca do ano anterior.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana