conecte-se conosco


Política MT

Senador se reúne com Bolsonaro para definir produção de vacinas 100% brasileira

Publicado

Lei sancionada determina, entre outros, prioridade pela autoridade sanitária para os pedidos de autorização para fabricação do IFA

O senador Wellington Fagundes (PL) se reunirá nesta segunda-feira (26), com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Eles deverão tratar sobre a produção de vacinas 100% brasileiras a partir da Lei 14.187, de 2021, que autoriza a fabricação de vacinas contra a covid-19 por indústrias que produzem imunizantes para uso veterinário. A reunião está marcada para as 15 horas – horário de Brasília.

A norma foi publicada no último dia 16 no Diário Oficial da União. A nova lei é resultado de um projeto de lei 1.343/2021, apresentado por Fagundes. O texto foi aprovado pelos senadores em abril e pelos deputados em junho. Levada a efeito, a proposta prevê produção de até 400 milhões de doses de imunizantes.

“A vacinação em massa de nossa população mostra-se como a medida mais premente e efetiva, uma vez que não existe ainda medicamento com eficácia comprovada contra o vírus. Para isso, precisamos produzir vacinas 100% nacional, estimulando também as pesquisas – disse Fagundes. Como uma das grandes potências econômicas do mundo, “não pode passar anos enfrentando uma pandemia dependendo de insumos de outros países”.

De acordo com a lei, fábricas que já produzem vacina de uso veterinário podem ser autorizadas a elaborar imunizantes ou insumos farmacêuticos ativos (IFA) contra a covid-19. Para isso, as indústrias devem cumprir todas as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas para uso humano.

Entre os dispositivos aprovados está a determinação de prioridade pela autoridade sanitária para os pedidos de autorização para fabricação do IFA contra a Covid-19. Em seguida, para formulação, produção, envase, embalagem e armazenamento das vacinas propriamente ditas.

Segundo o texto, a produção, o envasamento, a etiquetagem, a embalagem e o armazenamento de vacinas contra covid-19 devem ocorrer em dependências separadas das unidades usadas para a fabricação dos produtos para uso veterinário. Se não houver um ambiente separado, as vacinas contra a covid-19 só podem ser armazenadas na mesma área com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Projeto inclui conteúdos de cidadania, ética e politica na rede estadual de ensino de MT

Publicado


Foto: Marcos Lopes

O Brasil está passando por uma grave crise econômica que tem causado uma anomalia socioeducacional no país. Visando resgatar os valores éticos e cívicos, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou, durante sessão plenária de quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 858/21, que dispõe sobre a inclusão dos conteúdos de cidadania, ética e politica na rede estadual de ensino.

O teor programático deverá integrar as disciplinas do ensino médio da rede pública, de forma sistemática e permanente, como conteúdo curricular e não como disciplina. Ou seja, os conteúdos de cidadania, ética e politica deverão ser inseridos como temas complementares das disciplinas de estudos sociais e história. 

Para Paulo Araújo, a educação é considerada como necessária para a formação do cidadão. “Um dos caminhos indispensáveis para alavancar o desenvolvimento dessas competências no educando é o investimento na sua formação quanto à cidadania, ética e politica, o que lhe dará habilidades necessárias para a participação efetiva na vida social e política, com a construção de personalidades morais que busquem, de forma consciente e virtuosa, o bem pessoal e coletivo”, justificou o parlamentar.

Por fim, segundo o autor do projeto, com a inclusão de temas relacionados à cidadania no currículo escolar pretende “propiciar aos alunos, por meio dos conteúdos trabalhados, o conhecimento e a percepção na prática da defesa do princípio democrático. A compreensão dos seus direitos e deveres como cidadãos brasileiros e da organização sociopolítica e econômica do país, a valorização da obediência à lei e o estimulo à busca pelos valores éticos e morais”, concluiu Paulo.

Tramitação

A proposição está sujeita às votações nas comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, e de Constituição, Justiça e Redação.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Deputado João Batista visita comunidades e reforça incentivo ao esporte

Publicado


Foto: LUCIENE LINS

Com a finalidade de fomentar as atividades esportivas no estado, na manhã do último sábado (25), o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) realizou a entrega de uniformes para as atletas da categoria de base feminina, que fazem parte do Projeto Social “Correndo Atrás”, uma iniciativa do Mixto Esporte Clube, em Cuiabá. Na sequência, o parlamentar esteve ao lado do vereador Braz Jaciro, prestigiando a final da Copa Arnaldo do Mapim, em Várzea Grande.

De acordo com João Batista, a Emenda Parlamentar no valor de R$ 50 mil destinada ao Mixto, foi para a aquisição de materiais esportivos que serão utilizados nos treinos das equipes. 

“Os projetos sociais promovidos pelo clube têm o objetivo de oportunizar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, incentivando esses menores à prática do esporte. Vale ressaltar, que essa é uma das nossas áreas de atuação no Legislativo estadual”, frisou.

Vinícius Falcão, presidente do Mixto, agradeceu o deputado pela emenda destinada, fato que contribuirá com o desempenho dos atletas. “Com o recurso enviado pelo deputado João Batista, será possível adquirir novos equipamentos, tais como: cones, estacas, pratos e uniformes para os adolescentes. O projeto Correndo Atrás, tem justamente esse objetivo, de retirar as crianças das ruas e mostrar um novo caminho através do esporte”, ressaltou.

Copa Arnaldo do Mapim

Já na noite do sábado (25), o deputado esteve no município de Várzea Grande, juntamente com o vereador Braz Jaciro, prestigiando a final da Copa Arnaldo do Mapim. Na ocasião, o parlamentar reforçou o compromisso com a destinação de Emenda Parlamentar visando o fomento e o incentivo à prática do esporte no Estado. 

Foto: LUCIENE LINS

“Parabenizo todos os envolvidos na realização desse grandioso evento, em especial o amigo vereador Braz Jaciro que esteve junto a comunidade dando todo o suporte para que os jogos fossem realizados. Muito obrigado ao presidente do bairro Mapim, Maurício Bueno que nos recebeu com cordialidade no evento, além das lideranças e representantes dos times. Reforço nosso compromisso com a destinação de recursos para essas atividades, visando o bem-estar de todos os moradores do bairro Mapim”, destacou.

Na avaliação do vereador Braz Jaciro, o evento teve como objetivo promover a união e levar entretenimento para a comunidade, visando a confraternização entre os moradores.

“Quero agradecer a todos os presentes no evento, em especial, o deputado João Batista que é nosso parceiro e sempre nos apoiou nessas pautas voltadas ao esporte. Agradeço o meu amigo e responsável pelo evento impecável, Paulo “Polaco”, que organizou tudo com dedicação e carinho. Obrigado Maurício “Mau-Mau”, presidente do bairro, que também contribuiu para que a Copa Arnaldo do Mapim acontecesse da melhor forma possível”, concluiu Braz Jaciro.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana