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Senador prevê novo ciclo do turismo para Santo Antônio de Leverger

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Senador prevê novo ciclo do turismo para Santo Antônio de Leverger

Santo Antônio de Leverger deve entrar, definitivamente, na nova rota do turismo no pantanal. A avaliação é do senador Wellington Fagundes (PL), que visitou várias obras em execução no município, como a “Estrada Verde”, que vem sendo pavimentada pelo governo do Estado ligando Rondonópolis a Fátima de São Lourenço (distrito de Juscimeira), Mimoso (distrito de Santo Antônio de Leverger) e Cuiabá. “Estamos falando de uma nova rota, que abre uma nova região do pantanal para o turismo”, diz o parlamentar.

O projeto prevê que a rodovia seja considera uma “estrada parque”, o que permitirá o tráfego apenas de veículos pequenos garantindo mais conforto e segurança aos usuários, que evitarão a BR-163 já sobrecarregada de caminhões no trajeto entre Cuiabá e Rondonópolis.

Além da rodovia, o senador cita a reforma do Memorial Rondon, cujos recursos foram viabilizados por emenda de sua autoria. O projeto, em fase de análise pela Caixa Econômica Federal, deve revitalizar o prédio e permitir a construção de um restaurante com comidas típicas de forma a atrair turistas para o distrito de Mimoso. O memorial deve abrigar, após a revitalização, parte da história do distrito e de sua principal figura – o marechal Rondon.

Outra obra que vai incrementar o turismo é a orla de Santo Antônio de Leverger, que já foi licitada pelo governo do Estado e prevê área de lazer, bares, recuperação de áreas degradadas, estacionamento, calçadão, playground coberto e ambientes de convivência. “Santo Antônio já foi um ponto turístico muito visitado. Essas obras vão retomar o fluxo de turistas para a região”, avalia o parlamentar.

O município comemora, nesta segunda-feira, 122 anos de emancipação política.

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Emanuel diz que governo anunciou investimentos de asfaltamento de bairros na correria e penaliza Cuiabá

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Prefeito diz que questão pessoa do governador com ele prejudicou o município [Foto -Luiz Alves]

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou à imprensa nesta segunda-feira (4), em agenda na Praça Alencastro, que o Governo do Estado não “aplicou um centavo em Cuiabá” nos últimos quatro anos e classificou o anúncio de asfaltamento de 11 bairros na Capital, feito pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), na semana passada, como uma “encenação, jogo para inglês ver”.

“O governo não aplicou um centavo em Cuiabá. E essa correria louca que fizeram agora, só que com o Estado inteiro, foi para poder tentar cumprir o limite do período eleitoral. Por ser um ano de eleições gerais tinha que ser feito só até sexta-feira. Portanto, o que não se fez em três anos e meio por Cuiabá, tentaram fazer a encenação, o jogo para inglês ver”, declarou o prefeito cuiabano.

Conforme Emanuel Pinheiro, “assinar contratos, processos licitatórios, colocar placas, a população vai ver que isso é um mero joguete eleitoral para tentar angariar votos, que não foi possível angariar com um trabalho mais efetivo por Cuiabá no período de três anos e meio”.

Para o prefeito da Capital, “Isso é uma armadilha que não se sustenta. O governo discriminou Cuiabá, o governo não quis passar recursos para Cuiabá, não trabalha por Cuiabá porque ele trabalha com ódio, ele tem problema político com o prefeito e ele penaliza a cidade, a sociedade, algo que eu jamais faria”, afirmou.

“Eu tenho problemas políticos com vários presidentes de bairros, e nem por isso eu prejudico a população. Comunidades onde os presidentes são meus adversários ferrenhos têm recebido asfalto com drenagem, meio-fio e calçada, têm recebido creches, escolas, saneamento básico, tem todo respeito e atenção do prefeito Emanuel Pinheiro”.

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TCE-MT aprova soluções que devem acelerar pavimentação da BR-174/MT-170

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O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou em sede de mesa técnica a proposta de soluções para a manutenção e continuidade dos contratos firmados para a pavimentação da rodovia BR-174. As soluções técnico-jurídicas foram apresentadas em reunião nesta segunda-feira (4) e resultam de estudos técnicos iniciados no mês de abril em mesa técnica que contou com representantes do órgão de controle externo, da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Após a aprovação dos estudos elaborados pelo Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Normas e Jurisprudência (SNJur) e da Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura da Corte de Contas, os projetos da obra poderão ser retomados objetivando a conclusão de pavimentação da rodovia recém estadualizada de forma mais célere e econômica.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Normas e Jurisprudência (CPNjur), conselheiro Valter Albano, as propostas decorrem de estudo técnico apresentado pelo Governo, que mostram as questões enfrentadas após a estadualização da via, de responsabilidade do Governo Federal até junho de 2022.

Falou ainda sobre a importância da mesa técnica, que reúne assuntos técnicos e jurídicos que precisam ser analisados, neste caso, por parte de técnicos do Governo, do TCE-MT, e do Ministério Público de Contas (MPC). Os estudos sob relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, foram aprovados por unanimidade e seguirão para homologação do Plenário do TCE-MT.

Neste contexto, Valter Albano chama a atenção para o consenso. “Buscamos um consenso sobre o que é legal, sobre qual é a melhor técnica, a melhor solução para aquele problema. Isso ocorreu aqui hoje. É um avanço extraordinário no processo de consolidação da democracia no setor público”, disse.

Vale destacar que a BR 174, também conhecida por Manaus–Boa Vista, interliga Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima e serve como importante rota de escoamento da produção da região noroeste do estado.

Diante disso, o titular da Sinfra, Marcelo de Oliveira e Silva, agradeceu o modo como o Tribunal conduziu a pauta. “Esta é uma demonstração inequívoca de uma nova visão daquilo que realmente vem ao encontro da atividade pública que é encontrar soluções e não trazer complicações e problemas.”

Na ocasião, o procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho de Alencar, pontuou que os melhores técnicos das instituições foram reunidos para debater o assunto. Para ele, a solução encontrada viabiliza a realização da pavimentação em um período de tempo mais curto.

“Todos buscaram soluções para destravar esse empreendimento importantíssimo para o estado, que vai beneficiar diretamente a população que vive na região norte. Isso, vai trazer mais envolvimento e propiciar a circulação de bens e de pessoas”, concluiu.

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