Política MT
Senador cobra reparos emergenciais na Baia de Chacororé em defesa do Pantanal
Publicado
13/01/2021 - 14:45
Para reduzir impactos ao bioma, caso está sendo levado as autoridades federais da Agencia Nacional de Águas e Ministério do Meio Ambiente
Presidente da Comissão do Senado, criada para acompanhar as ações de enfrentamento dos incêndios florestais no Pantanal, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) cobrou do Governo do Estado medidas emergenciais de reparos para desobstruir a vazão de água na Baía de Chacororé, em Barão de Melgaço. O caso também deverá ser levado às autoridades federais porque envolve o Pantanal Mato-grossense.
Segundo ele, as ocupações desordenadas e obras de contenção, denunciadas pelo professor aposentado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rubem Mauro Palma de Moura, “são de uma gravidade enorme”. Wellington disse ser preciso ‘atitudes firmes e exemplares’, inclusive com a participação da Agência Nacional de Águas e intervenção do Ministério do Ambiente.
“Pelos relatos, estamos diante de um crime ambiental de graves proporções, cujos responsáveis vão ter que responder por isso. Essa situação vai impactar muito o Pantanal, que enfrentou uma forte estiagem no ano passado e que deve continuar nos próximos anos, com resultados desastrosos para animais e plantas” – observou.
Para Wellington, a situação hídrica em Mato Grosso é de extrema gravidade e necessita ser tratada com transparência e prioridade. “Daqui a pouco vamos ter problema de falta d’água nas casas e quando isso acontece, quem mais sofre são os bairros de famílias mais humildes. Podemos ter que enfrentar racionamentos de energia elétrica. Sem contar o fogo que pode seguir destruindo nossos biomas” – ele alertou.
Há 10 anos, algo parecido havia sido tentado na Baía de Chacororé. Para possibilitar acesso terrestres a comunidades ribeirinhas, foi fechada a boca do Rio Chacororé em algumas dezenas de seu trecho até desaguar na baía. A desintrusão se deu por medida judicial, com Termo de Ajustamento de Conduta, liderado pela promotora Julieta Nascimento – que faleceu este ano, vítima do
A Baia de Chacororé é considerada fundamental para o regime das cheias no Pantanal. Lá, todos os corixos à jusante da cidade de Barão de Melgaço estão barrados. De acordo com o professor Rubem Mauro, as pontes destruídas deram lugar a aterros, impedindo a passagem das primeiras águas. Além disso, foram construídos diques marginais em praticamente toda a margem esquerda do rio Cuiabá, impedindo a baía de receber uma vazão maior, que acontece no período chuvoso. Dessa forma, não foi possível inundar a planície pantaneira.
Castigada nos últimos anos por várias ações irregulares, a Baía de Chacororé sofreu recentemente mais um duro ataque: a construção de uma barragem acima, que atingiu corixos próximos. A exemplo das passadas, a obra foi feita para facilitar a passagem dos barcos em uma região próxima à baía, mas acabou se tornando um ralo gigante, que sugou boa parte da água.
Wellington observou que o regime de chuvas deste ano no centro-oeste segue aquém dos índices necessários, o que deve gerar uma nova estiagem. Ele observou que o nível de água na barragem de Manso está muito abaixo e que a situação é de extrema gravidade.
“Vamos trabalhar para que as instituições achem um caminho, ao lado dos pesquisadores, dos cientistas e do conhecimento dos povos tradicionais. Não podemos permitir que essa situação se agrave” – assinalou Fagundes


Política MT
Emanuel cobra contribuição do agronegócio para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Cuiabana
Publicado
16/01/2021 - 12:00
Questão foi levantada pelo prefeito de Cuiabá nesta sexta-feira ao ser eleito
presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá [Foto – Luiz Alves]
“O agronegócio está explodindo, um vetor importantíssimo para a balança comercial e desenvolvimento do País, por isso, é necessário entender o que a nossa região está ganhando com o boom do agronegócio. É necessário discutir o agronegócio. Temos que ver o que o agronegócio está retornando para a Baixada Cuiabana”, questionou.
“Preparamos esse desenvolvimento para o Estado, renunciamos investimentos para a nossa região. Precisamos de uma distribuição melhor de renda”, disse o prefeito.
“Não sou contra a concentração de renda, mas é preciso distribuí-la melhor. Os municípios do Vale do Rio Cuiabá precisam ter esse tema em pauta”, destacou.
“Só entendo o processo desenvolvimentista da região da Grande Cuiabá com um plano de desenvolvimento integrado entre os 13 municípios consórcio. Nós temos história, tradição”, afirmou.
Criado em dezembro de 2005, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Com uma área aproximada de 76 mil quilômetros quadrados, esses municípios somam mais de 1 milhão de habitantes.
Política MT
TCE amplia teletrabalho e orienta servidores a adotarem quarentena antes do retorno às atividade presenciais
Publicado
15/01/2021 - 18:30
Atividades presenciais no órgão estão previstas para voltar em 25 de janeiro, após recesso de fim de ano
Diante do aumento preocupante dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá e levando em consideração a projeção de colapso na rede de Saúde, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, determinou novas regras para o funcionamento do órgão. As medidas constam na Portaria 001/2021, assinada em conjunto com o Ministério Público de Contas (MPC-MT), publicada no Diário Oficial de Contas desta sexta-feira (15).
De acordo com o documento, o retorno das atividades presenciais, que aconteceria no dia 18 de janeiro, será transferido para o dia 25 de janeiro, com exceção das atividades essenciais, que já estão em funcionamento. Para a próxima semana, foi prorrogado o período do plantão estabelecido nas Portarias nº 005/2020 e 122/2020 do TCE-MT de 15 de janeiro até 22 de janeiro de 2021,mantendo-se a atual escala de plantonistas.
O TCE-MT orienta a todo o corpo funcional que, nos próximos 9 dias, reforce o isolamento social e promova uma quarentena antes do retorno.
Os Protocolos de Biossegurança estabelecidos pelo Comitê de Biossegurança, instituído pela Portaria nº 122/2020, deverão ser observados pelos membros, líderes, servidores, colaboradores, prestadores de serviços, bem como pelos fornecedores, jurisdicionados e demais pessoas que acessem e permaneçam nas instalações do TCE-MT.
Entre as instruções descritas na portaria, está a de os servidores comunicarem os respectivos líderes seu enquadramento em situações como: regresso de viagem depois do dia 15/01/2021; apresentação de sintomas da Covid-19 pelo próprio servidor ou por alguém de seu convívio direto; visita, como paciente ou acompanhante, à clinicas ou hospitais depois do dia 15/01/2021. Os servidores que se enquadram nestas situações deverão ser mantidos em teletrabalho até que se completem 10 dias da ocorrência.
Os líderes das unidades ficarão responsáveis por definir e informar à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Assessoria Estratégica de Segurança até 20 de janeiro, quais servidores irão atuar de forma presencial, e deverá se limitar a 30% do quadro funcional, respeitando todos os protocolos de biossegurança implantados pelo órgão.
Os servidores que se enquadram nos grupos de risco ou de vulneráveis à Covid-19 deverão continuar suas atividades em regime de teletrabalho, assim como servidores que habitam, na mesma residência, com pessoas que se enquadram nos grupos de risco ou de vulneráveis.
O retorno da totalidade dos servidores ao cumprimento do expediente presencial será realizado de modo gradual e ficará condicionado à evolução das medidas de afrouxamento do distanciamento social pelas autoridades públicas, conforme diretrizes a serem expedidas pela presidência.
O horário do expediente presencial será das 08 às 12h. O atendimento ao público, advogados e gestores será realizado somente em casos excepcionais, com pré-agendamento, sempre priorizando o atendimento virtual.
PRAZOS
Os prazos processuais voltam a correr normalmente no dia 20 de janeiro, sendo retomados no estágio em que se encontravam no momento da suspensão, sendo restituídos por tempo igual ao que faltava para a sua complementação. As sessões do Tribunal Pleno e das Câmaras serão realizadas conforme regulamento próprio, de forma virtual, a partir de fevereiro.

Envie sua denúncia

Secretaria de Saúde já entregou quase 26 mil Kits Covid-19 para pacientes com sintomas leves

Secretaria de Mobilidade Urbana realiza novo leilão online na próxima sexta-feira (22)

Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”

Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19

MP: Governo do Amazonas sugeriu abrir valas no interior por falta de oxigênio
Política MT


Emanuel cobra contribuição do agronegócio para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Cuiabana
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em discurso de posse como presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, na sexta-feira (15),...


TCE amplia teletrabalho e orienta servidores a adotarem quarentena antes do retorno às atividade presenciais
Diante do aumento preocupante dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá e levando em consideração a projeção de colapso...


Kalil Baracat nomeia mais de 200 servidores comissionados em Várzea Grande; veja lista
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) nomeou mais 215 servidores comissionados em diversas Secretarias. A lista de nomes...
Policial


Homem com 13 passagens criminais é preso em flagrante por receptação de veículo e associação criminosa
Policiais da Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) prenderam em flagrante nesta sexta-feira (15) um...


Ação integrada prende grupo criminoso envolvido em roubo a fazenda em Brasnorte
Assessoria/Polícia Civil-MT Uma ação policial desencadeada pelas delegacias de Brasnorte e Tapurah e apoio da Polícia Militar de Tapurah foi...


Homem com 13 passagens criminais é preso em flagrante por receptação de veículo e associação criminosa
Assessoria/Polícia Civil-MT Policiais da Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) prenderam em flagrante nesta sexta-feira...
Mato Grosso


Governo de MT lamenta falecimento de conselheiro aposentado do TCE
O Governo de Mato Grosso lamenta a morte do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Teresino Alves Ferraz....


Sábado (16): Mato Grosso registra 198.444 casos e 4.782 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (16.01), 198.444 casos confirmados da Covid-19 em...


Estado garante distribuição de vacinas contra a Covid-19 em tempo recorde aos municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), trabalha em uma força tarefa para que...
Esportes


Paraná é derrotado para o Sampaio e fica em situação complicada na tabela
Na noite de sexta-feira (15), o Paraná Clube foi até São Luís (MA) e foi derrotado para o Sampaio Correa...


Figueirense derrota Brasil de Pelotas por 3 a 0
O Figueirense venceu o Brasil-RS por 3×0, na tarde de sexta-feira (15), no Estádio Orlando Scarpelli, em duelo válido pela...


Fora de casa, Grêmio empata em 1 a 1 com o Palmeiras
O Grêmio entrou em campo na noite de sexta-feira, para enfrentar o Palmeiras, em partida válida pela 30ª rodada do...
Entretenimento


Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”
Reprodução/Instagram Whindersson Nunes Whindersson Nunes publicou um vídeo nas redes sociais, mostrando os respiradores que comprou para enviar à Manaus...


Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19
Redação Marcelo D2 e sua esposa, Luiza Machado, testaram positivo para o novo coronavírus Na última quarta-feira, 13, Marcelo D2...


Esposa de Luigi Baricelli é assaltada na Praça da Sé, em São Paulo
Reprodução/Instagram Andrea e Luigi Baricelli Andreia Baricelli, esposa do ator Luigi Baricelli, foi vítima de um assalto na Praça da...
Mais Lidas da Semana
-
Geral13/01/2021 - 19:05
Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:07
Áudio original e sem edição promete esquentar briga entre primeira-dama e esposa do vice, em VG
-
Geral12/01/2021 - 14:25
Após aumento de casos de coronavírus, Estado fará enquete para definir modelo de retorno às aulas
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:00
Longe do “tiroteio” entre as poderosas da “cidade industrial”, casal Campos deve se mudar para Cuiabá
-
Cuiabá13/01/2021 - 09:20
Nota de Pesar | Alessandro Bello
-
Economia11/01/2021 - 14:30
MMA leiloa parques nacionais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
-
Mato Grosso12/01/2021 - 15:28
Cooperativa de Mineradores pede impugnação de licitação para exploração de áreas de garimpo aberta pelo Governo do Estado
-
Geral12/01/2021 - 15:00
Emanuel aposta em nova avenida como fator para desenvolvimento de região em Cuiabá