conecte-se conosco


Política Nacional

Senado homenageia Mauricio de Sousa por inclusão social de pessoas com deficiência

Publicado

Cerca de 200 crianças conheceram no Senado, nesta terça-feira (17), o cartunista Mauricio de Sousa e alguns personagens de suas histórias em quadrinhos. O encontro aconteceu no Auditório Petrônio Portella durante homenagem, promovida pela Casa, em reconhecimento às obras do cartunista voltadas à inclusão social das pessoas com deficiência. Participaram do evento crianças com deficiência matriculadas em escolas públicas do Distrito Federal e em instituições conveniadas com o governo local, além de filhos de colaboradores da Casa.

Além dos personagens Mônica e do Cebolinha, estiveram presentes o personagem Luca, menino cadeirante inspirado nos atletas paralímpicos e fã de Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso que ficou paraplégico após um acidente com um ultraleve, e a personagem Dorinha, menina cega inspirada na educadora Dorina Nowill, criadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Na abertura da cerimônia, Mauricio de Sousa falou sobre o empenho no sentido de incluir cada vez mais a diversidade e a inclusão para suas histórias. Segundo o cartunista, desde o início, o espírito de amizade e tolerância estavam presentes na Turma da Mônica, mas, com o tempo, ele percebeu que faltava retratar pessoas com deficiência.

— Eles [pessoas com deficiência] também têm amigos e gostam de brincar, como toda a turma. Luca, cadeirante, Dorinha, com deficiência visual, Tati, com síndrome de Down, André, dentro do Transtorno do Espectro Autista, Edu, com distrofia muscular. Todos eles vêm nos ajudando a levar à sociedade o tema da inclusão — disse o cartunista.

Leia Também:  Paim defende isenção de impostos para produtos feitos com material reciclado

Respeito

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), autor do requerimento para a homenagem, afirmou que o cartunista, por meio de sua arte, ensina os brasileiros sobre os princípios de tolerância, respeito, amizade e amor.

— Esta homenagem vem também como um alerta para que artistas, como o Mauricio de Sousa, tenham condições de desenvolver sua arte e que sejam, mais do que nunca, orgulho para todos os brasileiros. Então, hoje, com a apresentação da Dorinha e do Luca, muito mais perto fica a arte de Mauricio de Sousa das necessidades do povo brasileiro — disse o parlamentar.

Para o senador Romário (Podemos-RJ), que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde o requerimento para a homenagem foi aprovado, os brasileiros, em geral, têm dificuldade de reconhecer as diferenças, como as doenças raras e as deficiências. Por isso, segundo ele, o trabalho do cartunista torna-se ainda mais valioso.

— Estão aí o Cebolinha, que troca o “r” pelo “l”, o caipira Chico Bento, outro encanto da garotada, e tantos outros que, apesar das diferenças, têm uma característica em comum: são amigos e se divertem juntos. Meu caro Mauricio, muito obrigado pela sua inestimável contribuição para a educação da garotada do nosso país — afirmou Romário.

Leia Também:  Seminário debate políticas públicas para câncer de cabeça e pescoço

Também estiveram presentes na cerimônia os senadores Elmano Ferrer (Podemos-PI) e Flávio Arns (Rede-PR), além do secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, da diretora-geral, Ilana Trombka e da diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Érica Ceolin.

Alegria

Fã declarado do cartunista, o artista plástico Simon Balbo Wernik, que tem síndrome de Down, costuma utilizar os personagens da Turma da Mônica em seus trabalhos. Segundo ele, o Cascão e a Mônica estão entre seus preferidos.

— Todos eles [os personagens] têm um bom coração, mas esses dois são os que gosto mais. Sou fanático pelo trabalho do Mauricio e fiquei bem ansioso para ver os personagens pessoalmente. Estou muito feliz — salientou.

Quem também foi conhecer de perto os personagens que, até então, só tinha visto nas histórias em quadrinhos foi a pequena Helena Porto, filha do servidor Andrei Porto, lotado no gabinete do senador Jorge Kajuru (Patriota-GO).

— Eu gosto muito de todos os personagens, do Cascão, da Magali, da Mônica, e estou muito feliz porque hoje vou ver o Mauricio — disse a menina.

Fonte: Agência Senado
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política Nacional

Ao som de ‘Ciumeira’, Maia reúne PSL anti-Bolsonaro em churrasco para Frota

Publicado

source
Maia e Frota arrow-options
Reprodução

Ao som de Marília Mendonça, Maia reuniu parlamentares do PSL e Centrão anti-Bolsonaro para comemorar aniversário de Frota.

A residência oficial da Presidência da Câmara, de Rodrigo Maia , recebeu na terça-feira (15) Alexandre Frota , que comemorou ontem seus 56 anos. O evento reuniu o QG anti-Bolsonaro do PSL, com representantes do Centrão.

Ao colunista Guilherme Amado, da Época, Maia afirmou que toda a Mesa Diretora e todos os líderes foram convidados e negou que o encontro tivesse um caráter anti-Bolsonaro.

Leia mais: Bolsonaro interrompe agenda para visitar general Villas Bôas em casa

Ainda de acordo com o colunista, a recepção incluiu garçons circulando com costelas e carnes nobres durante o churrasco de celebração à Frota, além de vinhos e coquetéis de fruta servidos à vontade aos 60 convidados.

O vice-presidente do PSL, Antonio Rueda, e os deputados Felipe Francischini e Junior Bozzella, além de Baleia Rossi, Aguinaldo Ribeiro. além de Marcos Pereira estavam na festa. O deputado Ronaldo Santini teria oferecido as carnes e sido o churrasqueiro.

Leia Também:  Paim defende isenção de impostos para produtos feitos com material reciclado

Leia também: Relator retira indiciamento de Lula e Dilma na CPI do BNDES

O colunista também escreveu que quase todos bebiam vinho, exceto Frota, que não ingere álcool, quando um dos convidados cantou a música ‘Ciumeira’, da cantora Marília Mendonça. 

A festa teria seguido até 1 da manhã. 

Respostas

Em resposta ao Guilherme Amado, Felipe Francischini disse que foi até a residência de Maia para tratar do projeto de prisão após segunda instância. 

Os assessores de Bozzella também afirmaram que o deputado ficou no local por apenas 5 minutos e que ele não sabia o caráter da festa.

Marcos Pereira também respondeu, informando que o evento não teria sido organizado por Rodrigo Maia, nem que teria havido música ou excessos. Ele também contradisse as confabulações a respeito do governo. 

Fonte: IG Política
Continue lendo

Política Nacional

‘Poluição sem precedente’, diz Salles sobre praias do Nordeste

Publicado

source

Agência Brasil

ministro do meio ambiente arrow-options
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , afirmou nesta quarta-feira (16) que as manchas de óleo nas praias do Nordeste são um caso de poluição “sem precedente” no país e de origem ainda desconhecida.

“O problema é que é um caso sem precedentes, e a origem do óleo é desconhecida. Já se sabe que o óleo não é brasileiro, que tem provavelmente origem venezuelana, mas não se sabe como ele vazou para o litoral brasileiro. Isso dificulta, portanto, medidas de contenção. Aquelas medidas de contenção que podem ser pertinentes nos casos de determinado acidente, conhecida a origem, não são necessariamente pertinentes num caso de poluição difusa como estamos vendo aqui”, afirmou o ministro, em Salvador, após sobrevoo no litoral da Bahia.

Leia mais: Bahia decreta estado de emergência por manchas de óleo no litoral

Salles reiterou que o governo federal tem tomado todas as medidas necessárias à identificação do óleo e sua origem, além do recolhimento e destinação do produto desde o início de setembro. 

Leia Também:  Aprovado voto eletrônico em assembleias de condomínios

“Com relação ao monitoramento especificamente, nós utilizamos satélites, não só brasileiros, mas também estrangeiros. Temos utilizado aeronave do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], com um sistema de radar. Essa aeronave percorreu e vem percorrendo todo o litoral brasileiro, sem detecção desse óleo, que vem por baixo da superfície. Ele vem de um sistema subsuperficial, está abaixo do sistema de visualização por radar”, disse o ministro.

Leia também: Golfinho com manchas de óleo é encontrado morto em praia de Alagoas

Salles acrescentou que, pelas características do material que está se deslocando, não se consegue avistá-lo por cima. “Ele só aparece, só se tem notícia de onde ele está, na hora em que ele está bem próximo à praia.”

Resíduos

A Petrobras informou que, desde 12 de setembro, já retirou das praias do Nordeste mais de 200 toneladas de resíduos de óleo. Os resíduos são uma mistura de óleo e areia e foram recolhidos por cerca de 1,7 mil agentes ambientais.

Leia Também:  Comissão da Reforma Tributária promove seminário em Belém

O Ibama também participa desse trabalho, e os custos das atividades de limpeza serão ressarcidos. O instituto é o responsável pelas decisões na operação, enquanto a estatal dá apoio técnico e implementa as estratégias.

Fonte: IG Política
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana