conecte-se conosco


TCE MT

Seminário para jornalistas oferece aprendizado para pautas atuais sobre as contas públicas

Publicado


.

Seminário realizado em três encontros virtuais, por meio de palestras e debates, a respeito de contas públicas relacionados a saúde, obras públicas paralisadas e fiscalização de verbas parlamentares. Inscrições abertas para jornalistas, estudantes de jornalismo, e também para profissionais de comunicação do poder público. Gratuito e com certificação.

O Seminário voltado para jornalistas “Contas Públicas e Temas Sensíveis” é uma iniciativa da Campanha “Contas Públicas São da Nossa Conta”, idealizada pela Audicon – Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, com o apoio e parceria da ANJ – Associação Nacional de Jornais,  e participação de diversas entidades envolvidas com o controle externo e o controle social. Surgiu como uma forma de aproximar o cidadão e o jornalista ao entendimento e acompanhamento do uso dos recursos públicos e sua respectiva fiscalização.

É um ciclo de palestras interativas que oferece palestras elucidativas com interlocução direta entre os membros do controle externo e os jornalistas, em um ambiente digital fechado e controlado, que gera conhecimento e compreensão sobre os processos da administração pública, dentro do ponto de vista da probidade ou da improbidade.

Os três encontros virtuais ocorrerão nos dias 31 de agosto, 8 de setembro e 14 setembro, com duração de 1h30m, compostos de 3 mini palestras com duração de 15 minutos e mais 40 minutos de interação.

O primeiro encontro, dia 31 de agosto, abordará o tema “Contas Públicas da Saúde Durante Covid-19”. Contará com a participação do   Ministro Substituto do TCU, Marcos Bemquerer Costa e o Presidente da ANJ, Marcelo Rech, com palestras da Procuradora do Ministério Público de Contas do Distrito Federal, Cláudia Fernanda, do Auditor de Controle Externo e Mestre em Direito, Ismar Viana e do Conselheiro Substituto do TCE-MT Luiz Henrique Lima.

Os dois encontros seguintes, dos dias 8 e 14 de setembro, terão os respectivos temas, “Obras Públicas Paralisadas” e “Fiscalização do Uso de Verbas e Cargos Parlamentares”.

Ressalta-se que as inscrições serão gratuitas, focadas em jornalistas da imprensa, de qualquer veículo de comunicação e em qualquer formato, além de estudantes de jornalismo, e também, profissionais de comunicação do Poder Público. (a participação nos 3 encontros habilita o participante à certificação digital de frequência).

INSCRIÇÕES : Enviar nome completo, ocupação (citar meio de comunicação, ou veículo para o qual colabora no caso de freelancer, ou sendo estudante, citar a instituição de ensino), e e-mail para o WhatsApp 11 981750821.  Em 24hs o comprovante de inscrição será disponibilizado e todos os inscritos serão avisados da agenda e procedimentos relativos ao evento por este canal.

Fonte: TCE MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TCE MT

Live do TCE-MT debate atuação do controle interno em MT durante a pandemia

Publicado


.

A fim de debater a atuação do controle interno em Mato Grosso durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promove uma live com especialistas no assunto no próximo dia 13, a partir das 10h.

Com 1h30 de duração, a conversa virtual ao vivo será entre o ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Isaías Lopes da Cunha, o secretário-adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da Corregedoria-Geral do Estado (CGE), José Alves Pereira Filho, e o fundador da  Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT) e controlador-geral de Alta Floresta, Hebertt Villarruel.

Tendo com o público-alvo controladores internos, gestores e demais interessados no tema, a live tem como objetivo manter contato, orientar e prestar esclarecimentos especialmente sobre os impactos da Lei Complementar 173/2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento à Covid-19. 

Para acompanhar basta acessar o canal do TCE Mato Grosso no YouTube ou o perfil no Facebook.

Lives do TCE-MT

Iniciativa da Escola Superior de Contas, a realização da live conta com o apoio das Secretarias de Articulação Institucional (SAI), de Tecnologia da Informação (STI) e de Comunicação (Secom) do TCE-MT.

Todos os vídeos estão disponíveis no canal do TCE Mato Grosso no YouTube (Clique aqui).

 

Gabriela Galvão
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT

Continue lendo

TCE MT

TCE-MT institui Grupo de Trabalho para melhoria na prestação de contas do Executivo Estadual

Publicado


.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) instituiu, por meio de portaria conjunta com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) publicada no Diário Oficial de Contas desta terça-feira (4), um  Grupo de Trabalho   multissetorial, de caráter técnico, para elaboração de projeto de melhoria na prestação de contas eletrônicas dos jurisdicionados do poder executivo estadual ao tribunal.

A fim de tornar eficiente e simplificado o envio das cargas pelos jurisdicionados da administração pública de Mato Grosso, o projeto terá por intuito propor adequações do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic), do Sistema de Aquisições Governamentais (Siag), e do Sistema Estadual de Administração de Pessoas (Seap).

O Grupo de Trabalho deverá discutir os mecanismos necessários para que os órgãos públicos estaduais se adequem ao Sistema Aplic, ferramenta oficial de prestação de contas eletrônica do TCE-MT.

Os trabalhos serão coordenados pela auditora e assessora técnica da Secretaria-geral de Controle Externo do TCE-MT, Lisandra Hardy Barros, e o grupo contará ainda com os colaboradores da Corte de Contas Giulla de Castro Cabriotti, Márcio Gonçalves Peres e Junio Cesar Ferreira, todos lotados na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), além de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação do Estado (MTI).

Josana Salles
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana