Política Nacional
Semana em que Bolsonaro completa cem dias de presidência promete ser movimentada

A semana promete ser movimentada em Brasília nesta semana. Na quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro completa cem dias de governo e, além de apresentar junto com seus ministros os resultados das metas traçadas para o período, fará encontros com Paulo Guedes para voltar a discutir a reforma da Previdência e planos para conseguir a aprovação junto ao Congresso.
Leia também: Bolsonaro tem a pior avaliação de um presidente de 1º mandato em três meses
Já nesta segunda-feira (8), Bolsonaro pode resolver uma das crises de seu governo. O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, deve se encontrar com o presidente e até a demissão não é descartada. Na sexta-feira, em um encontro com jornalistas, Bolsonaro assumiu que perdeu a paciência diante de tantas trocas no MEC e que tomaria uma decisão nesta semana
.
Também está programado para esta semana o anúncio do 13º salário do Bolsa Família. Promessa de campanha de Bolsonaro
, o decreto vai permitir que beneficiários do programa social recebam um pagamento a mais no ano. Em uma live no Facebook, o presidente falou sobre o projeto, mas não precisou a data da divulgação oficial.
Leia também: Dias contados? Bolsonaro confirma que destino de Vélez será decidido na segunda
Câmara terá discussões nesta semana que podem afetar a economia

A semana não terá grandes votações na Câmara dos Deputados
, mas as discussões podem trazer consequências para a economia. Na terça-feira (9), a partir das 14h30, os deputados definem se abrirão ou não uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES. Defensores da medida pretendem abrir a caixa preta do banco de financiamento.
Leia também: Políticos derrotados nas eleições ganham cargos bem remunerados em Brasília
No mesmo dia, mais tarde, acontecerão votações, entre elas a da medida provisória que facilitou a privatização de distribuidoras de energia sob controle da Eletrobras (MP 855/18).
Na quarta-feira (10) os deputados debatem os 100 dias do governo Bolsonaro. Parlamentares da base aliada e da oposição devem se inscrever para darem suas opiniões sobre o que foi feito pelo Planalto e ausações e defesas devem durar toda a semana
.


Política Nacional
Eleições 2022: restrições para agentes públicos começam a valer

Restrições para servidores públicos e pré-candidatos às eleições de outubro passam a valer a partir de hoje (2), três meses antes do primeiro turno.
As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e objetivam manter o equilíbrio entre os candidatos.
Políticos estão proibidos de autorizar a veiculação de publicidade estatal sobre os atos de governo, realização de obras, campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto no caso de grave e urgente necessidade pública. Nesse caso, a veiculação deverá ser autorizada pela Justiça Eleitoral.
Eles também não podem fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes, cuja autorização também dependerá de autorização da Justiça Eleitoral.
A participação em inaugurações de obras públicas também está vedada, além da contratação de shows artísticos com dinheiro público.
Durante o período eleitoral, funcionários públicos não podem ser contratados, demitidos ou transferidos até a posse dos eleitos.
No entanto, estão liberadas a exoneração e a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança, além das nomeações de aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2022.
Em julho, o calendário eleitoral também prevê outras datas importantes para o pleito.
De 20 de julho até 5 de agosto, os partidos deverão realizar suas convenções para escolher oficialmente os candidatos que vão disputar as eleições.
A partir do dia 20, candidatos, partidos políticos, coligações e federações terão direito à solicitação de direito de resposta por afirmações consideradas caluniosas, difamatórias ou sabidamente inverídicas que forem publicadas por veículos de comunicação social.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.
Edição: Maria Claudia
Fonte: EBC Política Nacional
Política Nacional
Após fala polêmica, Lula recua e pede apuração contra Pedro Guimarães

Três dias após evitar comentar as denúncias de assédio sexual na Caixa Econômica Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (2) que o caso envolvendo o ex-presidente do banco Pedro Guimarães seja “apurado e julgado”. A declaração ocorreu durante ato político em Salvador, onde o petista cumpre agenda de campanha.
“Como as mulheres foram vítimas de assédio pelo presidente da Caixa Econômica Federal. É preciso que essa gente seja julgada. E é preciso que essa gente, depois de apurada e julgada, essa gente seja condenada”, afirmou Lula.
“Porque, se não, a gente não vai construir nunca nem um novo homem nem uma nova mulher. Por isso nós temos que ser mais duros na apuração e no julgamento dessas pessoas”, completou.
Na quarta-feira, um dia depois de o site Metrópoles publicar relatos de funcionárias do banco sobre os episódios de assédio, Lula disse em entrevista a uma rádio que não era “procurador e nem policial” e evitou criticar Guimarães, que é aliado do presidente Jair Bolsonaro.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG
A declaração não repercutiu bem entre apoiadores do petista, que cobraram nas redes sociais um posicionamento mais enfático do ex-presidente.
No mesmo dia, os também pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) fizeram duras críticas a respeito da conduta de Guimarães denunciada por mulheres que trabalham na Caixa.
Guimarães pediu demissão ainda na quarta-feira e, em comunicado divulgado após a saída do dirigente, a Caixa admitiu que apura denúncia de assédio sexual.
Fonte: IG Política
-
Geral25/06/2022 - 22:25
Aposta de Cuiabá acerta na Quina de São João e fatura mais de R$ 17 milhões; veja números
-
Esportes28/06/2022 - 12:40
Igor Gomes analisa empate com o Juventude
-
Economia29/06/2022 - 08:05
CGU confirma vale-alimentação de servidores em dobro a partir de julho
-
Geral27/06/2022 - 07:45
Acidente de moto deixa dois mortos e uma mulher em estado grave em Várzea Grande
-
Várzea Grande28/06/2022 - 14:10
Vacina contra gripe é liberada para toda a população a partir desta terça-feira
-
Opinião01/07/2022 - 07:20
TÚLIO FONTES – A nossa parte contra a Covid-19
-
Polícia Federal27/06/2022 - 10:06
PF prende homem por atentado contra a segurança de transporte aéreo no Aeroporto de Fortaleza/CE
-
Geral28/06/2022 - 16:15
Festa de São Pedro terá procissão e concurso de maior comedor de peixe nesta quarta-feira em VG