conecte-se conosco


Mato Grosso

Sema oferece curso de Descentralização da Gestão Ambiental em Barra do Garças

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) oferece 100 vagas para o curso de Descentralização da Gestão Ambiental em Barra do Garças. Os interessados podem se inscrever de 15 de julho a 15 de agosto pelo link https://forms.gle/rE1Rj36SED7PGT1Q8

O público prioritário são técnicos e gestores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Consórcios Públicos Intermunicipais que atuarão na Educação Ambiental, no Licenciamento, monitoramento e na Fiscalização das Atividades de Impacto Local de competência dos municípios.

O Curso será realizado entre 19 e 23 de agosto, de forma presencial, com carga horária de 40 horas. O local será informado posteriormente.

Serviço

Curso “Descentralização da Gestão Ambiental”

Inscrição: de 15 de julho a 15 de agosto

Link de inscrição: https://forms.gle/rE1Rj36SED7PGT1Q8

Data do Curso: 19 a 23 de agosto de 2019

Local: Será informado posteriormente

Informações: Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC) e na Superintendência de Gestão da Desconcentração e Descentralização (SGDD) da SEMA/MT em Cuiabá/MT pelos telefones ou e-mail: SUEAC (65) 3645-4963 / 3645 4962 – [email protected] SGDD (65) 3645-4904 – [email protected]

Leia Também:  Proposta apresentada pelo Estado segue reforma da previdência nacional

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Segunda etapa da vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Publicado

A segunda etapa da vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (18.11) e imunizará, até 30 de novembro, adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Para garantir mais efetividade à campanha, além da dose de rotina, Mato Grosso recebeu 35 mil doses extras como forma de facilitar o acesso da população à imunização.

Ciente de que a vacina tríplice viral é a forma mais segura de prevenir o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça o pedido à população mato-grossense para que procurem o posto de saúde mais próximo para vacinar.

“Essa é uma força-tarefa nacional de imunização contra o sarampo. Até o momento, Mato Grosso não tem casos confirmados de sarampo e não queremos que a doença, que chegou a ser erradicada no Brasil, volte a circular no Estado”, disse o secretário.

Conforme dados do Ministério da Saúde, um total de 68.814 mil mato-grossenses, entre 20 e 29 anos, não estão imunizados contra a doença. A proposta da campanha é diminuir esse número. Para isso, o Ministério deve enviar para o Estado, na próxima semana, novas doses da vacina.

Leia Também:  De pau a pique a concreto, Catedral do Senhor de Bom Jesus é símbolo de transformação

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, explica que, diferentemente dos anos anteriores, essa faixa-etária foi selecionada porque apresentou, em outros estados com casos confirmados de sarampo, uma gravidade no acometimento da doença, evoluindo, muita das vezes, para internações.

“Esse grupo precisa ter duas doses da vacina para ser considerado imunizado. É importante buscar uma unidade de saúde e levar o cartão vacinal para que possa ser vacinado. Se não puder comprovar que já recebeu alguma dose da vacinação, a pessoa vai tomar a primeira dose da vacina normalmente e 30 dias depois irá tomar a segunda dose”, informa.

Além da participação espontânea das pessoas, Alessandra destaca a importância de os munícipios estarem ativos na campanha. “É importante também que os municípios não percam a oportunidade de vacinar esse público. Então, é imprescindível ficar atento aos espaços onde os jovens estão e buscar levar as  informações sobre vacinação a esses meios. Essas são estratégias que os municípios podem utilizar para acessar este público”, avalia a coordenadora.

Leia Também:  PM prende homem por estupro de menina de 12 anos em Juscimeira

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Jogos Abertos voltam a ser realizados em Mato Grosso

Publicado

Depois de cinco anos, a fase estadual dos Jogos Abertos volta a ser realizada em Mato Grosso. De 12 a 15 dezembro, seleções municipais com atletas de todas as idades irão reviver a emoção e as superações de participar da competição esportiva estadual. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e em parceria com os municípios, abre suas inscrições na segunda-feira (18.11).

Para o titular da Secel, Allan Kardec, o retorno dos Jogos Abertos ao calendário esportivo do Estado foi uma das prioridades da pasta porque o evento fomenta o esporte de participação e rendimento nos municípios.

“É com muita honra que o Governo junto com a Secel retoma a realização dos Jogos Abertos já no primeiro ano de gestão. Esses jogos reúnem a categoria adulta, a elite do esporte nos municípios, e não eram realizados há muito tempo, desde 2014. Voltar a promovê-lo, mesmo com poucos recursos, é realmente uma conquista que nos enche de orgulho”, enaltece.

Leia Também:  PM promove operação e prende seis e apreende 11 simulacros, cinco armas e quase 60 munições

A edição 2019 dos Jogos Abertos Mato-grossenses terá como sede a cidade de Cuiabá, com disputas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino. Não há idade limite para participação, desde que acima de 18 anos, e cada equipe pode ter no máximo três atletas de até 17 anos.

Cada município poderá participar com apenas uma equipe por modalidade e naipe. Para inscrever a(s) equipe(s), o município deve enviar um ofício de confirmação assinado pelo prefeito ao endereço eletrônico de e-mail [email protected] Todos os  documentos estão disponíveis no site www.esportes.mt.gov.br.

As inscrições são limitadas por modalidade, assim distribuídas: 32 equipes de futsal masculino, 16 de futsal feminino, 16 de basquete masculino, 08 de basquete feminino, 20 de vôlei masculino, 16 de vôlei feminino, 16 de handebol  masculino e 16 de handebol  feminino. Por isso, o preenchimento das vagas será feito por ordem de recebimento dos ofícios de confirmação, considerando data e horário.   

O prazo para inscrição é de 18 novembro a 05 de dezembro, ou até que seja esgotado o quantitativo das vagas ofertadas.

Leia Também:  Governador sanciona lei que cria Nota MT; veja como vai funcionar

Serviço:

Jogos Abertos Mato-grossenses

Período: 12 a 15/12 

Prazo para inscrições: 18/11 a 05/12

Documentos para inscrição: www.esportes.mt.gov.br/eventos-diversos

Envio dos documentos preenchidos ao e-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana