conecte-se conosco


Tecnologia

Sem WhatsApp, Facebook e Instagram? Redes sociais apresentam instabilidade

Publicado

O Facebook , o Instagram e os aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Messenger , ficaram parcialmente inacessíveis por cerca de 2h em vários países do mundo na manhã deste domingo (14). Quem não está conseguindo acessar essas redes sociais está usando o Twitter para reclamar. 

Leia também: Instagram, Facebook e WhatsApp e as instabilidades pelo mundo


redes sociais
Pixabay

Redes sociais estão com instabilidade


O Downdetector, um serviço que monitora o funcionamento de sites, relatou interrupções em todas as redes sociais de Mark Zuckerberg, principalmente na Europa. Por volta das 8h30 da manhã (horário de Brasília), o WhatsApp estava totalmente inoperante, enquanto que as outras redes socias voltaram a funcionar somente na versão de celular.

Leia também: Manipulação nas redes sociais para fins políticos atinge 48 países

Pelo computador, os serviços continuam inacessíveis. Até o momento, as razões das falhas não foram reveladas e a empresa de Zuckerberg não se manifestou. Por outro lado, muitos usuários já estão comentando o assunto no Twitter, confira algumas reações: 

Leia Também:  5 dicas para usar menos dados móveis do seu pacote de internet

Leia também: 75% dos brasileiros usam aplicativos de redes sociais em seus celulares

Para muitas pessoas essas redes sociais  já estão funcionando normalmente. Será que permanecerá assim o domingo todo?

Fonte: IG Tecnologia
Leia Também:  Será que vale a pena comprar um iPhone? Faça o teste e descubra
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Tecnologia

Zenbook 14 tem desempenho rápido, mas tela fica devendo; confira nosso review

Publicado

Olhar Digital

Após um tempo sem trazer os zenbooks para o Brasil, a ASUS volta a trazer a sua linha de ultrabooks para o nosso país com o Zenbook 14. O novo aparelho chama a atenção de todos que o veem por conta de seu visual procura aliar uma configuração robusta, enquanto se mantém pequeno e fino o suficiente para ser levado a qualquer lugar.

Leia também: Como fazer um vídeo bombar nas redes sociais? Especialista dá 6 dicas

O Olhar Digital recebeu uma das unidades deste aparelho para fazer a sua análise e contar as suas impressões. A seguir, confira em detalhes o que nós achamos do novo Zenbook 14 da Asus.

Acabamento do Zenbook 14

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Acabamento do Zenbook 14 é um dos destaques do aparelho

Um dos grandes destaques da linha Zenbook da Asus sempre foi seu acabamento premium, onde as cores dos produtos acabam se destacando em um visual simples e elegante ao mesmo tempo. O Zenbook 14 não é exceção à regra e também faz bonito neste sentido.

O Olhar Digital teve acesso ao aparelho em uma cor prateada, sendo que sua superfície só traz o logo da Asus estampado. Já nas laterais estão as suas entradas USB, saída para alimentação de energia e porta HDMI para conexão a outros aparelhos, o que acaba deixando a sua parte traseira livre de qualquer item.

Leia também: “Harry Potter: Wizards Unite” estreia com resultado (bem) abaixo do esperado

Já ao abrir a tampa do notebook , o primeiro item a ser notado é a sua caixa de som, que tem uma cor levemente diferente do resto do produto. Isto, no caso, serve para dar um destaque ao sistema de som implementado aqui, que faz parte da Harman Kardon e que será comentado mais abaixo.

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Caixa de som do Zenbook 14 vem em uma cor diferente

Outro destaque que só pode ser notado quando o Zenbook está ligado fica por conta do seu teclado numérico localizado no mesmo local do touchpad, sendo aceso por LED e dando um visual bonito ao produto. Ainda na questão de luzes, outro detalhe bonito e acertado pela Asus fica para o backlight das teclas do teclado, que é bem discreto, mas funcional.

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Teclado numérico do Zenbook 14 fica no mesmo lugar do touchpad

Desta forma, o Zenbook 14 acaba tendo as proporções de 31,9 cm x 19,9 cm x 1,59 cm (largura, comprimento e espessura), tendo o seu peso em torno de 1,19 kg.

Tela do Zenbook 14

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Tela do Zenbook 14 tem 14 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels)

Apesar da Asus apostar em uma tela sem bordas, devido à câmera que fica na parte superior dela, é possível notar tais bordas no aparelho, que lhe tiram um pouco de área utilizável, mas isto não chega a ofuscar o charme do produto. Assim, a tela acaba tendo o tamanho de 14 polegadas e traz a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Leia Também:  Conhece os chans? Autores do massacre em Suzano acessavam fóruns da deep web

Para a maioria das tarefas a serem executadas, o tamanho da tela e a sua qualidade são realmente boas, com cores bem fiéis. Entretanto, algo que pode incomodar é o fator da tela não possuir um brilho e nem um contraste muito alto.

Leia também: Edição de “Game of Thrones” do Galaxy Fold custa, acredite, mais de R$ 31 mil

Na prática, durante a execução de aplicativos comuns isto pode até não ser um problema. Mas, por conta deste brilho relativamente baixo mesmo quando utilizado no máximo, assistir a um filme mais escuro ou até mesmo vídeos comuns pode ser decepcionante pois o reflexo do ambiente predominará sobre o que você deveria estar assistindo ou vendo.

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Ver um vídeo ou filme mais escuro pode ser decepcionante no Zenbook 14


Teclado e touchpad do Zenbook 14

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Em geral, teclado do Zenbook 14 é confortável

Assim como a maioria dos aparelhos de seu segmento, o Zenbook 14 traz um teclado com teclas ao estilo chiclete, ou seja, são teclas bem baixas. Enquanto isto, assim como mencionado anteriormente, este ultrabook tem um teclado numérico, mas que fica posicionado em seu touchpad, sendo projetado por LED.

Em geral, o teclado é bem confortável para o uso e, uma vez que me acostumei a ele, dificilmente enfrentei problemas como errar o que estava digitando. Algo elegante e que também é bem positivo fica por conta de o teclado ser retro iluminado, sendo fácil a sua utilização em ambientes mais escuros ou à noite.

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Teclado iluminado do Zenbook 14 ajuda em ambientes mais escuros

Já o seu touchpad apresenta alguns resultados mistos em relação ao seu funcionamento. Por exemplo, o touchpad é bem sensível aos movimentos, o que é algo bom, já que você consegue movimentar a sua seta pela tela sem grandes problemas. Entretanto, os cliques feitos por toque não são reconhecidos na maioria dos casos.

Em compensação, o teclado numérico do notebook funciona surpreendentemente bem, tendo poucos erros de reconhecimento dos seus números. Algo que não chega a ser um contra, mas que você deve ficar atento, é para desligar o teclado numérico na hora que ele não está em uso, já que é bem comum apertar algum número acidentalmente.

Especificações do Zenbook 14

No que diz respeito à parte técnica, o Zenbook 14 traz uma configuração potente, sendo indicado mais para pessoas que precisam de um computador para trabalho. Assim, veja abaixo as especificações completas do produto:

  • Processador Intel Core i7-8565U
  • Tela NanoEdge de 14 polegadas FullHD (1920 x 1080 pixels)
  • Placa gráfica Intel 620 UHD
  • 8 GB de memória LPDDR3 de 2133 Mhz
  • 256 ou 512 GB de espaço para armazenamento via SSD PCIe 3.0
  • Wi-Fi Gigabit Dual Band e Bluetooth 5.0
  • Câmera 3D com sensor Infravermelho HD
  • Som estéreo ASUS SonicMaster certificado por Harman Kardon
  • Microfone compatível com suporte para a Cortana e a Alexa
  • Bateria de lítio de 50Wh com autonomia de até 13 horas
  • 1 porta USB 3.1 Tipo-C segunda geração, 1 porta USB tipo-A, 1 porta USB 2.0, entrada HDMI, entrada para fone de ouvidos e um leitor de cartões microSD
Leia Também:  Será que vale a pena comprar um iPhone? Faça o teste e descubra

Perfomance e desempenho do Zenbook 14

Como foi dito acima, graças a essa configuração, o computador consegue entregar um bom desempenho para a utilização da maioria de programas de escritório, como navegadores, suíte office e players de vídeo. Entretanto, programas que requisitam mais desempenho de uma placa de vídeo, acabam sofrendo devido à placa de vídeo gráfica integrada.

Apesar de não ser um contra, já que este não é o seu propósito, é necessário ressaltar que este ultrabook não é recomendado para jogos, já que ele não terá um bom desempenho neles. Além disto, um fator positivo é que mesmo ao utilizar o produto por horas, ele praticamente não esquentou e o seu sistema de ventilação e é extremamente silencioso, um ponto onde a Asus realmente caprichou.

Algo que realmente surpreende no Zenbook 14 é a velocidade do sistema para carregar graças ao seu SSD Pcie, que leva apenas 8 segundos entre apertar o botão de ligar e já estar dentro do Windows. Quanto aos programas que são instalados nele, essa mesma velocidade é mantida, mostrando que esse SSD foi mais um ponto acertado pelo Asus.

O único contra em relação ao sistema fica mesmo por conta do número de aplicativos pré-instalados pela Asus. Vindo com 8 GB de memória RAM, o notebook consegue oferecer um bom desempenho para praticamente qualquer tarefa, entretanto, tais programas pré-instalados consomem entre 30% a 40% da matéria total do aparelho.

Review do Zenbook 14
Reprodução/Olhar Digital

Zenbook 14 leva 8 segundos entre você apertar o botão de ligar até você estar no ambiente do Windows

É claro, que felizmente, a maioria desses programas podem ser desinstalados, mas alguns deles podem ser importantes, por interagirem com o hardware do aparelho. Já outros apps, como o Giftbox (uma loja de aplicativos) e o Mcafee Livesafe se demonstram desnecessários, uma vez que o próprio Windows 10 conta com soluções deste tipo.

Bateria do Zenbook 14

Mais um ponto em que a Asus acertou fica por conta da bateria, que possui uma autonomia máxima de 13 horas. Nos testes realizados pelo Olhar Digital, foi possível utilizar o produto por aproximadamente dez horas, sendo que após este período a sua porcentagem se encontrava ainda em 10%.

Para os testes, não foi mudada nenhuma configuração da máquina, o que significa que foi utilizando o perfil de energia normal do Windows 10. Outra adição interessante ao produto, também fica por conta de sua porta USB tipo-C, que pode ser utilizada para a recarga do Zenbook.

Preço do Zenbook 14

O Zenbook 14 foi lançado oficialmente no Brasil no dia 25 de junho durante evento realizado pela Asus. O preço oficial sugerido para ele é de R$ 5,9 mil.

Conclusão

O Zenbook 14 da Asus é ultrabook indicado para pessoas que irão utilizá-lo no trabalho e que dependem de uma boa velocidade e resposta do sistema. Já para lazer, talvez ele não seja a opção mais indicada, uma vez que a tela dele, como visto acima, deixa a desejar para algumas tarefas.

Ainda assim, esta questão da tela pode ser relevada, uma vez que o notebook acaba compensando bastante no seu acabamento, que além de ser bem bonito, passa a sensação de resistência.

Desta forma, é possível afirmar que o Zenbook 14 é sim um bom produto e oferece um desempenho invejável. Entretanto, o seu preço de lançamento ainda pode ser considerado um pouco alto tendo em vista outras opções disponíveis.

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Tecnologia

Como fazer um vídeo bombar nas redes sociais? Especialista dá 6 dicas

Publicado

Atenção aos enquadramentos, aos ângulos, cuidado com a iluminação, planejamento do conteúdo e edição final. Estas são apenas algumas das coisas que entram na resposta à pergunta “como fazer um vídeo de sucesso para as redes sociais?”.

Leia também: Duas, três ou quatro? Quantas câmeras de celular são realmente necessárias?

Rapaz gravando vídeo de tutorial
Shutterstock

Existem algumas dicas básicas para quem procura como fazer um vídeo de sucesso nas redes, e estas são as principais

Mas a solução para esse problema não precisa ser tão complexa quanto a resposta. Quem quer saber como fazer um vídeo bombar nas redes precisa simplesmente prestar atenção a algumas dicas.

Segundo Lucas Alves, porta-voz da plataforma de vídeos curtos Firework no Brasil, elas vão desde a orientação do aparelho na hora de filmar até desenvolver o engajamento com o público.

Por que seguir essas dicas de como fazer um vídeo bombar

Caso você queira um bom motivo para seguir estas orientações, lembre-se que a concorrência nas redes sociais é cada vez maior. Como lembra o porta-voz da Firework, apenas no YouTube são mais de 570 mil horas de conteúdos novos sendo postadas diariamente.

Imagine, então, se entrarem na conta as postagens de vídeos online no Instagram ou no Facebook. É justamente por isso que, de acordo com Lucas, “cada vez mais é necessário entender melhor a sua audiência e encontrar qual tipo de conteúdo consegue gerar o maior impacto em um menor espaço de tempo”.

1. Como fazer um vídeo de sucesso só com o celular

Moça tirando selfie com pau de selfie
Shutterstock

Como fazer um vídeo: usar o celular pode ser uma alternativa rápida e fácil para suas gravações nas redes sociais

Um vídeo de sucesso nas redes sociais não significa gastos exponenciais com equipamentos de primeira, como câmeras, tripés, microfone s eprogramas de edição. Hoje em dia, os celulares já são mais do que o suficiente para fazer um vídeo viral de qualidade.

“Basta utilizar todos os recursos do telefone corretamente e aproveitar que hoje em dia existem diversos aplicativos de edição, efeitos e captura de imagem ou som”, esclarece Lucas.

Leia Também:  Fim da disputa: Amazon Prime Video ganhará suporte para Chromecast e Android TV

2. Cuidado com o som

Celular com o gravador de som aberto
Shutterstock

Como fazer um vídeo: depois de escolher o aparelho com que vai gravar, lembre-se de conferir a qualidade do som

Falando em captura de som, é importante ter muito cuidado com isso na hora de gravar os vídeos. “É mais comum do que parece uma voz ficar muito baixa em uma entrevista ou o áudio estourar em um grave mais forte”, observa o porta-voz da Firework.

E para evitar isso não é preciso arrancar os cabelos. Um segundo celular próximo da pessoa que está falando pode ser o suficiente, ou então você pode comprar algum microfone externo que seja compatível com celulares (alguns deles saem por menos de R$ 35).

3. Filmar na horizontal ou na vertical?

Mulher preparando o celular para uma foto na vertical
Shutterstock

Como fazer um vídeo: atualmente, filmar na horizontal ou na vertical é mais uma questão de preferência

Agora que você já resolveu a questão do aparelho e da captura de som, é hora de se preocupar com a imagem. E quando se fala nisso, uma das dúvidas mais comuns é: o vídeo deve ser filmado na vertical ou na horizontal?

De acordo com Lucas, contudo, esta não é uma pergunta com resposta correta. Tudo depende do tipo de conteúdo que você está pensando em fazer. Por exemplo, com o boom dos Stories do Instagram, os vídeos verticais passaram a ser menos mal-vistos e ganharam mais apelo com os internautas.

Leia também: Mudanças do Instagram: app terá nova câmera, “mercado” e teste de fim de likes

Isso não quer dizer, porém, que você possa filmar na vertical como bem entender. Como o campo de visão será menor que um vídeo na horizontal, é preciso prestar muita atenção aos ângulos e à edição, para não ficar uma coisa repetitiva ou mesmo com aparência desleixada.

Leia Também:  Procura um celular de até R$ 1.000? Conheça 5 aparelhos e escolha o melhor

Por isso, se você estiver pensando em fazer um vídeo mais “pesado”, como filmar uma paisagem ou gravar algo em um cenário, o ideal é escolher a horizontal.

4. Pense no engajamento com o público

Mulher acenando para o celular enquanto grava um vídeo
Shutterstock

Como fazer um vídeo: o engajamento com o público é essencial para garantir seu sucesso nas redes sociais

Manter o público entretido e engajado, principalmente se você quiser bombar nas redes sociais, é tão importante quanto uma imagem e um som de qualidade para compreender como fazer um vídeo de sucesso. E a chave neste item é dar atenção ao conteúdo e garantir que o espectador se sinta envolvido.

“Programas e personagens que interagem com sua audiência acabam tendo resultados fantásticos de retenção de público, especialmente quando conseguem transformar parte do conteúdo em brincadeiras, em perguntas e respostas”, reitera Lucas.

Então se você quer ter um público fiel e em expansão, é bom planejar direitinho o que vai estar dentro da sua narrativa, e como você fará com que ela cative o espectador.

5. Como fazer um vídeo de dicas ou um tutorial

Mulher gravando vídeo de tutorial de maquiagem
Shutterstock

Como fazer um vídeo: com vídeos de dicas e tutoriais, é crucial se colocar na posição de quem não domina o assunto

Já que o assunto é engajamento do público, vale pensar um pouco sobre dois dos conteúdos mais comuns dos vídeos em redes sociais: os de dicas e os tutoriais, que ensinam os usuários a fazer alguma coisa ou a aprimorar algo no cotidiano.

Independentemente da estrutura e do assunto do seu vídeo, é importante sempre se colocar no lugar do leigo, aquele que não entende nada, ou quase nada, sobre o tema. “Não é pelo fato de que você conhece tal assunto, que todo mundo deva saber”, reforça Lucas.

Para ele, também é crucial investir na experimentação, inovando na forma e na dinâmica dos seus vídeos online. “Não deixe de experimentar na realização de vídeos curtos sobre assuntos específicos, eles podem funcionar como pílulas para os seus espectadores.”

6. Use e abuse dos recursos de edição no celular

Pessoa mexendo em aplicativo de edição
Shutterstock

Como fazer um vídeo: os aplicativos de edição de vídeos atuais são mais que o suficiente para finalizar seu vídeo

Você já sabe como fazer um vídeo para bombar nas redes, mas ainda falta uma etapa: a edição. Para sua sorte, hoje em dia existem inúmeros programas e aplicativos, inclusive para celular, que permitirão que você edite seu conteúdo logo após a filmagem.

Leia também: Os melhores apps de foto para substituir a câmera do seu celular

Outro benefício de editar com o celular é que também existem aplicativos com alguns filtros específicos que podem deixar a coisa toda mais dinâmica. Então é só pegar o seu smartphone, memorizar essas dicas sobre como fazer um vídeo de sucesso e começar a filmar.

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana