conecte-se conosco


Várzea Grande

Sem perder o foco da campanha, VG altera calendário contra Covid-19 neste final de semana

Publicado


A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza uma ação diferenciada neste final de semana dentro da campanha de imunização contra a Covid-19. As doses seguem sendo ofertadas, porém, sem a edição do ‘Sextou VG’.

Como explica o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, o combate à Covid-19 segue, sem perder o foco, mas com um ajuste pontual para os dias 15 e 16. Hoje, sexta-feira, dois pontos de vacinação estarão funcionando, o ponto fixo no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 13h, e no Parque Berneck – Corujão da Vacinação, das 16 às 22h.

Amanhã, dia 16, funcionará o ponto fixo das Clínicas Médicas do Univag, das 8h às 16h.

Na segunda-feira- (18), a vacinação ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão , das 8h às 13 e nas Clinicas Médicas do Univag – Corujão da vacinação, das 16 às 22h.

Na terça-feira – (19), a vacinação ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h.

Em todos os pontos destinados à imunização contra a Covia-19, em Várzea Grande, o público alvo são adolescentes agendados e confirmados de 12 a 17 anos, idosos acima de 60 anos podem ir espontaneamente, seja para quem perdeu a data da segunda dose ou para aplicação da dose de reforço ( terceira dose), quem ainda não tomou nenhuma dose entre os públicos já mobilizados e população em geral, abaixo de 60 anos, confirmados para a segunda dose.

Amanhã, sábado, Várzea Grande estará totalmente mobilizada nas ações da Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada em 13 unidades de saúde do Município, das 7h30 às 17h. “Os profissionais de saúde que trabalham diariamente na campanha de vacinação da Covid-19 são os mesmos que trabalharão no dia ‘D’ da Multivacinação e essa ação ocorrerá nos mesmos moldes do ‘Sextou VG’, que é referência na intensificação do atendimento. Por essa razão, e de forma pontual, tivemos de ajustar as duas campanhas que vão ocorrer de forma simultânea dentro de Várzea Grande”, explicou o secretário. (Veja mais sobre a Multivacinação http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/19224/estarao-abertas-13-unidades-de-saude-no-horario-das-7h30-as-17h30-neste-sabado-dia-16-para-atualizacao-das-cadernetas .

Como frisa o secretário, “temos de que cumprir metas preconizadas pelo Ministério da Saúde nas duas campanhas de nível nacional ao mesmo tempo e por isso estamos focados em dar acesso às vacinas a todos os grupos e faixas etárias contemplados. Para isso, tivemos de ajustar o atendimento voltado à imunização contra a Covid-19”.

VIDAS SALVAS – Gonçalo de Barros informa que o município já aplicou 300.369 doses da vacina contra a Covid-19, entre a primeira, segunda e terceira doses. “Esse volume de doses é fruto de um esforço coletivo do poder público municipal que traçou e aplicou estratégias para acelerar a chegada dos imunizantes no braço da população. Entre as ações estão mobilizações como Corujão, Corujinha e o Sextou VG, ações que permitiram a vacinação em horários diferenciados, como aos finais de semana e criando terceiro turno com atendimento até meia noite. Realizamos ainda o Resgate Cidadão voltado a quem ainda não tomou nenhuma dose. Olhando para trás, para o passado recente, vemos que fizemos o certo, tomamos as decisões corretas e no tempo devido”.

Desde o início da pandemia da Covid-19, Várzea Grande registrou 39.611 casos confirmados da doença. Deste total, há 38.071 pessoas curadas, significando que 96,11% da população acometida pelo vírus foram curadas. Outras 1.414 pessoas vieram a óbitos, representando 3,57% do universo de infectados. “Gostaríamos de não ter e nem contabilizar mais nenhum óbito. A vacinação ajudou, e muito, na redução dos casos graves e óbitos na cidade e por isso conclamamos àqueles que ainda não vieram tomar a primeira dose, que compareçam e salvem vidas”, pontua o secretário.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Alunos de Várzea Grande são premiados em projeto do Ministério Público do Trabalho

Publicado


Cinco estudantes da rede pública municipal de Educação de Várzea Grande estão entre os 12 alunos com trabalhos premiados na etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola” do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. A cerimônia de entrega do Prêmio ocorreu nesta quarta (24) e foi transmitido ao vivo pelo canal do MPT no Youtube.

Foram premiados 12 trabalhos produzidos por estudantes do 4º ao 7º ano da rede municipal de ensino. A premiação encerra o Projeto “MPT na Escola 2021”, utilizando a arte para fomentar a participação de gestores municipais de educação, educadores e estudantes em ações de mobilização, conscientização, prevenção e combate à exploração do trabalho infantil e de adolescentes.

Neste ano, alunas e alunos concorreram em 4 categorias (conto, desenho, música e poesia) e foram divididos em dois grupos (Grupo 1, de 4º e 5º anos, e Grupo 2, de 6º e 7º anos). Os melhores colocados de cada categoria receberam medalhas e brindes. Os professores-orientadores e demais servidores das Secretarias Municipais de Educação receberam placas de homenagem e certificados.

Municípios – O Projeto “MPT na Escola” teve adesão de quatro municípios mato-grossenses neste ano de 2021. Apesar das dificuldades e limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, mais de 4 mil alunos e 191 educadores de 25 escolas municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso e Diamantino desenvolveram atividades visando desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.

Em relação ao Prêmio “MPT na Escola”, apenas o município de Cuiabá não conseguiu concluir as atividades a tempo de participar da competição. Todavia, devido aos resultados positivos alcançados, também foi homenageado durante a cerimônia.

O potencial transformador da iniciativa é reforçado pelo procurador do MPT e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), André Canuto. “A prevenção do trabalho infantil inicia-se durante a educação e formação de cada cidadão, e o melhor lugar para se desenvolver e conscientizar pessoas é a escola. Através da participação de toda a comunidade escolar fomentamos o engajamento e fortalecemos a luta contra o trabalho infantil”, pontua. A ideia é envolver um número cada vez maior de pessoas na luta contra o trabalho infantil e incentivar a aprendizagem profissional.

Para a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, que representou Várzea Grande na cerimônia, a participação dos alunos e educadores do município foi destacada pelo alto nível das produções e resultados obtidos. “O Projeto ‘MPT na Escola’ é uma oportunidade muito valiosa para que nossos estudantes possam conhecer e compartilhar a atuação do MPT na prevenção e combate ao trabalho infantil, reforçando que lugar de criança é na escola. Nossos alunos estão de parabéns pela excelente participação neste projeto tão importante” afirmou.

Confira a lista dos trabalhos vencedores da etapa estadual:

Grupo 01 – alunos do 4º e 5º anos

Conto:

1º Lugar – “Diga não ao Trabalho infantil”

Autoria: Lauriany Vitória Aguiar dos Santos

Escola: EMEB Prof.ª Maria Joana da Silva Almeida – Município de Várzea Grande 

2º Lugar – “Os Sonhos De Catarina”

Autoria: Raíssa Estevam dos Santos

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes – Município de Diamantino

3º Lugar – “Trabalho infantil”

Autoria: Bianca de Almeida Vieira

Escola: EMEB Antônio Gomes da Cruz – Município de Várzea Grande 

Desenho:

1º Lugar – “Combate ao trabalho infantil

Autoria: Camylle Gabriele Freitas Moura

Escola: Escola Municipal São Domingos – Município de Sorriso

2º Lugar – “Ser criança, ser feliz!

Autoria: Valbert Rafael Patrocínio de Lima

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes – Município de Diamantino

3º Lugar – “Trabalho infantil

Autoria: Eloine Estefani Batista dos Santos

Escola: Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso – Município de Sorriso

Poesia:

1º Lugar – “Brasil Melhor

Autoria: Agata da Silva Oliveira

Escola: Escola Municipal São Domingos – Município de Sorriso 

2º Lugar – “Trabalho infantil

Autoria: Maria Heloísa de Sousa Machado

Escola: Escola Municipal Castorina Sabo Mendes- Município de Diamantino

3º Lugar – “Trabalho infantil é coisa séria

Autoria: Thifany Nascimento Silva

Escola: Escola Municipal São Domingos – Município de Sorriso

Grupo 02 – alunos do 6º e 7º anos

Desenho:

1º Lugar – “Aprendizagem profissional

Autoria: Mizael Augusto da Silva Padilha

Escola: EMEB Abdala José de Almeida – Município de Várzea Grande

Poesia:

1º Lugar – “Zé Ninguém

Autoria: EvillynLorrainy da Silva Santos

Escola: EMEB Joaquim da Cruz Coelho – Município de Várzea Grande

Música:

1º Lugar – “O jovem aprendiz pode estudar e trabalhar

Autoria: Kenielly Soares Moraes

Escola: EMEB Benedita Bernadina Curvo – Município de Várzea Grande

Continue lendo

Várzea Grande

Prefeitura dá início ao projeto “Várzea Grande mais perto de você”

Publicado


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promove nesta sexta-feira (26), a 1ª edição do projeto ‘Várzea Grande mais perto de você’. O evento será realizado na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Salvelina Ferreira da Silva, localizada no bairro Maringá III.

O mutirão de cidadania, que envolve todas as pastas da administração, vai contar com diversos serviços públicos. Além disso, o público presente terá orientações jurídicas e previdenciárias. A Secretaria de Estado de Assistência Social – Setasc, e Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso serão parceiras da ação.  

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, informa que durante a ação equipes da pasta estarão realizando a troca dos cartões do projeto Ser Família Emergencial. Ela destaca ainda que, em função da pandemia, vários projetos tiveram que ser adiados, por isso só agora está sendo possível dar início ao mutirão de cidadania. “A maioria da população local já está vacinada, porém vamos realizar o evento com todas as medidas de biossegurança, mantendo o distanciamento, e a obrigatoriedade no uso de máscara e álcool em gel”, destacou.

SERVIÇO: Lançamento do projeto ‘Várzea Grande mais perto de você’.

Localidade: EMEB “Salvelina Ferreira da Silva”, localizada na Avenida São Sebastião, bairro Maringá III, a partir das 8

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana