MATA GRANDE

Segurança impede entrada de 14 celulares levados por drones em penitenciária

· 1 minuto de leitura
Segurança impede entrada de 14 celulares levados por drones em penitenciária
Aparelhos aéreos sobrevoaram a unidade em dois momentos distintos, nesta quarta-feira

A Polícia Penal impediu que 14 celulares levados por drones chegassem às mãos de presos detidos na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia - “Mata Grande”, em Rondonópolis, nesta quarta-feira (5). A primeira apreensão ocorreu na manhã de quarta, quando os policiais localizaram um pacote com três celulares e acessórios deixados por um drone que transportava os materiais ilícitos.

Na ação, a equipe antidrone da penitenciária foi mobilizada e conseguiu interceptar o pacote com os materiais, que foi deixado pelo aparelho móvel próximo ao Raio 2 da unidade. Os policiais penais apreenderam três celulares, além de uma fonte de carregador, cabos e outros acessórios.

Já na noite de quarta-feira, os policiais das torres de vigilância informaram sobre a aproximação de outro dispositivo no espaço aéreo da unidade prisional. O drone estava sobrevoando o Raio 2. Novamente, a equipe antidrone entrou em ação e conseguiu interceptar a carga lançada pelo aparelho apreendendo 11 celulares, três carregadores portáteis, quatro carregadores e um cabo.

A direção da penitenciária realiza operação contínua de monitoramento nos perímetros interno e externo para coibir a aproximação de drones e lançamento de materiais ilícitos. 

Entre janeiro e a primeira semana deste mês, as equipes da unidade prisional de Rondonópolis abateram mais de 20 drones que foram interceptados ao sobrevoar a penitenciária tentando levar materiais proibidos, a maioria deles, aparelhos celulares. 

A direção destaca o compromisso com as normas de segurança do local, atuando com equipes especializadas de Policiais Penais que trabalham para monitorar, interceptar e abater drones não autorizados na região.