conecte-se conosco


Nacional

Segunda morte por ebola é confirmada em cidade do Congo

Publicado

Planeta

Ebola arrow-options
Divulgação/ Comitê Internacional da Cruz Vermelha

A República Democrática do Congo confirmou a segunda morte por Ebola na cidade de Goma.

Autoridades da República Democrática do Congo (RDC) confirmaram hoje a morte da segunda vítima de ebola na cidade de Goma, metrópole no leste do país próxima às fronteiras com Ruanda, Burundi e Uganda, segundo a agência noticiosa Associated Press e o site NBC News. O atual surto da doença já é o segundo mais letal e foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma rara emergência global – a quinta da história.

Leia também: Manifestantes réus por ‘motins’ comparecem à Justiça em Hong Kong 

Jean-Jacques Muyembe-Tamfum, coordenador local de resposta ao ebola , afirmou ontem, quando o diagnóstico foi confirmado, que parecia não haver ligação entre o novo caso confirmado e o anterior, ocorrido há quase três semanas.

 A nova vítima chegou em 13 de julho de uma área de mineração na província de Ituri, no nordeste da RDC (a 300 km de Goma), e começou a apresentar sintomas da doença em 22 de julho. O homem foi tratado em casa por cinco dias antes de ser levado a uma unidade de saúde de Goma. Ele morreu em um centro de tratamento de ebola na cidade.

Leia também: Falha no sistema causa onda gigante em piscina e deixa 44 feridos na China 

Michael Ryan, diretor executivo do programa de emergências de saúde da OMS , declarou a repórteres durante uma entrevista coletiva telefônica de Genebra hoje que especialistas estão investigando em detalhes quando e onde a segunda vítima contraiu a doença. Antes de mostrar sintomas graves, o homem havia viajado pelas regiões no epicentro do surto. “Neste momento, todos os potenciais contatos estão sendo identificados e vacinados”, sublinhou Ryan.

Resistência

Vacina Ebola arrow-options
shutterstock

Países vizinhos do Congo estão preocupados com novos casos de Ebola

Mais de 1.700 pessoas foram mortas no surto, apesar do uso generalizado de uma vacina experimental, mas eficaz contra o ebola. O combate à doença enfrenta dificuldades como a ação de grupos rebeldes nas áreas problemáticas e a resistência por parte de moradores locais em aceitar o tratamento.

Leia também: Esquerda fica sob ataque em debate entre pré-candidatos democratas nos EUA 

Na terça-feira, Muyembe-Tamfum e outras autoridades tentaram assegurar aos moradores de Goma e aos países vizinhos que medidas estão sendo tomadas para fortalecer a vigilância do ebola nos postos de fronteira e em outros lugares. Funcionários da saúde de Ruanda, Uganda e Sudão do Sul estão sendo vacinados para combater uma eventual expansão do surto para seus países.

Fonte: IG Nacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Nacional

Ministério prorroga presença da Força Nacional em cinco estados

Publicado

source

Agência Brasil

policiais arrow-options
Força Nacional de Segurança Pública / FNSP/MJ/Divulgação

Força Nacional no Pará

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública no apoio às forças de segurança locais, nos estados do Pará, Espírito Santo, de Goiás, Pernambuco e do Paraná, dentro do projeto Em Frente Brasil, de combate à criminalidade violenta.

As ações de segurança estarão concentradas nas capitais e regiões metropolitanas, com foco nos municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Elas terão caráter episódico e planejado, por 180 dias, no período de 18 de fevereiro a 15 de agosto de 2020.

Leia também: Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional para o Ceará

“As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional”, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17).

De acordo com o documento, o número de militares disponibilizados obedecerá ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Nacional

Idoso é resgatado de lamaçal no Paraná: “Já estava comendo lama”

Publicado

source
homens retirando outro homem de buraco arrow-options
Redes sociais / Reprodução

Homem foi retirado de lama com ajuda de corda

Moradores de uma região de mata da cidade de Pinhais , na Região Metropolitana de Curitiba, realizaram no domingo (16) o resgate de um idoso de 76 anos atolado em um lamaçal.

O idoso , que não teve identidade revelada, foi encontrado quando um agricultor que passava no local ouviu um barulho e o viu soterrado até a boca.

Com ajuda de outros dois homens e de uma corda, ele tirou o idoso de dentro do buraco . “Já estava mole, comendo lama”, afirmou em entrevista ao canal RPC o responsável pelo resgate, Fábio Teixeira.

Leia também: Incêndio de grandes proporções destrói galpão em Curitiba

Após a retirada do homem, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Ele foi encaminhado até o Hospital de Cajuru, mas não teve estado de saúde revelado. Segundo Fábio, o idoso agradeceu pelo socorro e falava frases desconexas, o que o levava a acreditar que ele estaria naquela situação há dias.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana