conecte-se conosco


Mato Grosso

Sedec desenvolve ações para a valorização dos pequenos e micro comerciantes

Publicado


.

O Dia do Comerciante, comemorado nesta quinta-feira (16.07), celebra uma das profissões mais antigas do mundo. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), por meio da secretaria adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, vem desenvolvendo ações para a valorização destes profissionais.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, o comerciante é de extrema importância para a população. “Uma grande parcela dos empregos gerados é por meio dos negócios deles, então a secretaria está preparada para auxiliar o setor, pensando em estratégias constantemente”.

Segundos Banazeski, em 2019 as pequenas e microempresas foram responsáveis pela geração de 59% dos empregos no Estado. Pensando nos pequenos empreendedores a Sedec criou o Circuito Empreendedor, projeto que faz parte do programa Pensando Grande Para os Pequenos.

“Muitas vezes, o pequeno empreendedor não sabe o que fazer, a quem buscar, como conseguir linhas de créditos, então o programa foi criado principalmente para se levar estas e outras informações, já que o grande comerciante tem mais alternativas”, assegura o secretário.

Atualmente, em virtude da pandemia, a secretaria aderiu ao atendimento online para facilitar o contato com o seu público, desta forma, não é necessário que ele se desloque até o local. Além disto, por meio da Desenvolve – MT, vinculada da Sedec, os microempreendedores individuais e do trade turístico tiveram acessos à linhas de crédito e os prazos para pagamentos de financiamentos foram prorrogados.

Em 2019, o evento foi realizado em Juína e reuniu mais de 150 empreendedores

(Foto: Marcos Vergueiro/ Secom MT – Circuito Empreendedor realizado em Juína em 2019.)

O artesanato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é responsável por movimentar cerca de R$ 50 bilhões por ano no país. Desta forma, as feiras de artesanato acabaram se tornando uma atividade que, além de estimular o comércio das peças, faz com que os artesãos possam conhecer novas culturas e pessoas. A Sedec, por meio da Coordenadoria do Artesanato, estimula e organiza a participação destes profissionais.

Como a dona Francisca Gomes dos Santos, 75 anos, que participa há mais de 3 anos. “Eles levam as minhas coisas para serem vendidas e como eu já sou de idade gosto de passear”. Um dos artesanatos que mais se destaca nas suas vendas são exatamente as regiões do pantanal: “Gosto de fazer tucano, também faço onça”, comenta a aposentada. 

Em maio o programa Vem Ser Mais Solidário, do Governo de Mato Grosso, foi responsável pela entrega de mais de 200 cestas básicas para os artesãos cadastrados no Departamento de Artesanato da Secretaria. A carteira Nacional do Artesão está sendo feito de maneira online para aqueles que não residem na região, para o bem-estar destes.

Desta forma, a secretaria vai pensando principalmente nos pequenos comerciantes, estimulando a geração de empregos, desenvolvendo o comércio regional e pensando na sua população. 

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Homicídio ocorrido no dia de Natal, em Cuiabá, é esclarecido e autora presa

Publicado


A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) esclareceu o homicídio de José Carlos Ribeiro, 50 anos, ocorrido no dia 25 dezembro, no bairro Altos da Glória, na capital. A pessoa investigada como autora do crime, de 30 anos, foi presa na segunda-feira (18) pela Polícia Militar, no Residencial José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca da Capital.

A vítima foi encontrada morta na cama, em sua residência, e o corpo apresentava lesões causadas por instrumentos contundente e cortante. Um pedaço de madeira, com um prego na ponta, foi encontrado no local.

Com o início das investigações abertas pela DHPP, a equipe coordenada pelo delegado Caio Fernando Albuquerque coletou informações de que no dia do crime uma pessoa monitorada por tornozeleira eletrônica esteve na residência da vítima.

Após ser identificada, a investigada foi ouvida em depoimento na DHPP e declarou como cometeu o crime. Segunda ela, três meses antes do fato, quando ainda não tinha relacionamento íntimo com José Carlos, estava tomando cerveja com a vítima junto com a sobrinha dela, de 14 anos. Logo após, saiu da casa para comprar e fazer uso de entorpecentes, quando momento depois sua sobrinha a procurou chorando e dizendo que a José Carlos havia tentado violentá-la sexualmente.

A investigada retornou então à casa da vítima para tomar satisfação do ocorrido, mas o homem negou o ato de violência, embora a adolescente tenha confirmado o abuso. Após isso, ainda segundo depoimento da investigada, ela decidiu que mataria a vítima e pediu que a adolescente não comentasse a ninguém o ocorrido e que resolveria a situação.

Conforme narrado no depoimento, vendo que a vítima tentava uma aproximação, a investigada começou a ter encontros amorosos com José Carlos e afirmou ao delegado que passou a fazer isso para aproveitar a oportunidade e vingar o que ocorreu com sua sobrinha. Em um dos encontros, após se relacionarem, ela golpeou a vítima com o pedaço de madeira e com uma faca.

“Os elementos de prova colhidos durante as diligências comprovam que não houve homicídio privilegiado – quando a vítima provoca o cometimento do crime pouco antes de sua prática. Mas sim, que o crime foi motivado por vingança, configurando a qualificadora de torpeza na medida em que, premeditadamente, o autor planejou a ação homicida cerca de três meses depois do referido comportamento da vítima. Além disso, ficou configurada a qualificadora de impossibilidade de defesa pois, ao que tudo indica, ao contrário da versão da investigada, a vítima dormia quando foi golpeada”, explicou o delegado Caio Albuquerque.

Com base nos elementos coletados na investigação, o delegado representou à Justiça pela prisão preventiva da investigada. O inquérito segue para conclusão e ela será indiciada por homicídio qualificado.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Canarana apresenta proposta para criação de unidade dos Bombeiros no município

Publicado


O comandante-geral, em substituição legal, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Ricardo Antonio Bezerra Costa, recebeu na manhã dessa quarta-feira (20), uma visita do prefeito da cidade de Canarana-MT, Fábio Marcos Pereira de Faria e do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho), no Quartel do Comando Geral do CBMMT, em Cuiabá. A visita teve o intuito de apresentar, por parte da prefeitura de Canarana, uma proposta de instalação de uma base operacional do CBM na cidade.

“Há interesse sim da corporação, em descentralizar cada vez mais as ações do CBMMT no estado, mas temos pareceres técnicos que precisam ser emitidos para que isso aconteça. As primeiras tratativas já iniciaram, estamos aguardamos agora a solicitação oficial da prefeitura, junto ao comando da corporação. Vamos emitir esse parecer técnico e a partir daí, fazer os estudos da situação e identificar a viabilidade da implantação de uma unidade neste município”, disse o coronel Ricardo durante a reunião.

O coronel frisou ainda, que as parcerias com as prefeituras são importantíssimas, sendo fundamental que elas demonstrem interesse na cooperação com o CBMMT, na possibilidade de estarem implantando o serviço em seu município.

“Estamos na capital para solucionar as demandas do município e uma das principais é, sem dúvida, a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros”, frisou o prefeito. “Nós já temos uma parceria com a corporação das brigadas mistas, mas agora é necessária a presença ininterrupta na cidade para benefício da população”, finalizou.

De acordo com o deputado Nininho, a implantação da base operacional será importante para a região. “Vamos acompanhar esta demanda e, caso o parecer técnico aponte a viabilidade, o município servirá de suporte para atender a região e municípios circunvizinhos. Estou à disposição do município e da corporação para essa conquista”, ratificou. Estiveram presentes ainda os vereadores Soni Porsh, BA Dourado, Rafael Govari e Celsinho.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana