Conteúdo/ODOC - Secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, disse à imprensa que o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros, imposto pelos Estados Unidos, terá “baixo impacto” no Estado. Segundo Gallo, Mato Grosso exporta na balança comercial somente 1,5% da sua produção aos Estados Unidos.
“Nosso estado é um estado com baixo impacto. Na nossa balança comercial, nós exportamos apenas 1,5% para os Estados Unidos. Então, os impactos são muito pequenos e muito setoriais”, afirmou Rogério Gallo.
Segundo Rogério Gallo, no caso específico de Mato Grosso, o setor que mais sentirá o tarifaço é o madeireiro. Gallo fez questão de destacar que o governo acompanha atentamente os impactos para evitar uma crise no setor.
“Nós estamos acompanhando com muita atenção o setor madeireiro e verificar se as medidas que foram adotadas pelo governo federal, se elas são suficientes ou não, porque eles têm sim uma balança comercial com os Estados Unidos bastante relevante, então nós temos que olhar para o setor madeireiro e verificar se esses impactos e as medidas que foram adotadas pelo governo federal são suficientes ou não e fazer o socorro”, afirmou.
Para o secretário, é preciso observar como estão as transações entre os Estados Unidos e os compradores do Brasil. “O que nós temos que observar...e observar com muita atenção, são as negociações que estão sendo estabelecidas entre os Estados Unidos e parceiros comerciais de Mato Grosso, se eles vão impor nessas negociações com esses nossos parceiros comerciais cotas e aí diminuiria cotas aqui de compras de Mato Grosso, que será substituída por compras dos Estados Unidos. Então, isso nos preocupa e isso nós temos, porque isso aí de fato poderá trazer impacto”, completou.