conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde emite comunicado sobre resultado positivo de raiva canina

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA), informa que no final da tarde de sexta-feira (06) foi notificada por um profissional médico veterinário sobre um resultado laboratorial positivo para raiva em um cão residente na área urbana de Cuiabá.

Imediatamente, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) acionou as áreas técnicas da DIVISA pertinentes e prontamente foram realizadas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos (COVIDA) as investigações para definição do risco de transmissão animal e avaliação das pessoas expostas, em virtude de agressões ou contato devido à manipulação do cão. As pessoas consideradas sob risco de exposição foram acompanhadas à unidade de saúde para que recebessem a imunoprofilaxia (soro e vacina) antirrábica.

A área de bloqueio vacinal em cães e gatos foi estabelecida num raio de 5 km, a partir da residência do cão contaminado, podendo ser estendida a critério da avaliação permanente da equipe técnica da UVZ. O bloqueio vacinal foi iniciado nesta segunda-feira (09) e foi realizado casa a casa, para obter 100% de cobertura vacinal em cães e gatos na área de risco. Até esta quinta-feira (12) foram visitados 236 imóveis, vacinados 292 cães e 60 gatos, oportunidade em que orientações sobre a doença são transmitidas à população, bem como a identificação de animais que devam ser monitorados.

Os animais na residência/foco estão sob monitoramento preventivo por serem comunicantes com o animal diagnosticado com a doença, conforme avaliação técnica e protocolo oficial do Ministério da Saúde. Com isso, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, esclarece que todas as condutas técnicas protocolares estão sendo adotadas para garantir a saúde da população e de seus animais de estimação.

A DIVISA solicita à população cuiabana que leve seus cães e gatos para a vacinação contra a raiva, que será realizada no dia 05 de outubro de 2019 em postos fixos. Para saber qual o posto mais próximo de sua casa, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 65 – 3617 1680. A raiva mata e vacinar é a única forma de prevenir.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Comissão define datas das audiências públicas para debater PPA e LOA

Publicado


Reprodução

A escolha aconteceu durante reunião extraordinária da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária&nbsp


Durante a reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (06), os membros da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Câmara Municipal de Cuiabá definiu as datas das audiência públicas para debater o projeto de&nbspLei Orçamentária&nbspAnual&nbsp(LOA) de 2022 e do Plano de Plurianual (PPA) no Legislativo.

As proposituras estão sendo debatidas nas comissões permanentes da Casa. Durante as audiências, os vereadores poderão debater junto com a sociedade as peças elaboradas pelo Poder Executivo.

Serão realizadas três audiências para debater cada proposta.

Para discutir o PPA serão realizadas audiências públicas nos dias 07, 09 e 10 de dezembro, a partir das 14h.

A proposta de peça orçamentária de 2022 será debatida nos dias 16 (quinta-feira), às 15h, e em duas audiências no dia 17, às 10h e 14h.

As audiências públicas serão transmitidas no canal do YouTube, Facebook e site da Câmara.

Participaram da reunião os vereadores Chico 2000 (PL), Demilson Nogueira (PP) e Dídimo Vovô (PSB).

Secom Câmara

Continue lendo

Cuiabá

Juca participa da entrega de novas vans para o projeto Buscar

Publicado


Secom Câmara

O parlamentar solicitou ao Executivo para que aumentasse a frota do projeto

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), participou nesta segunda-feira (6), no Parque Tia Nair, da entrega de nove veículos que passarão a atender o projeto Buscar, serviço de transporte que atende pessoas com deficiência.&nbsp

A entrega da nova frota foi um pedido do vereador ao prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), em maio deste ano, quando recebeu a solicitação da presidente&nbspda Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE),&nbspRosilene Garcia de Souza.

“Emanuel está dando um grande passo. Essas vans não são somente para o trabalho, lazer, pois leva também para o entretenimento, saúde, entre outros. Enfim, é um projeto completo. A Casa de Leis está fazendo suas obrigações de olhar e zelar, com projetos em prol da população com deficiência”, destacou o vereador.

Em março,&nbspJuca&nbspapresentou o projeto que regulamenta o sistema de transporte coletivo especial – Buscar. A proposta apresentada visa regulamentar o serviço no município.

“Recebi o pedido dos meus amigos da Associação da Pessoa com Deficiência e fiz questão de levar a demanda ao prefeito. O Buscar é um projeto importante que atende mais de 500 pessoas com deficiência em Cuiabá. Vamos continuar trabalhando pelo povo, principalmente por aqueles que mais precisam. A ideia é transformar o serviço em lei para que amanhã ou depois não venha um novo gestor e queira mudar esse importante projeto”, explicou o presidente.

O ex-vereador Mário Lúcio Guimarães destacou a luta do Juca em prol da pessoa com deficiência. “A gente sabe que esse pedido partiu do Juca. Na verdade Juca sempre atendeu o povo que precisa. Essa nova frota, zero quilômetro, vai ajudar muito quem precisa. Nós também somos cidadãos e precisamos de um olhar cuidadoso”, destacou o ex-vereador.

Gabinete Presidência

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana