conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria de Saúde zera demanda reprimida de laqueaduras em Cuiabá

Publicado

Gustavo Duarte

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretaria adjunta de Planejamento e Operações tem atuado fortemente junto à Central de Regulação de Cuiabá com o objetivo de diminuir o tempo de espera de pacientes da capital para a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.

No fim do ano passado a SMS recebeu uma emenda parlamentar para ser utilizada no pagamento de procedimentos no Hospital Santa Helena, com o qual a Secretaria tem pactuações de serviços para pacientes que moram em Cuiabá. De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Operações, Milton Correa da Costa Neto, for realizado um estudo na Regulação para decidir qual seria a melhor utilização deste recurso. “O Hospital Santa Helena é referência para a saúde da mulher. Verificamos que havia mulheres esperando na fila há bastante tempo para passar pelo procedimento de laqueadura, então decidimos usar parte do recurso recebido para este fim”, revelou Milton.

Através deste plano de ação, foram realizadas 149 laqueaduras para pacientes de Cuiabá, até o fim do ano passado. “Com isto, conseguimos atualizar a fila de espera de laqueadura para as cuiabanas. Os pedidos que ainda temos para esse procedimento na Central de Regulação foram feitos em dezembro, então podemos dizer que zeramos a demanda reprimida”, comentou o adjunto.

Milton acrescenta que esta era uma grande preocupação da primeira dama, Marcia Pinheiro desde o início da gestão do prefeito Emanuel. “Ela vem cobrando da SMS uma atenção especial para procedimentos relacionados à saúde da mulher, pois só uma mulher entende sobre o sofrimento de se esperar em uma fila para atendimento por uma necessidade feminina”, disse.

Com a outra parte da emenda, a SMS contemplou pacientes que aguardavam na fila para outros tipos de procedimentos. “O estudo da Regulação identificou um tempo longo de espera para cateterismo e angioplastia convencional também. Então usamos a outra parte do recurso para realizar 50 cateterismos e 20 angioplastias, para pacientes que já esperavam há algum tempo. Ainda há muita gente aguardando nas filas, mas estamos ‘reordenando a casa’. O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que façamos tudo o que for possível para atender todos os cuiabanos que precisam do SUS e estamos trabalhando duro para conseguir diminuir cada vez mais o tempo de espera nas filas da Regulação. Não é uma tarefa fácil, mas estamos empenhados para cumpri-la da melhor maneira possível”, concluiu o secretário adjunto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Nota de Pesar |Hermenegilda Siqueira Silva

Publicado

A Câmara Municipal de Cuiabá lamenta o falecimento da Sra. Hermenegilda Siqueira Silva, mãe do Servidor Pedro Ceriaco da Silva Filho (Pedrão).

O velório está acontecendo neste sábado (22), na Capela Jardins e o sepultamento será às 15h, no Cemitério da Piedade – localizado na R. Batista das Neves, 489 – Centro Norte, Cuiabá.

Neste momento de extrema dor, que se estende aos demais familiares e amigos os vereadores e o administrativo do legislativo expressam o mais profundo pesar ao colega.


Câmara de Cuiabá | Secretaria de Comunicação

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Alto astral, amor e dedicação: o trabalho dos auxiliares de serviços gerais

Publicado

Mesmo que esta data comemorativa dia 22 de Fevereiro, ainda seja pouco lembrada no nosso país, em uma gestão balizada pela valorização profissional jamais poderia ser esquecida, avalia o prefeito Emanuel Pinheiro.  Dessa vez, os homenageados são os auxiliares de serviços gerais, fundamentais pelo trabalho de limpeza da cidade e dezenas de outras serviços como de capinagem, troca de lâmpadas, limpeza de  bueiros. 

Édson Francisco de Almeida já atua na área há 25 anos em favor da capital de Mato Grosso. A satisfação e orgulho em ver Cuiabá bem cuidada estão estampados no rosto do servidor. Ele explica que desde os 21 anos de idade, depois de fazer o processo seletivo passou a integrar os quadros da Secretaria de Serviços Urbanos como auxiliar de serviços gerais. “O nosso trabalho é carpir, rastelar, varrer, na verdade acabamos fazendo de tudo um pouco, para deixar a cidade mais bonita”, afirma.

Sua jornada de trabalho começa sempre às 8h manhã e mesmo com sol forte, Édson explica que o calor não afeta na alegria e na forma de trabalhar. “A nossa equipe, a minha encarregada, são pessoas maravilhosas isso reflete na nossa dedicação. O sol judia, mas já acostumamos. Fazemos isso com amor”, finaliza. 

Ele conta que se recorda com carinho do dia da inauguração do Parque das Águas, quando a equipe realizou a limpeza e, logo em seguida, foi surpreendida com uma tempestade, “Naquele dia eu varria com lama e tudo, foi quase uma limpeza impossível, mas deu tudo certo e na hora da inauguração estava tudo lido”, observa.

Pedro Santos de Oliveira, também faz parte do quadro de servidores do município há quase 5 anos e revela sua emoção quando ouve falar que a cidade está limpa, bem cuidada e bonita. Para ele,  que trabalha desde criança, ser auxiliar de serviços gerais é mostrar a valorização pelo trabalho. “Eu que trabalhei na roça sempre em serviço braçal, vim para Cuiabá para que meus filhos estudassem e pra mim é uma forma de retribuir tudo que esta cidade fez por mim e cuidar de Cuiabá é o mínimo que posso fazer”, ressalta.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, este é o momento para agradecer e homenagear cada um que se esforça para garantir a limpeza, organização e conservação, tanto das secretarias, como da cidade de Cuiabá.

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana