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Secretaria de Saúde monitora 9 casos confirmados e 326 suspeitos de coronavírus em MT; seis são em Cuiabá

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De acordo com o secretário Gilberto Figueiredo, pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios [F – Christiano Antonucci]

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (25), nove casos confirmados e 326 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.

Os casos confirmados da Covid-19 são em Cuiabá (6), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2). Já as ocorrências que levantam a suspeita do vírus estão detalhadas por municípios em Nota Informativa divulgada pela SES.

O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. A área técnica também esclareceu que o sistema de informação oficial segue instável, o que justifica a possibilidade de os dados estarem discordantes daqueles que poderão ser apresentados pela plataforma do Ministério da Saúde.

A Nota Informativa com dados atualizados é divulgada neste link de segunda-feira a sexta-feira a partir das 17h – horário em que também ocorre a coletiva de imprensa virtual com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e FaceBook do Governo do Estado.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 

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Atividades religiosas estão permitidas durante quarentena coletiva em Cuiabá

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Seguimento assinou Termo de Compromisso em que se compromete a seguir as medidas de biossegurança estipuladas pelo Município

Atividades religiosas estão permitidas no município de Cuiabá durante o período de quarentena coletiva obrigatória.  A medida consta no capítulo I, Art. 1º, inciso XXXVI, do decreto municipal de nº 7.970, de 25 de julho, que permite as celebrações, desde que obedecidas as determinações do Ministério da Saúde.

Em diálogo com a Prefeitura de Cuiabá, no último dia 24 de abril, o seguimento já havia assinado Termo de Compromisso em que se comprometia a seguir as medidas de biossegurança estipuladas pelo Município em decreto de nº 7.887, de 20 de abril de 2020.

Confira algumas das regras para realização das atividades religiosas no município de Cuiabá:

I – horário de funcionamento das 06h e 00min às 20h e 00min, com no máximo duas celebrações religiosas (cultos, reuniões etc.) diárias por turno (manhã, tarde e noite), abertas ou não ao público em geral, devendo ser respeitado o intervalo de 01h e 30min (uma hora e meia) entre as celebrações;

II – realização reiterada da higienização do local, bem como antes e após a realização de cada celebração religiosa;

III – respeito à lotação máxima de 30% da capacidade total do local, bem como distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre uma pessoa e outra, observando a presença de no máximo 01 (uma) pessoa a cada 10m² (dez metros quadrados);

IV – oferta permanente de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel 70%;

V – utilização de máscaras pelos frequentadores das celebrações religiosas;

VI – controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, e na hipótese de formação de filas, deve ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas;

VII – Os voluntários e/ou funcionários dos locais que forem realizar o controle do fluxo de pessoas devem utilizar máscaras;

VIII – afixação de cartazes informativos e educativos referentes às medidas de prevenção da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) em lugar facilmente visível ao público.

 

 

 

 

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Serviços da Prefeitura de Cuiabá serão ofertados apenas por telefone e plataformas online durante quarentena coletiva

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A proibição do atendimento presencial consta em decreto municipal nº 7.970, de 25 de junho de 2020 e será mantida até dia 9 de julho [F – Davi Valle]

Em decorrência do cumprimento de quarentena coletiva obrigatória, os serviços da Prefeitura de Cuiabá somente serão ofertados por meio de telefone e plataforma online até o dia 09 de julho. A proibição do atendimento presencial consta em decreto municipal nº 7.970, de 25 de junho de 2020, que regulamenta a aplicação da decisão imposta pelo juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande, atendendo ao Ministério Público do Estado (MPE).

Conforme o decreto, durante a quarentena coletiva obrigatória estarão em funcionamento apenas os serviços públicos apontados como essenciais à população, sendo proibido o atendimento presencial em órgãos públicos, devendo ser disponibilizado os canais de atendimento não-presenciais.

Confira os canais de atendimento não-presenciais da Prefeitura de Cuiabá até 09 de julho:

Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo

As atividades da Pasta direcionadas ao público estão paralisadas, funcionando apenas os serviços internos em regime de home office. Entretanto, as demandas podem ser enviadas por email para [email protected].

Secretaria de Obras Públicas

Limpeza de bocas de lobo: (65) 3313-3050

Tapa-buraco, patrolamento e manutenção de pontes: (65) 3313-3051

Secretaria de Serviços Urbanos

Coleta de resíduos domiciliar: 0800 002 0202

Limpeza de espaços públicos: (65) 3645-5500

Iluminação Pública: (65) 3645-5522/5511 ou WhatsApp 9 9318-8761

Cata-treco: (65) 3645-5518 ou WhatsApp 9 9243-6502

Poda de árvores: (65) 3645-5500 e (65) 9 9299-6710

Emplacamento de ruas: (65) 3645-5504

Controladoria Geral do Município

Para contato com o gabinete do controlador-geral do Município, gabinete do ouvidor-geral do Município, Diretoria Geral de Transparência, Diretoria Geral de Controle Interno, Diretoria Geral de Auditoria e Diretoria Administrativa Financeira utilize os seguintes telefones: 3622-4706 ou 3622-1252.

Ouvidoria Geral do Município: 0800 645 0156

E-mail: [email protected]

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

Diretoria Técnica de Habitação: [email protected][email protected]

Diretoria Técnica de Regularização Fundiária:  [email protected]

Diretoria Técnica de Projetos:  [email protected]

Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Para quem deseja se candidatar a alguma das vagas disponíveis, basta baixar em seu celular o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Quem necessita solicitar o seguro desemprego, o acesso é pela página virtual www.gov.br/trabalho ou pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.

Além dos canais virtuais, quem necessitar de informações sobre seguro desemprego, e quadro de vagas, tirar suas dúvidas sobre intermediação de mão de obra ou carteira de trabalho e previdência social pode entrar em contato pelos telefones (65) 99255-2450 (WhatsApp) ou pelos números fixos, (65) 3645-7250 ou 3645-7251.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine, podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645-7216 / 7237, pelo whats (65) 99255-2450 ou pelo email [email protected]

Para outras demandas relacionadas a Pasta, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (65) 3645-7250 / 7251 ou por email [email protected].

Procon Municipal

O Procon municipal atende à população através do telefone (65) 3641-6400 e também disponibiliza o aplicativo Procon Cuiabá, por onde é possível enviar texto, fotos e vídeos do estabelecimento que esteja cometendo irregularidades.

Secretaria de Ordem Pública

A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616-9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriado, as denúncias devem ser feitas pelo 190.

Procuradoria Geral do Município

A Procuradoria realiza emissão de certidão negativa com efeito positiva, parcelamentos de tributos, consultas à processos administrativos fiscais, emissão de extratos e guias de tributos, fornecimento de carta de anuência e plantão tira dúvidas. Esses são os serviços prestados e que serão realizados pelos telefones funcionais (65) 98448-5830; 99251-3390; 99203-2579 e 99223-6668, e ainda pelo endereço de email: [email protected].

Secretaria de Mobilidade Urbana

O cidadão que desejar informações da Pasta, pode entrar em contato pelos telefones (65) 33154298 e (65) 33154240 ou por email [email protected].

Defesa Civil

A Defesa Civil municipal está apta a receber chamados pelo telefone (65) 3623-9633, em horário comercial, e também por e-mail [email protected]

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Diretorias de Gerenciamento Urbano (DGU), a equipe de técnicos municipais continua oferecendo os serviços de regulação de obras, aprovação de projeto, alvará de obras, alvará de tapume, alvará de demolição, habite-se, consulta previa, certidão de parcelamento do solo, certidão de demolição, certidão de uso e ocupação do solo, EIV/RIV, atestado de regularização, todos por meio do site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/. As dúvidas podem ser tiradas pelo email [email protected] ou pelos telefones (WhatsApp) (65) 99215-9418 ou (65) 99307-4710.

A Diretoria de Gerenciamento Ambiental (DGA), o serviço de análise dos processos de licenciamento ambiental e vistorias continuam sendo realizado. O atendimento aos munícipes está sendo realizado também pelo site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/ e pelo telefone, somente por ligação (65) 99344-5850 ou pelo email [email protected].

Já a RedeSim continua oferecendo serviços de emissão de alvarás e abertura de MEI’s, ambos de forma online. Os canais de atendimento são e pelo WhatsApp (65) 99208-2513 e [email protected].

Na Diretoria de Bem-estar Animal, o contato para denúncias de maus-tratos aos animais ou agendamento de adoção responsável é realizado pelo telefone 0800 647 7755, de segunda a sexta, das 08h às 12h.

 

 

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