Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande alerta sobre período proibitivo de uso do fogo

Publicado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande – SEMMADRS/VG, alerta a população local e regional sobre as recentes medidas anunciadas pelo Governo de Mato Grosso. O estado, visando enfrentar os desafios das mudanças climáticas e proteger seus ecossistemas, decretou prazos ampliados para o período proibitivo de uso do fogo em 2024.

Conforme o Decreto nº 827/2024, o uso do fogo fica proibido na Amazônia e no Cerrado entre 1º de julho e 30 de novembro, enquanto no Pantanal a proibição se estende até 31 de dezembro. Essa medida visa conter os incêndios florestais, preservar ecossistemas sensíveis e garantir a segurança das comunidades que dependem dessas áreas.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, lembra que a medida vale também para se evitar as queimadas urbanas e destacou a importância dessa iniciativa. “É fundamental que todos compreendam a gravidade dos incêndios florestais e adotem práticas responsáveis. Em Várzea Grande, vamos seguir à risca a determinação do governo estadual de tolerância zero contra os crimes ambientais, incêndios florestais, incêndios urbanos, etc”.

Além disso, o Decreto Estadual também estabelece situações de emergência ambiental em diversas mesorregiões do estado, com períodos específicos de março a outubro, abril a novembro e maio a dezembro, respectivamente nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste, Sudoeste e Centro-Sul, abrangendo os biomas Amazônico, Pantanal e Cerrado.

“É importante ressaltar que a conscientização e a colaboração de todos são essenciais para a preservação do meio ambiente. Em março deste ano, nossa secretaria participou de uma reunião estratégica junto à 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande, onde foram discutidas medidas eficazes na prevenção de queimadas e na promoção da limpeza de terrenos baldios. O encontro, que contou com representantes de diversas secretarias municipais, Ministério Público e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, demonstrou o comprometimento conjunto das instituições em lidar com este assunto”, detalhou o secretário.

Outra medida importante estabelecida pelo decreto e pontuada por Jean Lucas de Carvalho, é a criação da Sala de Situação Central, que funcionará com ações de monitoramento e resposta rápida aos incêndios florestais e crimes ambientais.

“Conforme o decreto esta sala estará em operação entre 1º de julho e 31 de dezembro, com extensão por mais 30 dias após o término do período. Vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Sala de Situação terá coordenação geral exercida pelo Corpo de Bombeiros Militar e contará com a contratação de brigadistas para atuar ao lado dos bombeiros no combate aos incêndios florestais”, detalha.

Diante desse cenário, a SEMMADRS/VG reitera a importância da colaboração de toda a comunidade várzea-grandense na preservação do meio ambiente e na prevenção de incêndios florestais. A conscientização e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir um futuro ambientalmente saudável para as gerações presentes e futuras.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana