conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria da Mulher promove ações de valorização da vida e alusão Setembro Amarelo

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma série de palestras voltadas para o Clube de Mulheres e Mães e líderes dos bairros. A programação teve como objetivo reforçar a importância do diálogo e a quebra de tabu sobre o tema, destacando a valorização da vida. A campanha foi coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, em parceria da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC).

De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, é importante que se aborde o tema suicídio já que ainda existe um tabu muito grande sobre este assunto. Ela destaca que este ciclo de palestra foi pensado para a prevenção do suicídio, situação que muitas mulheres têm enfrentado e que aumentou devido a pandemia.

“Nós entendemos que não podemos nos calar diante do que vem acontecendo, muitas mulheres tirando a própria vida, principalmente por causa da violência doméstica e da pandemia. Por este motivo, nos juntamos à Secretaria de Relações Comunitária com intuito de capacitar essas mulheres líderes de seus bairros para que levem informações àquelas que necessitam de ajuda”, explicou.

A assessora da SARC, Bartira Souza, agradeceu todas as mulheres que participaram das palestras e pontuou que a depressão tem sido o mal do século e com a pandemia os casos aumentaram, por isso a importância dessas mulheres multiplicarem em seus bairros e famílias sobre este assunto.

“Em nome da primeira-dama, Márcia Pinheiro, e do secretário Ricardo Lobo, quero agradecer a estas mulheres que são fortes e levam as melhorias para suas comunidades. Participar de um evento voltado ao seguimento mulher é uma honra, saber que temos uma gestão muito próxima da comunidade e que apoia todas as causas”, afirmou.

De acordo com a primeira-dama, Marcia Pinheiro, a pandemia trouxe a necessidade de manter o distanciamento social, o que acirrou conflitos familiares, como tem acontecido nos lares das mulheres atendidas pelas redes de apoio da Prefeitura. “A abordagem deste assunto suicido mostra o acolhimento e a preocupação que temos com a nossa sociedade”, relatou.

Segundo Nill Moraes, que foi uma das participantes, é de extrema necessidade eventos deste modo que qualificam e orientam mulheres líderes de seus bairros. “Estamos felizes por este espaço nos acolher com um evento em prol da vida. Saímos daqui com um olhar diferente e prestando atenção em nós mesmas e quem está ao nosso redor. Minha gratidão a todos os envolvidos”, reforçou

A presidente do Clube de Mães do bairro Três Poderes, Neide Bueno, enfatizou a necessidade e abordagem sobre o tema suicídio já que ultimamente doenças como depressão e ansiedade estão cada vez mais frequentes na sociedade.

“Essas palestras nos mostram a necessidade de termos sensibilidade para agirmos da forma certa nessas situações. Lidamos com mulheres que precisam de uma palavra amiga e orientação e como é bom saber que podemos contar com a SARC e com a Secretaria da Mulher”, finalizou.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

‘Bares, restaurantes, boates e similares ainda terão que cumprir horários de fechamento estipulado em decreto’, orienta secretário da Ordem Pública

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O secretário de Ordem Pública do Município, Leovaldo Sales,  orientou ao segmento econômico, principalmente, o comércio noturno, que uma das medidas previstas no Decreto nº 8.712 –  assinado pelo prefeito em exercício  José Roberto Stopa, na tarde desta terça-feira (26), revoga o toque de recolher (que funcionava de segunda-feira a domingo, no período das 2h às 5h). No entanto,  ele mantém em vigência os horários de fechamento do comércio ainda devem seguir o previsto no Decreto 8.430/2021, de 14 de maio.

Ele ainda informa que a Secretaria de  Ordem Pública continuará realizando fiscalizações para que o comércio continue observando  as  medidas de biossegurança previstas em normativas, como o distanciamento de mesas,  o uso de máscara, além capacidade de 70% em locais como restaurantes, bares e casas de shows com 50% da capacidade máxima do estabelecimento. Ainda, a fiscalização vai verificar a regularidade do estabelecimento com relação ao alvará de funcionamento.

“Queremos informar à população cuiabana e aos empresários  que trabalham com as atividades comerciais noturna, restaurantes, bares e casas de shows e conveniências, que o Decreto 8.712 /25 de out de 2021 – apesar de revogar o toque de recolher, mantém  em vigência as medidas de biossegurança, como o distanciamento, utilização das máscara  e outros. E a Ordem Pública vai continuar fiscalizando a regularidade dos estabelecimentos, se este possui alvará e principalmente  focando nas vigências do decreto. Queremos ter nesse prenúncio de normalidade a melhor relação possível assim como tivemos até agora, na esperança que essa normalidade venha o mais rápido possível”, pontuou Sales. 

O documento assinado pelo prefeito em exercício, autoriza a reativação da utilização do ponto eletrônico nos órgãos públicos municipais como forma de controle de frequência dos servidores públicos. A providência leva em consideração a retomada das atividades presenciais, ocorrida anteriormente, e não se aplica a secretários, adjuntos e ainda às pessoas que desempenham funções incompatíveis com o sistema eletrônico. determina que as demais medidas contidas no Decreto nº 8.430, de 14 de maio de 2021, continuam em vigor até o dia 1º de novembro de 2021. Respeitando os apontamentos técnico-científicos feitos com base no monitoramento diário da evolução da Covid-19 em Cuiabá, as medidas podem ser alteradas ou prorrogadas.  

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está  ativo para recebimento de denúncias em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614, de segunda à sexta em horário comercial. No período noturno, finais de semana e feriados, o contato é direto com as equipes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) pelo telefone 190.

 

Continue lendo

Cuiabá

Câmara aprova projetos de lei e pareceres na sessão desta terça

Publicado


Walfredo Rafael/Secom Câmara

A sessão ordinária aconteceu no formato híbrido

Dois projetos e dois pareceres favoráveis à uma proposta foram aprovados pelos parlamentares


Na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de outubro, os vereadores fizeram a análise de 12 matérias que tramitam na Câmara Municipal de Cuiabá. Dois Projetos de Lei, dois pareceres emitidos pelas comissões e oito Projetos de Decreto Legislativos foram aprovados pelos vereadores.
&nbsp

O Projeto de Lei que visa instituir o Regime de Previdência Complementar será votado na próxima sessão. O adiamento aconteceu após entendimento entre os parlamentares.


Em segunda discussão, foi aprovada a propositura que dispõe sobre a transparência na execução de emendas impositivas parlamentares.


O Projeto de Lei nº 269/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade no site oficial da Prefeitura de Cuiabá de informações sobre as obras públicas paralisadas, foi aprovado em primeira discussão.


O PL de autoria do vereador Wilson Kero Kero (Podemos) que visa dar maior transparência e pede que “os motivos da paralisação, o período de interrupção e a nova data prevista para o término” sejam informados à população.

&nbsp

Dois pareceres favoráveis, emitidos pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Trabalho Administração, Serviços e Obras Públicas (CTASOP), ao Projeto de Lei que dispõe acerca da divulgação e inserção de informações, legislações e contratos relacionados à Covid-19, no Portal da Transparência Coronavírus, também foi aprovado pelos vereadores.


Durante a sessão, foi mantido o parecer de rejeição da CCJR ao projeto de Lei Substitutivo ao Projeto de Lei nº 007/2021, que dispõe a gratuidade em estacionamentos localizados nos estabelecimentos hospitalares públicos ou particulares, clínicas, laboratórios associações e cooperativas médicas para paciente internado e seu acompanhante.


Oito projetos de decreto legislativo que visa conceder título de cidadão (ã) cuiabano (a) e ordem do mérito legislativo também foram aprovados.

Confira os projetos que estavam em pauta nos links: https://sic.tce.mt.gov.br/52/assunto/listaPublicacao/id_assunto/809/id_assunto_item/9228
http://legislativo.camaracuiaba.mt.gov.br/


Assista à sessão ordinária desta terça-feira: https://youtu.be/vnAGajtgFbY

Secom Câmara

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana