conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria da Mulher adere campanha nacional “Sinal Vermelho para a Violência Contra a Mulher”

Publicado


.

Secretaria Municipal da Mulher aderiu a campanha nacional “Sinal Vermelho para a Violência Contra a Mulher”, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação foi lançada, em todo o país, na última quarta-feira (10), e tem como objetivo prevenir a violência doméstica e familiar durante a crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

A campanha tem como ideia impulsionar um canal silencioso de denúncia às mulheres que encontram mais dificuldades para formalizar queixas contra os agressores, nesta época de isolamento social. A titular da pasta da Mulher, Luciana Zamproni, explica que a intenção incentivar a mulher que sofre violência doméstica a fazer o sinal “X”, com batom vermelho (ou qualquer outro material), na palma da mão. 

Segundo Zamproni, a vítima deve mostrar a marca aos profissionais de farmácias previamente cadastrados. Ao ver o sinal, atendentes ou farmacêuticos seguirão protocolos preestabelecidos para lidar com a situação e acionarão a Polícia Militar ou Guarda Civil, contando com o apoio da rede de proteção. “Esse é um momento para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas, que estamos juntas. Foi por isso que aderimos essa campanha em nossa secretaria”, explica.

De acordo com a secretária, é importante a mulher dispor de mais uma ferramenta de enfrentamento à violência doméstica, considerando o crescente aumento nos números de casos durante o período de pandemia. “A vítima, muitas vezes, não consegue denunciar as agressões porque está sob constante vigilância. Por isso, é preciso agir com urgência. Campanhas que facilitem esse tipo de denúncia pode auxiliar pessoas que sofrem e podem contar sempre com nossa secretaria”, afirma.

Na segunda-feira (22), a secretária se reúne com o Conselho Regional de Farmácia para debater sobre a campanha e outras políticas públicas voltadas para as munheres, o encontro acontece às 14h. A Prefeitura de Cuiabá passa a divulgar a campanha em suas mídias sociais a partir da próxima semana, com fotos de cuiabanos e cuiabanas que defendem as mulheres vítimas da violência doméstica.

Adesão à campanha

Para participar da campanha, basta que os responsáveis pela farmácia encaminhem o termo de adesão (acesse o modelo AQUI) assinado digitalmente em formato de foto para o e-mail [email protected] A imagem do termo de adesão devidamente assinado também pode ser enviada por meio de mensagem de WhatsApp para (61) 98165–4974.

 

O protocolo é: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.

 

 

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Câmara de Cuiabá realiza três sessões plenárias na próxima semana

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá suspendeu a sessão ordinária desta quinta-feira (26) por conta da proximidade do processo eleitoral do segundo turno, que acontece neste domingo, dia 29. A plenária será reposta no próximo dia 8 a partir das 9 horas de forma remota.
A medida foi oficializada por meio do ato nº 010/2020, expedido pela Mesa Diretora nesta quarta-feira (25). O documento também fixa a próxima terça e quarta-feira (01 e 02) para reposição das sessões que não foram realizadas nos últimos dias 12 e 19 deste mês por falta de quórum.
Além disso, ratifica a realização da sessão ordinária da próxima quinta-feira (03).

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Continue lendo

Cuiabá

Mesa Diretora promove reunião de transição com vereadores da próxima legislatura

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A fim de dar celeridade no processo de troca de legislatura, a Câmara Municipal de Cuiabá realiza na próxima terça-feira (1º) uma reunião com todos os vereadores eleitos para a 20ª legislatura que se inicia em 1º de janeiro.
O encontro ocorrerá a partir das 14 horas na Sala das Comissões vereador Julio Pinheiro no Parlamento Municipal. A intenção é tratar sobre a transição dos gabinetes, bem como o funcionamento da Casa de Leis, tais como processos legislativos, comissões permanentes, e ainda sobre apresentação de requerimentos, indicações, projetos de leis e outros.
“Será uma nova legislatura com vários vereadores de primeiro mandato. Então, essa interação é muito importante, pois dará celeridade na adaptação dos novos vereadores e garante a continuidade dos trabalhos, pois irão se inteirar sobre todos os procedimentos do Legislativo e conhecer toda a estrutura da Casa”, explicou o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PTB).

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana