conecte-se conosco


Mato Grosso

Seciteci inaugura laboratório de informática no bairro Coophamil

Publicado

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) inauguraram nesta quarta-feira (09.10), o Laboratório de Informática na igreja Pentecostal, do bairro Coophamil.

Esse projeto faz parte do ‘Programa Bom Começo’, que visa qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato explica que essas parcerias são muito importantes porque irão proporcionar acesso gratuito e qualificação profissional à população carente. “O laboratório será uma ferramenta importante para os moradores da região, isso vai proporcionar aos usuários a realização do sonho da inclusão digital, além de capacitá-los para o mercado de trabalho”, ressalta Borgato.

Borgato destaca que a tecnologia precisa estar disponível para todos. “Estamos garantindo que essas pessoas tenham acesso às novidades tecnológicas de forma pedagógica, o que traz benefícios ao ensino e ao desenvolvimento delas”, afirmou.

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para a população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”.

Leia Também:  Escola Tiradentes de Sorriso recebe ‘Mérito Educativo’ por qualidade dos serviços

O laboratório é composto por 20 computadores, com estabilizadores, monitor de LCD, bancada, servidor e switch de rede. Com estes equipamentos serão oferecidos cursos de informática, por meio do sistema “S” (Senai). O curso oferecido será de Operador de Computador, são 60 vagas para os períodos matutino, vespertino e noturno.

O presidente do bairro Coophamil, Edevaldo Ferreira da Cunha Profeta falou da alegria de comemorar mais um beneficio para a comunidade. “Esta conquista pode ser o inicio de várias outras. Hoje realizamos um sonho, o que é fruto de muito trabalho. Quero agradecer ao secretário da Seciteci, por ouvir as nossas demandas e instalar esse laboratório aqui”, afirmou. 

O vereador, Toninho de Souza também destacou a importância destas ações para a região. “Essa é mais uma iniciativa que proporciona o acesso do cidadão à tecnologia, informação e conhecimento”.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Campanha para confecção de perucas para mulheres com câncer continua

Publicado

Nesta terça-feira (22), durante o dia todo, as mulheres, policiais e civis, poderão cortar o cabelo para contribuir para a confecção de perucas que atenderão outras mulheres que passam por tratamento de câncer.

No período da manhã, o salão Velvet Hair Lounge, parceiro da PM nessa campanha, atenderá aquelas que já agendaram horário. Todavia, no período da tarde há vagas para cortes, ou seja, ainda dá tempo de participar dessa ação de solidariedade.

Os telefones para informações e agendamento são: (65) 3613-8880 e (65) 98459-2163. Quem não tiver como ir até esse salão, poderá fazer o corte em outros locais e levar o cabelo para a Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da Polícia Militar, na sede do Comando Geral, localziado Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 6.135, bairro Novo Paraiso, em Cuiabá, até o dia 30 deste mês.

Além de cabelo, a campanha estimula a doação de acessórios como lenços, boinas, chapéu, bonés, turbantes, laços, fitas, entre outros.

A coordenadora adjunta de Comunicação Social e Marketing Institucional da PM (CCSMI), capitã Raíssa Helena Farinha Amorim, explica que a ação é resultado de uma parceria entre a PM e o projeto Força na Peruca, da Casa da Amizade do Rotary Clube de Lucas do Rio Verde, responsável pela confecção das perucas.

Leia Também:  Parceria capacita técnicos municipais operadores do Sistema do CadÚnico

Cabelos a partir de 15 centímetros, com ou sem química, podem ser doados ao pelotão da solidariedade da PM. No final deste mês, os cabelos coletados serão enviados ao projeto Força na Peruca, em Lucas do Rio Verde, onde voluntárias confeccionarão os acessórios.

Depois de prontas, as perucas serão trazidas para Cuiabá e entregues pela PM ao Hospital de Câncer, principal unidade de atendimento de mulheres em tratamento quimioterápico. 

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Jovens instrumentistas participam do Ciclo CirandaMundo MasterClass

Publicado

Dois dias inteiramente dedicados à música transformam o Palácio da Instrução em um grande conservatório, com direito a formação e apresentação com experientes instrumentistas vindos de várias partes do mundo. Realizado pelo Instituto Ciranda, o Ciclo CirandaMundo MasterClass, que ocorre nesta segunda-feira e terça-feira (21 e 22.10), oferece, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo e regência à mais de trinta jovens instrumentistas.

Entre os professores estão a canadense Verónique Mathieu, responsável pelas aulas de violino; Shah Sadikov, do Uzbequistão, responsável pelas aulas de regência e viola; e o paulista William Teixeira, professor de violoncelo.

“São três importantes instrumentistas reconhecidos internacionalmente que chegam em Cuiabá com um único intuito, compartilhar conhecimentos. Esse primeiro ciclo foi pensado especificamente para as sessões de cordas e regência. Para os estudantes, a atividade traz um grande aprendizado, com olhares muito competentes e novas e importantes perspectivas”, aponta Yndira Vilarroel, coordenadora pedagógica do Instituto Ciranda.

Para a violinista canadense Verónique Mathieu, as atividades desses dois dias de estudos no Palácio da Instrução trazem ganhos artísticos, tanto para os jovens instrumentistas, quanto para os professores envolvidos.   

“São atividades com significados muito profundos, tanto para os alunos quanto para nós professores. Por um lado, os alunos podem ter aulas com diversos artistas ao mesmo tempo, o que significa eles terem vários pontos de vista sobre a música. E para nós, professores, é uma experiência muito importante porque vamos poder tocar com músicos de Cuiabá, como é o caso da Jessica Gubert, do clarinete e da Yndira Vilarroel, do violino. Além de poder tocar música de compositores brasileiros, é claro. Um deles, Roberto Victorio, aqui de Cuiabá, que estará presente no concerto de amanhã. Uma bela oportunidade para todos os envolvidos”, garante Verónique.

Leia Também:  Com mais de 311 mil transferências no semestre, Detran orienta que licenciamento é obrigatório em 30 adias

Para a jovem violinista Kamilly Matos, 17 anos, que veio de Rondonópolis exclusivamente para participar da masterclass com Verónique, essa está sendo uma oportunidade única de aprendizado.

“O contato com outros instrumentistas do mundo vai acrescentar muito a nossas vidas, não só no violino, mas em todos os aspectos da vida. Gostaria de agradecer muito ao Instituto Ciranda, que despertou essa vocação em mim e em outros colegas meus. Com a chegada do Ciranda em Rondonópolis passei a ter acesso a esse tipo de atividades, despertando em mim o gosto pela música de orquestra”, explica Kamilly.

Concerto de encerramento

O Ciclo CirandaMundo MasterClass encerra nesta terça-feira (22.10), às 20h, no Palácio da Insturção, com um concerto especial aberto ao público, que traz no repertório, peças de W. A. Mozart, J. S. Bach, Roberto Victorio e Silvio Ferraz. Para as apresentações, além dos professores convidados, o concerto contará ainda com a violinista venezuelana Yndira Villarroel, a clarinetista Jessica Gubert e o compositor Roberto Victorio.

Para o concerto, várias formações, quintetos, quartetos e orquestra de câmara com a participação dos professores. “É um privilégio muito grande poder prestigiar profissionais tão importantes para a música de concerto. Estou muito feliz”, comemora Yndira Villarroel.

Leia Também:  Parceria capacita técnicos municipais operadores do Sistema do CadÚnico

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Serviço

Ciclo CirandaMundo MasterClass

Onde: Palácio da Instrução

Quando: Dias 21 e 22 de outubro (segunda-feira e terça-feira), das 8h às 18h. O concerto ocorrerá dia 22 de outubro a partir das 20h

Entrada Franca

Outras informações: (65) 3623-1239

Assessoria de Imprensa: WhatsApp (65) 98425-1443

O Palácio da Instrução é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Está localizado na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações: (65) 3613-9240.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana