conecte-se conosco


Mato Grosso

Secel lança edital de fomento ao livro e a leitura

Publicado

“A literatura de Mato Grosso está mais próxima da gestão cultural. O poder púbico reconhece a maturidade da literatura de Mato Grosso e nós, escritores, estamos extremamente felizes. Enfim, encontramos uma ação efetiva que nos reconheça, nos celebre e que nos fortaleça”.

Com essas palavras, a escritora e poeta Luciene Carvalho comemorou o Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense, lançado na noite desta terça-feira (30.10), no Palácio da Instrução. Vale dizer que Luciene é Imortal da Academia Mato-grossense de Letras e teve um de seus livros, “Dona”, incluído na lista de obras literárias para o Vestibular 2019/2 da Unemat.

Com investimentos de R$ 600 mil, o edital contemplará 15 obras literárias inéditas distribuídas nas categorias prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, além de 15 projetos de fomento à leitura, nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária.

“Incentivo direto à leitura e produção de conteúdo dos nossos escritores. Tivemos várias conversas com a categoria, escritores, editoras, revisores e toda essa cadeia produtiva, justamente para que o edital fosse construído para atender os anseios da classe em consonância com as necessidades do público”, explica Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

O edital também prevê a descentralização dos recursos, de modo que 60% das propostas premiadas deverão ser de escritores, artistas e produtores de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). O resultado será divulgado em fevereiro de 2020 e as inscrições seguem abertas até dia 12 de dezembro.

“Estamos vivendo um momento muito importante de incentivo à leitura e ao livro, isso significa contemplar uma complexa cadeia produtiva que valorize não só o livro e a produção de conteúdo, mas uma série de desdobramentos da literatura. Todos nós, da Secel, pensamos que nosso trabalho só é completo quando conseguimos, de fato, fomentar a cultura”, conclui Paulo Traven, secretário adjunto de Cultura.  

Serviço

Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense 

Inscrições abertas até 12 de dezembro

Consulte o edital AQUI!

Informações (65) 3613-0225 / (65) 3613-4347 / 98425-1443

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sema-MT lamenta falecimento do servidor Orneci Franco da Silva

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lamenta o falecimento do servidor Orneci Franco da Silva. Ele estava internado desde o dia 5 de maio para tratar o avanço do coronavírus, e não resistiu na madrugada deste sábado (15.05).

O Técnico de Desenvolvimento Econômico Social atuava na Gestão de Pessoas da secretaria há 8 anos, e deixa esposa e três filhos. Orneci é lembrado como um excelente profissional, sempre muito prestativo e querido por todos. Desde a sua internação, havia mobilizado colegas de trabalho para prestarem apoio à sua família.
“Este é um dia de muita tristeza para a família Sema. Que Deus conforte os amigos e a família do Orneci pela enorme perda”, lamenta a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
 
“Também recebi esta notícia com muita tristeza, Orneci era um colega muito querido, sempre muito atencioso com todos. É uma perda enorme para todos que de alguma forma o conheciam”, dizem colegas de trabalho. 
 
Por ser considerado grupo de risco, estava em teletrabalho durante todo o período de pandemia, conforme normas determinadas por decreto estadual.
 
O sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá. 
Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Blitz da Lei Seca põe cinco motoristas nas grades por por embriaguez no trânsito

Publicado

Cinco pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a 12ª edição da Operação Lei Seca, que ocorreu na noite deste sábado (15.05), em Várzea Grande. Ao todo, 35 testes de alcoolemia foram realizados.

Entre os principais autos de infração, 10 foram por conduzir veículo sem possuir CNH, nove por conduzir sem licenciamento, além de uma pessoa que se recusou a fazer o teste de alcoolemia.

Ao todo, 15 veículos foram removidos, entre nove carros e seis motocicletas. Além disso, seis documentos foram recolhidos, entre eles quatro CNHs e dois CRLV.

Participaram desta edição o Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp), a Polícia Militar por meio do Batalhão de Trânsito (BPMTRAN), a Polícia Judiciária Civil por meio da Deletran, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Municipal de Várzea Grande.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana