conecte-se conosco


Mato Grosso

Seaf estuda uso do lixo orgânico para geração de biometano

Publicado

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) estuda a possibilidade explorar o gás metano, como opção para o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados em Cuiabá. O projeto envolveria inicialmente a capital, com a coleta de todo resíduo produzido nas feiras livres e oriundos de outras fontes. A estimativa é recolher cerca de 600 mil quilos de resíduo orgânico no mês. 

Resíduo orgânico é todo tipo de resto de alimento de origem vegetal ou animal, produzido diariamente nas residências, indústrias alimentícias, feiras, supermercados, escolas, restaurantes, entre outros. Temos como exemplos de lixo orgânico, restos de alimentos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc. 

O secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral participou de uma das visitas técnicas ao projeto UD Biometano da Usina Itaipu Binacional, desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás). O centro é uma instituição científica e de inovação que tem como meta, se tornar referência mundial na oferta de tecnologia para o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás. Na usina, o sistema opera com resíduos orgânicos gerados pelas atividades agropecuárias, agroindustriais, urbanas e industriais. Toda produção de biogás é consumida no abastecimento dos veículos que compõem a frota da Itaipu. 

De acordo com o Gestor Ambiental da Seaf, Brasílio Ferreira, que também participou da visita, o uso do lixo para geração de energia é algo que vem ganhado força no Brasil e no mundo. A solução apresenta uma série de vantagens, passando pela diversificação da matriz energética do país, e pela diminuição dos impactos causados pela decomposição do lixo, como a emissão de gases nos aterros sanitários.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Ernesto Manoel Barbosa o município é parceiro do Governo do Estado e possui total interesse na implantação do projeto. Cuiabá participará prioritariamente na coleta de todo resíduo produzido pelas feiras livres, diminuindo de maneira significativa as áreas destinadas a recepção dos materiais. 

Além do quesito econômico, a geração de energia a partir do uso do lixo orgânico reduziria os acúmulos depositados nos aterros sanitários, funcionando como alternativa para municípios que ainda não se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Aprovada em 2010, a PNRS determinava o fechamento de todos os lixões do país até 02 de agosto de 2014, e o rejeito (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) encaminhado para aterros sanitários adequados. 

De acordo com o Projeto de Lei 2289/2015, capitais e regiões metropolitanas teriam até 31 de julho de 2018 para se adequarem; até 31 de julho de 2019, para municípios com população superior a 100 mil habitantes; até 31 de julho de 2020, para municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes e até 31 de julho de 2021, para aqueles com população inferior a 50 mil habitantes.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Confira a programação das Videoaulas transmitidas pela TV Assembleia nesta semana

Publicado


.

As videoaulas desta semana do projeto Pré-Enem Digital, transmitidas pela TV Assembleia, incluem conteúdos de Interpretação de Textos, Literatura, Matemática, Espanhol, Química e Projeto de Vida.

As videoaulas são transmitidas pela TV Assembleia, canais 30.1 e 30.2 (aberta e HD Digital) e 10 (Net TV), de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h e das 20h às 21h, e aos sábados, das 9h às 10h.

Nesta segunda-feira (29.06), a videoaula foi com o professor Sérgio Cintra, que destacou Inferência na interpretação de textos, e com a professora de Matemática Sônia, que abordou o tema Probabilidade.

Na terça-feira (30.06), as aulas serão de Literatura, com a professora Franciellen, que vai destacar a Primeira Geração Modernista no Brasil (parte 1 e 2), e com a professora Maria Carolina, com interpretação de textos na disciplina de Espanhol.

Na quarta-feira (01.07), será a vez dos professores Maurício Maccari e Léo Silva, com videoaulas sobre Projeto de Vida e Termoquímica, respectivamente.

Na quinta e sexta-feira (25 e 26.07) as aulas transmitidas de segunda a quarta-feira serão reprisadas, das 20h às 21h, e sábado, das 9h às 10h.

O projeto Pré-Enem Digital foi criado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o objetivo de apoiar e dar suporte aos estudantes das escolas públicas que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Ao todo, participam do projeto 33 professores, tanto da rede pública de ensino quanto da rede privada, que estão sendo voluntários nesse trabalho.

O conteúdo das videoaulas são focados nas quatro áreas do conhecimento, que são exigidas no Enem.

Toda a produção das videoaulas está sendo a custo zero para os cofres públicos. As gravações são feitas com equipamentos do Estado e no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Todas as aulas transmitidas pela TV Assembleia são disponíveis no canal no Youtube “Pré-Enem Digital” e na página do Facebook da Seduc, ficando à disposição dos alunos para que possam revisar e estudar em momento oportuno.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sesp divulga resultado preliminar da seleção de profissionais de saúde bucal

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) publicou o resultado preliminar do edital de processo seletivo nº 002/2020, que prevê a contratação de profissionais da saúde bucal (níveis técnico e superior) com atendimento temporário nas unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

O contrato será de até 12 meses, podendo ser prorrogado, desde que haja previsão legal.

Também está disponível o formulário para interposição de recursos em relação ao resultado preliminar. Os candidatos que desejarem realizar a interposição deverão enviar o formulário devidamente preenchido e assinado entre os dias 30 de junho e 1° de julho pelo e-mail [email protected].

O formulário e o resultado preliminar podem ser acessados AQUI

As análises de recursos serão realizadas entre os dias 2 e 8 de julho. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) até o dia 10 de julho.

Vagas e remuneração

As vagas são para os cargos de Assistente do Sistema Penitenciário: Técnico em Saúde Bucal; e profissional de Nível Superior do Sistema Penitenciário – perfil Odontólogo.

Os profissionais de nível técnico atuarão nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Juína, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. É disponibilizada uma vaga por município, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário de até R$ 3.088,29.

As vagas de nível superior são disponibilizadas nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Tangará da Serra, com uma vaga cada. A jornada de trabalho também é de 40 horas semanais e o salário é de até R$ 6.230,17.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana