conecte-se conosco


Turismo

Se inspire com estas viajantes e caia na estrada na sua própria companhia

Publicado


source

Praticamente todo mundo ama viajar, seja com o mozão ou com a família. Mas que tal viajar sozinho? Além de ser uma ótima forma de aproveitar a própria companhia, todos os passeios são planejados para apenas uma pessoa, tendo experiências bem diferentes.

viajar só
Arquivo pessoal/Thaís Mayume

Viajar só pode ser algo diferente e uma experiência incrível


A caso da editora Thaís Mayume conta que começou a viajar sozinha pela liberdade. “Parece até egoísmo, mas sempre tive essa ideia quando viajava com alguém. Quando estou só, tenho liberdade de trocar passeios, de decidir se vou para uma praça ou museu”, diz.

Thaís diz que se permetir é o melhor nessas viagens. “É se permitir conhecer lugares novos e pessoas novas, quando se está só você, acaba conhecendo mais gente porque fica mais sociável”, aponta.

Juliana Muncinelli, mais conhecida nas redes por Juzao, teve a primeira vontade de começar a viajar sozinha quando foi para a Disney pela primeira vez. “Fui com meus chefes do segundo estágio que fiz, em 2008. Peguei o gosto pela viagem ali, mas em viagens à trabalho eu aproveitava para passear sozinha antes de reuniões e tal. Foi aí que comecei a planejar e pensar na possibilidade de fazer uma viagem 100% sozinha”, diz.

juzao
Arquivo pessoal/Juliana Muncinelli

Juliana, ou juzao nas redes viaja sozinha há anos


Ela estava em Nova York para produzir um comercial da empresa que trabalhava e aproveitou uma folga para passear. “Nossa, a sensação de liberdade foi maravilhosa! De não precisar esperar pelos outros ou por uma necessidade específica, nem uma oportunidade. Eu posso criar essa oportunidade”. Ela diz que sua primeira viagem sozinha mesmo foi para Montevidéu, no Uruguai, quando aproveitou uma promoção. “Essa viagem me desbloqueou para outras”, diz Juliana.


Thaís conta que começou com um pequeno bate e volta. “A primeira vez que viajei sozinha foi pra prestar vestibular fora de SP. Parece bobo, mas foi incrível”, afirma. Ela diz que como mulher, há sempre um receio dobrado, principalmente com o risco de assédio. Mas Thaís indica observar com atenção os lugares.

“Nunca tive problemas em minhas viagens, mas é necessário ser mais detalhista, observar melhor os lugares. Medo mesmo eu senti mesmo quando errei um caminho em Salvador à noite e acabei atravessando uma comunidade. Tirando isso, foi tranquilo”, diz.

Outra dica que ela dá é ver as avaliações dos lugares em sites especializados em viagem e as experiências de outras mulheres. “Faça um roteiro, leia sobre as experiências de outras mulheres no local, tenha sempre um plano B”, aponta. 

viajando sozinha
Arquivo pessoal/Thaís Mayume

O local mais recomendado por Thaís é Alter do Chão, no Pará


Mas mesmo sozinha, perrengues acontecem

Pode ocorrer de muitos te desmotivarem, mas são problemas que acontecem. “Essa sensação de ficar sozinha, de passar por inseguranças, acontece. Mas são riscos que eu quis correr e sentir o momento comigo mesma era algo maior do que os perigos. Alguns riscos temos que correr sim”, diz Juliana.

Outra coisa que ela aponta é o preço. “Você não tem com quem dividir as contas, como o táxi, a hospedagem ou restaurante. Outro perrengue que eu passei foi de querer tirar uma foto e não conseguir, mas eu resolvi isso com um tripé para celular e controle. Até timer uso”, aponta Juliana.

foto
Arquivo pessoal/Juliana Muncinelli

Com um tripé e controle, Juliana consegue tirar fotos sozinha sem problemas

Thaís diz que estar sozinha pode trazer alguns perrengues. “O maior perrengue é que eu não me sinto segura pra fazer determinadas coisas sozinhas por ser mulher. Um exemplo pegar carona, carregar suas malas, ficar de olho se não estão te enganando”, diz. 

Na viagem mais longa, ela diz que a maior barreira foi linguística, mas os pontos positivos falaram mais alto. “A grande viagem sozinha mesmo foi pra Cuba. E foi incrível, mesmo com alguns problemas com a língua e o planejamento de rodar pela ilha além de Havana. A sensação era de liberdade plena, com um bom gosto de rum”, afirma rindo.

Quais os melhores lugares para começar a viajar?

Que tal começar pelo Brasil? Thaís indica começar pelo Pará. “Mais precisamente Alter do Chão. É um lugar tranquilo e lindo, as pessoas são cordiais e há muito o que conhecer por lá. Porém, o lugar em que me senti mais tranquila foi Cuba. O índice de estupro lá é bem baixo, vc consegue andar sozinha em qualquer horário”, aponta.

Juliana indica Capitólio em Minas Gerais para começar a viajar. “É bom pois é um ambiente muito jovem, com rolês de barzinhos e baladas, mas também tem a natureza. Outro legal é Paraty, que também tem essa sensação gostosa de natureza e bares”, diz. Na América do Sul, ela indica Montevidéu, Buenos Aires e Machu Picchu.

“Nova York é ótimo também, fácil de andar e de encontrar passeios legais. Na Europa visitei o Leste Europeu e é mais complicado. Fiquei 20 dias e foi muito legal apesar da dificuldade”, diz.

Fonte: IG Turismo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Águas de Lindóia: saiba o que fazer por lá e onde de hospedar

Publicado


source

Na retomada do turismo, as viagens para o interior e destinos próximos às capitais estão em alta , como apontaram pesquisas recentes. Um local perto de São Paulo que pode ser uma opção para quem busca um refúgio da cidade grande é Águas de Lindóia. 

Águas de Lindoia
Reprodução/Flickr/Pereira FC

Vista de Águas de Lindoia

O destino faz parte do  Circuito das Águas paulista e fica a 185 km do centro da capital paulista (de acordo com o Google Maps). A viagem de carro de São Paulo até Águas de Lindoia dura cerca de duas horas e meia e há algumas opções de trajetos , sendo a rota mais tradicional a pela Rodovia dos Bandeirantes. 

“Mesmo para quem não tem carro ou acha que o veículo próprio não está em condições de pegar estrada, uma opção é alugar um carro por dois ou três dias. Como houve uma baixa na demanda, os preços das locadoras estão interessantes”, diz Rafael Sette Câmara, do site 360meridianos.com, especializado em viagens e turismo.

O que fazer em Águas de Lindóia

A cidade do interior paulista oferece muito contato com a natureza, além de diversão para quem estiver em família e aventura para os mais radicais. 

Dica de passeio #1: águas termais

Thermas Hot World
Reprodução/Facebook

O parque aquático Thermas Hot World já retomou as atividades, mas com serviços reduzidos

Para começar a curtir o destino, vale seguir a dica do próprio nome do local: aproveitar as águas. A cidade é considerada a capital termal do Brasil.

 “As águas da região já são famosas desde o tempo dos bandeirantes. Mas a fama cresceu mesmo foi no começo do século 20, quando começaram a chegar os turistas – os primeiros hotéis foram construídos em 1910”, explica Rafael.

Como ressalta do especialiata, é preciso verificar a situação das termas antes de marcar sua viagem. Rafael destaca que, segundo a prefeitura de Águas de Lindóia, desde o começo da pandemia a cidade teve 188 casos confirmados de Covid-19, com cinco mortes. No momento, o Balneário Municipal está com serviços suspensos por conta da pandemia.

Uma opção é o Thermas Hot World, que já retomou suas atividades, mas ainda com serviços reduzidos. “Por isso, é preciso agendar o passeio com antecedência”, diz Rafael. “Foi determinado também um protocolo de segurança, com aferição de temperatura na porta do parque, obrigatoriedade de distanciamento entre as pessoas e de uso de máscaras, exceto dentro das piscinas”, completa.

Dica de passeio #2: caminhadas e passeios ao ar livre

águas de lindoia
Reprodução/Flickr/[email protected]

Praça Adhemar de Barros é um bom local para fazer uma caminhada

Nessas épocas, nada melhor do que investir em passeios ao ar livre e fugir de aglomerações. “Acho que agora a ideia da maioria dos viajantes é relaxar, não sair para ver uma série de pontos turísticos. A gente ficou sete meses trancado em casa, então qualquer lugar que permita uma caminhada ao ar livre, que tenha um parque, praça ou área verde bonita, é uma boa escolha”, analisa Rafael. 

Em Águas de Lindóia o turista pode conhecer, por exemplo, a Praça Adhemar de Barros, que tem projeto de Burle Marx e um lago lindo. “É o local para atividades ao ar livre e o grande cartão-postal da cidade”, diz o especialista.

“Se quiser contemplar a vista da região, com direito ao cenário montanhoso de Minas no horizonte, um bom lugar é o Cristo Redentor, que fica no alto do Morro do Cruzeiro, a menos de três quilômetros do centro da cidade”, sugere.

Outra opção para passeio ao ar livre é a Represa do Cavalinho. “Local reúne paisagens lindas e convida para uma caminhada ou passeio de bicicleta. E há ainda o Bosque Zequinha de Abreu.”

Dica de passeio #3: ecoturismo

Fazenda Morro Pelado
Divulgação

Fazenda Morro Pelado conta com diversas atividades ligadas ao ecoturismo

Como lembra o especialista, Águas de Lindóia é um destino conhecido pelo ecoturismo. Segundo ele, vários lugares, como o próprio Thermas Hot World e fazendas como a Morro Pelado, oferecem atividades ao ar livre como arvorismo, passeio a cavalo, tirolesa e pescaria. É só escolher. 

Onde se hospedar em Águas de Lindóia

Grande Hotel Glória
Divulgação/Booking.com

Grande Hotel Glória está entre as opções de hospedagens em Águas de Lindóia com boa avaliação na Booking.com

Para aproveitar ao máximo o passeio, mais uma dica de Rafael é caprichar na escolha do hotel, casa ou pousada para se hospedar. “Ter uma hospedagem confortável e no meio da natureza pode ser o ponto alto da viagem”, comenta. 

Ele completa: “Para quem quer se isolar no mato, a sugestão é buscar por casas de campo, que nesse momento podem ser opções melhores que hotéis ou pousadas. Dá pra ter uma casa inteira só pra você e para sua família, sem ter que dividir a hospedagem com outras pessoas. Casais podem buscar por chalés ou lofts, por exemplo, e grupos e famílias podem investir em lugares mais confortáveis, com piscina e área de churrasqueira”. 

Hoteis da região também oferecem contato com a natureza e podem ser uma opção. Para ajudar, a pedido do iG Turismo, a Booking.com separou sugestões de hospedagem com destaque nas notas entre os usuários do site. A avaliação é de 0 a 10 e calculada com base na experiência dos próprios hóspedes – como eles avaliaram pontos como tranquilidade do quarto, qualidade da comida, simpatia da equipe e a limpeza do local.

Veja a lista de hospeagens e descrições da Booking.com:

Hotéis em Águas de Lindoia

Grande Hotel Glória – nota 9,2
Grande Hotel Glória oferece luxo e conforto ao hóspede e conta com estrutura para receber famílias, casais e amigos. A acomodação oferece serviço de massagem, sauna, quartos com banheira de hidromassagem, além de piscina ao ar livre, parquinho infantil e lounge compartilhado com TV. O turista poderá ainda se divertir no salão de jogos, que conta com tênis de mesa e bilhar, e desfrutar das bebidas do bar. O estacionamento é privativo e gratuito e o hotel tem wi-fi, também gratuito.

Hotel Fazenda M1 – nota 9,0
Hotel Fazenda M1 é indicado para toda a família, com uma infraestrutura completa para lazer, entretenimento e muito conforto, também para hóspedes com mobilidade reduzida. Os viajantes poderão desfrutar de uma piscina ao ar livre rodeada por espreguiçadeiras e toboágua, além de se divertir com uma mesa de bilhar, ping-pong e quadra de tênis. Para as crianças, o hotel dispõe de parquinho infantil. Estacionamento e wi-fi são gratuitos.

Hotel Mantovani – nota 8,7
Hotel Mantovani fica a apenas 100 metros do centro de Águas de Lindóia. A acomodação conta com um piscina ao ar livre e uma aquecida, além de área com jardim para descansar, salão de jogos e parquinho para crianças. Os hóspedes poderão degustar drinks no bar do hotel e aproveitar os lounges. Um buffet de café da manhã é servido diariamente e a acomodação oferece ainda serviço de lavanderia.

Pousadas em Águas de Lindóia

Pousada Morro Verde – nota 9,6
pousada Morro Verde está muito bem localizada, a apenas 1,5 km do centro de Águas de Lindóia e com acesso fácil às trilhas e atividades de pesca ao redor para os mais aventureiros. O turista que se hospedar nessa acomodação terá uma estadia relaxante e repleta de ar puro, podendo desfrutar da piscina ao ar livre, jardim e parquinho para as crianças. Diariamente é servido um buffet de café da manhã e chá da tarde. Todas as acomodações contam com lareira e varanda.

Estância das Montanhas – nota 9,5
Literalmente em meio às montanhas, essa pousada proporciona uma estadia para quem busca tranquilidade e muita natureza em ambientes rústicos e confortáveis. A localização da  Estância das Montanhas  oferece vistas belíssimas. O hóspede poderá relaxar na piscina ao ar livre, apreciar a paisagem no terraço e no bar, enquanto as crianças se divertem no parquinho infantil. Um buffet de café da manhã é servido diariamente. Há também um restaurante no local que serve pratos da cozinha regional.

Riacho da Areia – nota 8,8
Uma pousada que oferece muito aconchego, conforto e tranquilidade aos seus hóspedes. O lazer no  Riacho da Areia fica por conta de duas piscinas, uma ao ar livre e outra coberta, além de um delicioso jardim para caminhar e passar o tempo. Ao redor da acomodação o turista poderá desfrutar de muita natureza e ar puro, fazendo trilhas a pé e visitando as belíssimas cachoeiras que estão próximas ao local. A pousada oferece wi-fi e estacionamento privativo gratuito.

Resorts em Águas de Lindóia 

Villa di Mantova Resort Hotel – nota 9,1
Um enorme resort que mescla luxo com ambientes rústicos e confortáveis e inúmeras opções de lazer e entretenimento para toda a família. Localizado em uma ampla área natural, rodeada pelas montanhas de Águas de Lindóia, o Villa di Mantova Resort Hotel  conta com uma piscina ao ar livre, atividade de arco e flecha e karaokê, oferece jantares temáticos, passeios de bicicleta e à pé, tem mesa de bilhar, quadra de tênis e organiza ainda grupos para trilhas e pesca. Estão disponíveis dois restaurantes no local, onde é possível degustar especialidades regionais, além de um buffet de café da manhã diário. Todas as acomodações contam com lareira e ar-condicionado. 

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Turismo

Barra Grande: conheça o destino escolhido por vários famosos para o ano novo

Publicado


source

A Bahia sem sombra de dúvidas tem praias maravilhosas e destinos incríveis para todos os gostos. Nos últimos tempos, o lugar preferido no Estado para o ano novo das celebridades é é Barra Grande. Já passaram a virada por lá Neymar, Bianca Andrade, Marina Ruy Barbosa e Caio Castro, entre outros.

Localizada a 483 km de Salvador, Barra Grande está localizada em Maraú. O destino tem as praias belíssimas, com águas claras e cristalinas. Lá também se pode encontrar atividades de lazer e pontos turísticos para todos os gostos. 

destino das celebridades
Reprodução/Instagram

Conheça Barra Grande, na Bahia, o destino preferido das celebridades para passar o ano novo


A sexta praia mais bonita do Brasil, segundo veículos especializados Viagem e Turismo e Quatro Rodas fica em Barra Grande. O lugar é Taipu de Fora, que possui sete quilômetros de areia branca, coqueiros gigantes e recife de corais. Quando a maré está baixa é formado um mosaico de piscinas naturais com água quente e sem ondas. É a época perfeita para dar um mergulho e apreciar a beleza dos corais debaixo d’água.


Qual a melhor época do ano para conhecer?

Segundo Gustavo Mariotto, Chefe de Marketing no ViajaNet, a melhor época do ano para ir ao destino é no verão, entre setembro e fevereiro, quando há menos possibilidade de chuvas. “Busque evitar os períodos de chuva, entre os meses de abril e julho”, aconselha.

Mariotto acrescenta que para aproveitar a viagem da melhor maneira possível, visitando todos os pontos turísticos e as belíssimas praias, o tempo ideal é em torno de 4 a 6 dias.

Quanto custa em média a viagem?     

Para chegar até Barra Grande, é preciso chegar pelo aeroporto mais perto de Marau, que é o de Ilhéus, cerca de 127km de distância. O valor mais barato das passagens aéreas para Ilhéus, saindo de São Paulo é a partir R$ 758.

Uma dica muito importante para conseguir encontrar as passagens mais baratas é sempre pesquisar com antecedência, ver qual o melhor momento para ir ao destino, comparar preços e ficar sempre de olho nas promoções relâmpago e participar do programa de milhas.

Confira abaixo fotos de algumas celebridades que já foram para Barra Grande. 


Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana