conecte-se conosco


Mato Grosso

Saúde promove 1º Encontro Mato-grossense sobre Hanseníase e Tuberculose

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará, nos dias 09, 10 e 11 de setembro, o 1º Encontro Mato-grossense de Vigilância e Atenção Especializada em Hanseníase e Manejo Clínico Pediátrico da Tuberculose. O evento ocorrerá das 8h às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

O encontro será divido em dois momentos. Nos dias 9 e 10, será abordado o tema hanseníase. A discussão será aberta para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam em ambulatórios de atenção especializada e nas unidades regionais do Estado.

Conforme a Coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas da SES-MT, Ana Carolina Machado, durante os dois primeiros dias de evento os profissionais vão tratar das metas e resultados do Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase (PEHAN).

Além disso, vai ser analisada a possibilidade de ampliar o número de Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados no Estado (AAER) – visto que Mato Grosso conta com seis –, e discutida a inclusão de ambulatórios nos Planos Municipais de Enfrentamento à Hanseníase.

“Queremos entender o cenário epidemiológico da doença no Estado para alinhar as metas do plano de acordo com a realidade na qual estamos inseridos, para traçarmos as tendências e desafios da doença”, explica a coordenadora.

Tuberculose

Já no segundo momento, dia 11, haverá uma capacitação sobre manejo clínico de crianças com tuberculose. O evento será aberto para médicos e enfermeiros da rede de saúde municipal e estadual. Os 16 escritórios regionais de saúde têm a tarefa de distribuir as fichas de inscrições aos municípios de abrangência. Cerca de 100 pessoas devem participar do curso.

A capacitação será ministrada por uma equipe do Ministério de Saúde. Segundo a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Endêmicos da SES-MT, Alba Valeria Gomes, os palestrantes irão falar sobre avaliação de contatos de tuberculose; diagnóstico e tratamento da infecção latente da doença; tratamento em crianças menores de 10 anos; diagnóstico e tratamento em adolescentes, entre outros temas.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

“Nos últimos 10 anos, não foi feito ao município 10% do que essa gestão já fez”, afirma prefeito

Publicado

O prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Piovezan, afirmou que a atual gestão do Governo do Estado tem feito muitas ações em prol do município, beneficiando diretamente a população local.

Um dos exemplos foi a parceria firmada entre Estado e Prefeitura nesta quinta-feira (27.02), na qual ficou acertada a pavimentação de 64,13 km na Rodovia MT-220, trecho do entroncamento da BR-163 até o entroncamento da MT-170.

O Governo irá investir R$ 44 milhões nas obras, enquanto a Prefeitura ficará com a responsabilidade de cuidar da limpeza e sinalização da área, bem como em obras complementares e no controle e recuperação ambiental

“Eu estou no meu segundo mandato e passei por dois governadores. Nos últimos 10 anos não foi feito 10% do que essa gestão está fazendo lá com a nossa região”, relatou o prefeito.

Piovezan mencionou que o Estado tem feito outras ações para beneficiar Porto dos Gaúchos, a exemplo da reforma na Escola Estadual José Alves Bezerra, em parceria com a Prefeitura, e a substituição da ponte do Rio Arinos no trecho entre o município e Juara, que é de madeira, por uma de concreto.

Essa ponte será construída com recursos do Estado, do município e de emendas federais.

“O Vale do Arinos produz hoje mais de 300 mil hectares e tem projeção de produzir mais de 1 milhão de hectares de soja. Além de ser uma obra [pavimentação], é um investimento do Estado que, com certeza, vai ser retribuído incentivar a produção agrícola na região. Além de outras obras que o governador tem ajudado imensamente. A região toda vai conseguir produzir muito mais”, ressaltou.

Além disso, o Estado tem pago rigorosamente em dia os repasses para a Saúde dos 141 municípios. No caso de Porto dos Gaúchos, somente em 2019 foram repassados R$ 313.6 mil.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Empaer abre processo seletivo para contratar menor aprendiz

Publicado

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) abriu processo seletivo nesta sexta-feira (28.02), para contratação de jovem aprendiz para atuar prioritariamente na área administrativa da empresa. Serão ofertadas dez vagas para preenchimento imediato e dez para o cadastro reserva. 

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet no endereço eletrônico https://forms.gle/ZnUYqfrDafZZzg9T6, no período de 4 a 6 de março de 2020.  Podem se inscrever estudantes devidamente matriculados, a partir do 1º ano do ensino médio, e que tenham entre 14 e 18 anos.

A prova de seleção será realizada no dia 13 de março o local da realização da prova será divulgado no dia 11 de março no site da Empaer www.empaer.mt.gov.br e no Diário Oficial do Estado. O Processo Seletivo será executado em duas etapas: Prova objetiva que terá caráter classificatório, com um total de 30 questões das disciplinas de português, matemática, informática, história e geografia de Mato Grosso. A segunda etapa consiste na entrevista com a Comissão do Processo Seletivo, na qual será analisado o currículo escolar e o boletim do candidato.

A diretora de Administração Sistêmica da Empaer, Flávia de Souza Almeida, comenta que fica vedada a inscrição de candidato vinculado a outros programas de aprendizagem ou outras modalidades de trabalho que gerem vínculo empregatício. A carga horária diária será de 4 horas, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais, sendo dois dias de aulas teóricas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e os outros três dias de atividades práticas na empresa. Os candidatos habilitados vão assinar um contrato pelo prazo de 24 meses.

De acordo com Flávia, também será avaliado o interesse do candidato no aprendizado profissional em ambiente empresarial, a aptidão para a execução de tarefas rotineiras e o comportamento psicossocial do candidato. Ela explica que o salário será calculado de acordo com o total das horas trabalhadas, incluindo as atividades teóricas, o repouso semanal remunerado e feriados não contemplados no valor unitário do salário-hora.

Na primeira fase do processo seletivo serão selecionados os 27 candidatos que obtiverem as maiores notas, acima de 50% de acerto das questões. O resultado será divulgado no dia 17 de março. A listagem dos dez candidatos selecionados para as vagas de contratação imediata e dos dez candidatos reservas do Programa Jovem Aprendiz estará disponível no site da Empaer e Diário Oficial no dia 24 de março. A assinatura do contrato de aprendizagem, por sua vez, será realizada entre os dias 25 e 26 de Março.

Para saber mais informações, o candidato pode acessar o edital aqui.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana