conecte-se conosco


Mulher

Saudáveis e eco-friendly: como aderir aos produtos de beleza sem água

Publicado

Saiba como aderir aos produtos de beleza em barra ou em pó
KoolShooters/Pexels

Saiba como aderir aos produtos de beleza em barra ou em pó

Já faz tempo que os produtos de beleza sem água estão dominando as prateleiras e nécessaires de quem é adepto de bons  cuidados com a pele e com os cabelos. A vertente faz parte do waterless beauty, rotina que propõe o uso de produtos sem líquidos na composição e dá prioridade aos cosméticos em pó ou em barra. Além de dispensarem embalagens e terem uma produção menos nociva para o meio ambiente, esses produtos têm composições 100% naturais e podem ser personalizados de acordo com a demanda de cada tipo de pele.

O conceito que baseia o skincare beauty foi criado na Coreia do Sul, em 2015. Além de poupar água e diminuir o lixo gerado pelas embalagens após o uso, o teor eco-friendly está no consumo de CO2 (o que pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa), no uso de ativos naturais e no descarte de corantes e insumos industrializados, como parabenos, conservantes e petrolatos.

A dermatologista Maria Eduarda Pires aponta que o baixo impacto ambiental atrai adeptas do clean beauty; ou seja, de quem busca por produtos de beleza mais conscientes, com menos químicas pesadas, sem testes em animais e que disponham de embalagens recicláveis.

“Ainda há estudos e pesquisas relacionados às embalagens desses cosméticos para garantir que eles sejam totalmente sustentáveis. De qualquer forma, a produção busca ser o mais natural possível e alinhada com as diretrizes do movimento clean beauty”, destaca Pires.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre universo feminino!

O uso dos produtos em pó ou barra podem melhorar significativamente os resultados nas rotinas skincare e haircare. A dermatologista e esteticista Mariana Veloso afirma que a remoção da água e dos compostos químicos, que seriam necessários para evitar proliferação de bactérias e germes, tornam os ativos mais potentes. Consequentemente, o uso se torna mais eficaz.

Além disso, os produtos com base de água podem trazer a sensação de ressecamento, já que o líquido evapora e leva embora os óleos naturais saudáveis produzidos pela pele, responsáveis por hidratar o organismo.

Como é a composição dos produtos?

Veloso e Pires reforçam que a base de composições dos produtos do waterless beauty é de extratos e óleos vegetais. Sem adição de água, os insumos e ativos são mais concentrados em comparação ao produto líquido. Veloso explica que a água corresponde a 80% da fórmula dos produtos habituais, diminuindo a quantidade de ativos. Além disso, a durabilidade é menor e faz com que uma quantidade maior precise ser aplicada.

Pires reforça que a falta de água deixa os produtos mais leves e práticos para transportar, facilitando o uso em casos de viagem, por exemplo. Outro ponto positivo é que não há riscos de vazamentos inesperados.

Os produtos sem água tendem a ser mais versáteis. Marcas de cosméticos e farmácias de manipulação podem criar cosméticos em barra ou em pó usando ingredientes que vão de acordo com as demandas de cada tipo de pele e cabelo.

Para usar os produtos de higienização, basta colocar a barra ou o pó em contato com a água, de preferência no banho; mas tenha cuidado ao armazená-los. “Em contato constante com a água, os produtos perdem solidez e estabilidade em seus ativos. Por isso, o recomendado é sempre armazená-los em saboneteiras e mantê-los distante do contato com a água”, indica Veloso.

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

Economia no bolso

Veloso destaca que os produtos sem água têm maior custo benefício, apesar de parecerem mais caros do que os que levam água na composição. “A maioria dos produtos são projetados para serem lucrativos e duradouros. Por isso, a água é frequentemente usada como ‘enchimento’, porque é barata, neutra e previne contaminações e reações, por exemplo”, começa a dermatologista

Pela alta concentração de ativos naturais, os produtos em pó ou barra são, de fato, mais caros. Contudo, a qualidade é mais elevada e o conteúdo dura muito mais tempo. Ou seja, esses produtos podem ser usados mais vezes e, a longo prazo, levam mais tempo para serem comprados novamente.

“A ausência de água garante que esses cosméticos durem mais, dispensando a necessidade de conservantes. Também não é necessário grande quantidade de produto na hora de aplicar sobre a pele, já que são mais potentes e possuem uma capacidade maior de realizar suas funções”, conclui.

Que tipos de pele podem aderir ao waterless beauty?

Devido à composição natural, Veloso e Pires apontam que todos os tipos de pele podem se beneficiar dos produtos sem água. Além disso, eles não alteram nenhuma característica natural da pele. No entanto, Veloso aponta que as peles mais sensíveis podem ganhar ainda mais devido à ausência de compostos químicos agressivos.

Pires reforça a importância de consultar um especialista antes de optar por alguma composição específica. “Nem sempre sabemos a nossa necessidade sem a realização de acompanhamento de um médico dermatologista”, afirma.

Como começar a usar os produtos sem água?

Veloso e Pires apontam que os cosméticos em barra ou pó podem ser introduzidos aos poucos, começando de maneira simples. “O indicado é começar substituindo um produto convencional, como o sabonete líquido, por um em pó”, ensina Pires.

Para skincare, também são comumente encontradas formulações mais potentes, como balm, primer e protetor solar em barra. Veloso destaca que o protetor solar em bastão torna a textura da pele mais espessa e uniforme graças à formulação mais oclusiva, o que aperfeiçoa o uso.

“Os protetores com cores ainda criam uma barreira física contra a luz azul, sendo ideal para quem tem melasma”, diz. No caso do protetor solar, Veloso destaca ainda a economia do produto, já que não há riscos de aplicar uma quantidade maior na hora de espalhá-lo no rosto.

No caso da rotina de haircare, há a versão sólida de shampoos e condicionadores, que podem conferir uma limpeza mais profunda do couro cabeludo e controlar a oleosidade de forma mais efetiva. A mesma tendência tem atingido os cuidados de higiene pessoal, como desodorantes e pastas de dente.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mulher

Startup lança campanha para informar e combater violência obstétrica

Publicado

Apoiadores de campanha podem baixar cartazes com frases informativas sobre violência obstétrica
Gestar/Divulgação

Apoiadores de campanha podem baixar cartazes com frases informativas sobre violência obstétrica

Durante o Dia da Gestante, comemorado nesta segunda-feira (15), a startup Gestar, que conecta profissionais materno-infantis a famílias, lança uma campanha para intensificar o combate à violência obstétrica . Chamada #NaLutaPorGestar, a ação busca informar sobre esse tipo de violência e conscientizar pessoas para que saibam identificar.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

No Brasil, 1 em cada 4 mulheres sofreram algum tipo de violência obstétrica. Cerca de 30% delas foram atendidas em hospitais privados e 45% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com dados da plataforma. No entanto, os dados podem ser ainda maiores, já que muitas pessoas com capacidade de gestar podem não conseguir reconhecer a violência no momento que ela ocorre.

A campanha #NaLutaPorGestar visa a divulgação de informações para auxiliar na redução das incidências de violência obstétrica e na divulgação do assunto. Além de um vídeo informativo, quem aderir à ação pode baixar cartazes digitais e ter acesso a escritos de profissionais parceiras da Gestar.

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

Para mais informações e para participar da campanha, acesse o site gestar.com.br/violenciaobstetrica .

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Doja Cat rebate ataques depois de raspar os cabelos e sobrancelha

Publicado

A cantora Doja Cat
Instagram/Reprodução

A cantora Doja Cat

Desde que decidiu raspar o cabelo, a cantora Doja Cat tem recebido diversas críticas por conta de sua aparência nas redes sociais. Na última semana, ela também raspou as sobrancelhas em uma live no Instagram, o que intensificou os ataques.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Cansada de receber os comentários, Doja usou o Twitter para protestar contra os diversos ataques que tem recebido, além de dizer que sente que tem seus feitos artísticos reduzidos por sua aparência.

“Eu ganhei um Grammy e viajei o mundo todo, conquistei o #1 e platina. Faço hit atrás de hit e vocês todos querem que eu pareça ‘transável’ para vocês para que possam ir para casa e se masturbar o dia todo no porão da mamãe. Vão se f*der” escreveu a voz de “Kiss Me More”.

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

Quando mudou o visual, muitos fãs de Doja se preocuparam com a saúde mental da cantora, que negou passar por questões de saúde mental e afirmou ter aderido ao look porque queria. Ela contou que gosta de praticidade no dia a dia e que nunca gostou de ter cabelos.

“Eu nunca gostei de ter cabelo. Não consigo me lembrar de um momento da minha vida em que me vi e pensei: ‘Isso é legal’. Eu só não gosto”, justificou a cantora.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana