MOVIMENTOU MILHÕES

Saiba quem é o empresário preso pela PC por pirâmide financeira; sócio foi alvo de busca

· 1 minuto de leitura
Saiba quem é o empresário preso pela PC por pirâmide financeira; sócio foi alvo de busca

Conteúdo/ODOC - O empresário Jonathan Rosa Vieira Bispo, de 42 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (12) durante a Operação Rede de Mentiras, deflagrada pela Polícia Civil para desarticular um esquema de pirâmide financeira com movimentação milionária.

O sócio dele, Alan Augusto Pires Costa, também foi alvo de mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, Jonathan liderava as empresas Metaverso Soluções Digitais Ltda., Multiverso Digital Ltda. e Bispo Investments Ltda.. Ele e o sócio atraíam investidores de vários estados com promessas de rendimentos mensais de até 7%, oferecendo falsas garantias de segurança.

O grupo divulgava propagandas nas redes sociais e utilizava o canal “Treta Trader”, no YouTube, para captar vítimas. Além da promessa de lucros sem risco, incentivava a entrada de novos investidores — característica típica de pirâmides financeiras.

Até agora, 27 pessoas já registraram queixa na Polícia por prejuízos financeiros, mas a estimativa é de que o número de lesados seja muito maior.

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) cumpriu um mandado de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão domiciliar e determinou o sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 1,3 milhão. Também foi ordenada a suspensão das empresas e a proibição dos investigados de exercerem atividade econômica.

Em março, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já havia emitido alerta ao mercado sobre as empresas ligadas a Jonathan e Alan. Segundo o órgão, havia indícios de que eles captavam recursos de investidores e atuavam como administradores de carteiras e assessores de investimentos sem autorização legal para operar no mercado financeiro.