Saúde
Saiba quais são os tipos de testes para diagnosticar a Covid-19
Publicado
25/11/2020 - 10:50

Os exames para diagnosticar se uma pessoa está com Covid-19 ou teve a doença apresentam diferenças tanto na coleta de material quanto na data em que se deve ir ao laboratório fazer o teste.
Confra as diferenças entre os exames e quais são os cobertos pelos planos de saúde.
RT-PCR: É o exame capaz de identificar o vírus ativo no corpo humano. Esse teste leva, no mínimo, seis horas para ficar pronto. O material utilizado para a análise é retirado das vias aéreas do paciente, por meio de um tipo de cotonete. O RT-PCR é indicado para a fase aguda da doença, do primeiro ao oitavo dia após o aparecimento dos sintomas.
RT-PCR rápido: É o mesmo tipo de teste do RT-PCR comum, no entanto seu processamento é muito mais rápido, levando cerca de 1 hora. Ele é indicado para casos de urgência, como a necessidade de fazer o teste antes de uma cirurgia, por exemplo. Pode ser usado também por aquelas pessoas que precisam de um exame negativo para fazer viagens internacionais.
Sorológico: É um exame feito a partir de uma pequena amostra de sangue do paciente. Ele indica se houve ou não criação de anticorpos contra o coronavírus, o que pode indicar que a pessoa já foi ou não infectada pelo vírus. A sorologia é recomendada a partir do oitavo dia do aparecimento dos sintomas.
Painel viral: É um exame que consegue diagnosticar mais de 20 tipos de vírus com apenas uma amostra. Também é coletado o material das vias aéreas dos pacientes. A possibilidade de diagnóstico do coronavírus foi recentemente incluída neste teste.
Os exames pagos pelos planos de saúde
O exames de Covid-19 com cobertura garantida nos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são o RT-PCR e a sorologia , realizada com a pesquisa de anticorpos (IGG ou anticorpos totais).
Quem se enquadra na cobertura
Segundo a ANS, têm direito ao exame: pacientes com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e crianças ou adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.
Prazo de autorização
As operadoras têm até três dias úteis para autorizar exames de diagnóstico. No entanto, se o médico sinalizar que se trata de urgência ou emergência, o exame deve ser realizado de imediato.
Como reclamar
Quem não conseguir resolver com a operadora pode registrar queixa na ANS pelo 0800 701 9656 ou pela central de atendimento no site .


Saúde
Astrazeneca diz que não tem vacinas disponíveis ao mercado privado
Publicado
26/01/2021 - 16:49

A farmacêutica AstraZeneca, que desenvolve uma vacina contra o novo coronavírus em parceria com a Universidade de Oxford, informou hoje (26) que não tem doses disponíveis do imunizante para o mercado privado.
“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, diz a nota.
Você viu?
A Covax Facility é um consórcio internacional do qual o Brasil faz parte, para garantir a distribuição de vacinas a países mais pobres.Mais cedo, ao participar de um seminário sobre investimentos na América Latina, o presidente Jair Bolsonaro disse que apoiaria uma iniciativa de empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários.
Na nota, a Astrazeneca informa ainda que, como parte do acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca estarão disponíveis ao Brasil, em parceria com o governo federal.
“Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo”, afirmou.
Saúde
Vacinas já distribuídas atendem cerca de 10% dos públicos prioritários
Publicado
26/01/2021 - 16:49
As vacinas contra a covid-19 distribuídas até o momento são suficientes para imunizar cerca de 10% dos públicos prioritários definidos no plano de imunização contra a doença. O balanço foi apresentado em debate virtual reunindo representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Segundo o Conass, até o momento, foram encaminhadas aos estados 8,9 milhões de doses, sendo 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca e 6,9 milhões de doses da vacina CoronaVac, do consórcio entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, de São Paulo. Desses, seis milhões são relativas ao 1º lote, importado da China, e cerca de 900 mil são do 2º lote.
Esse conjunto de doses deve ser suficiente para vacinar 5,3 milhões de pessoas, conforme projeção do Conass. O cálculo considera que 3,28 milhões de pessoas deverão se vacinar com a CoronaVac, – que demanda duas doses- e 5% de perdas.
Outro 1,9 milhão deverá ser imunizado com a vacina de Oxford/AstraZeneca. Apesar da aplicação do imunizante demandar duas doses por pessoa, como a 2a dose deve dada em até 12 semanas é possível utilizar os 1o lote de 2 milhões para começar a imunizar mais pessoas, empregando uma dose por paciente (descontados aí 5% de perdas).
Os públicos prioritários do plano de vacinação somam 77,2 milhões de pessoas. Neste universo estão profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência com 18 anos ou mais em instituições de longa permanência, indígenas aldeados, idosos, comunidades quilombolas e trabalhadores em educação, segurança e transportes.
Para imunizar todo este contingente, são necessárias mais de 154 milhões de doses. “De acordo com os quantitativos [de vacinas], vamos precisar elencar novas prioridades até operacionalizar todo o plano nacional e vacinar este contingente”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato.
O assessor técnico do Conass, Nereu Mansano, reforçou que, como ainda não há imunizantes para todos, o esforço é definir as “prioridades dentro das prioridades” a partir dos públicos estabelecidos como prioritários. “Vamos ter que priorizar a manutenção de saúde e redução da maior mortalidade. Nosso grande objetivo é manter o serviço de saúde funcionando, principalmente aqueles mais utilizados no atendimento à pandemia sem esquecer os demais trabalhadores”, comentou. O assessor do Conass acrescentou que o intuito é imunizar todos os profissionais de saúde à medida que sejam adquiridos mais lotes de vacinas.
Monitoramento
A coordenadora do PNI destacou que é preciso fazer rastreamento da vacinação pelo fabricante, lote e paciente. Essa tarefa é ainda mais importante diante do fato de ser uma vacina nova. “Nós precisamos saber qual vacina o indivíduo tomou. Se a primeira [for] da CoronaVac, vai ter que tomar a segunda dose da CoronaVac”.
Os gestores de prefeituras questionaram sobre o fato do sistema de informações não estar funcionando. A representante do Ministério da Saúde respondeu que mesmo sem o sistema estar no ar é preciso que as secretarias municipais façam o registro dos dados para o monitoramento.
2021
A previsão do governo brasileiro é que em 2021 sejam adquiridas ou fabricadas por instituições brasileiras 354 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus. Entre elas estão cerca de 100 milhões de doses da CoronaVac e 212 milhões da Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 42,5 milhões de doses serão adquiridas por meio do mecanismo Covax Facility, consórcio internacional articulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).Além destas há negociações em curso para a contratação de lotes da vacina russa Sputnik V e as estadunidenses da Pfizer e Janssen. Os responsáveis pela Sputnik V vêm se reunindo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já no caso da Pfizer há divergências entre a farmacêutica e o governo sobre as condições da compra.
Edição: Claudia Felczak

Envie sua denúncia

Atraso na vacinação e fim do auxílio podem atrapalhar retomada econômica, diz BC


LATAM prorroga transporte gratuito de profissionais que atuam no combate à Covid-19

Magistrados palestram em Fórum Nacional que debate encarceramento em massa nesta quarta

Presidente recebe visita de superintendente da PRF
Política MT


Cuiabá garante R$ 12 milhões em emendas de senador para a saúde pública
Em mais um trabalho de articulação, liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com a bancada federal mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá garantiu...


Com pouca vacina para Covid, Mauro quer comprar 1,5 milhão de doses e defende medidas de distanciamento
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou durante coletiva na manhã desta terça-feira (26), na Arena Pantanal, onde...


Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com...
Policial


Veículo roubado em Cuiabá é recuperado pela Polícia Civil em Paranatinga
Assessoria | Polícia Civil-MT Um veículo Hyundai HB-20 roubado em Cuiabá foi recuperado pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira...


Adolescente que matou Isabele tem pedido de liberdade negado por ministro do STJ
A adolescente de 15 anos condenada por atirar e matar Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, em 12 de julho...


Fugitivo de unidade prisional do Pará é recapturado pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça do estado do Pará foi preso na manhã desta terça-feira (26.01) pela Polícia Civil...
Mato Grosso


Ouvidoria Geral de Polícia constata ampliação de vagas no sistema penitenciário
A Ouvidoria Geral de Polícia constatou a ampliação de 2.286 novas vagas ofertadas no Sistema Penitenciário. A solicitação de informação foi motivada pela...


Ouvidoria apura fechamento de unidades prisionais e constata ampliação de vagas no sistema
A Ouvidoria Geral de Polícia constatou a ampliação de 2.286 novas vagas ofertadas no Sistema Penitenciário. A solicitação de informação foi motivada pela...


Documentos fiscais emitidos até o dia 31 de janeiro concorrem no próximo sorteio do Nota MT
O próximo sorteio mensal do Programa Nota MT, a ser realizado em 11 de fevereiro, irá contemplar consumidores que pedirem...
Esportes


Final da Libertadores entre Palmeiras e Santos terá venda de ingressos solidários
A final única da CONMEBOL Libertadores 2020 entre Palmeiras e Santos, neste sábado (30), às 17h, no Maracanã, no Rio...


Athletico tem a quarta melhor campanha no segundo turno
O Athletico segue fazendo uma grande campanha no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Após a vitória de 2 a 1...


Elenco alvinegro terá quatro treinamentos até o jogo contra o Athletico
O Ceará volta a campo no próximo domingo, 31/01, às 19h, na Arena Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro....
Entretenimento


Elliot Page pede divórcio de Emma Portner após 3 anos de casados
Instagram/Reprodução Elliot e sua ex-esposa, Emma Portner Elliot Page, de 33 anos, que autou em filmes como “Juno” e está atualmente na série...


Anitta diz que suas partes íntimas tem odor de “algodão doce”
Redação Anitta diz que suas partes íntimas tem odor de “algodão doce” A cantora Anitta conversou abertamente sobre sexo com...


Sônia Lima diz que marido sofria ameaças por programas que apresentava
Reprodução Wagner Montes e Sônia Lima Sônia Lima é uma das atrações do programa ‘A Noite É Nossa’, que será...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Registro Geral22/01/2021 - 15:46
Jayme é acusado de “sentar em cima” do processo das rachadinhas para proteger filho de Bolsonaro
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Cuiabá22/01/2021 - 21:11
Nota oficial sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública e privada de Cuiabá
-
Saúde21/01/2021 - 13:22
Ação judicial derruba o aplicativo ‘kit covid’ de Bolsonaro e Pazuello
-
Jurídico20/01/2021 - 12:19
Você completa 18 anos em 2021? Saiba como fazer o primeiro título de eleitor pela internet
-
Policial22/01/2021 - 14:40
Dois bandidos são mortos em troca de tiros com a Rotam após sequestro relâmpago em Cuiabá