Internacional
Rússia não vai mais fornecer gás à Finlândia após negociação com Otan

Nesta sexta-feira (20), a operadora de gás da Finlândia informou que a Rússia não vai mais fornecer o produto ao país a partir deste sábado (21). Trinta por cento do consumo de gás de toda a Europa é provido por Moscou.
“A Gazprom [estatal russa] informou à Gasum [estatal finlandesa] que todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia previsto em contrato será cortado a partir das 04h de sábado (21)”, divulgou a companhia em nota.
De acordo com a empresa, com as reservas atuais, ainda será possível manter o combustível pelos próximos meses. Conforme o comunicado, o país governado pelo presidente Vladimir Putin preparou represálias devido aos flertes com o ocidente e após a Finlândia fazer a solicitação para entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) .
“Já estávamos nos preparando para esta situação e não haverá interrupção na transmissão de gás aos consumidores, por isso seremos capazes de continuar fornecendo gás pelos próximos meses”, acrescentou a nota.
Na última segunda-feira (16), Putin disse que não tem “problemas” com Finlândia e Suécia e que sua provável adesão à aliança militar não cria ameaças para Moscou.
“A expansão da Otan é artificial”, afirmou o líder russo. “A Rússia não tem problemas com Finlândia e Suécia, sua possível adesão à Otan não cria qualquer ameaça direta para a Rússia”, acrescentou.
O líder russo afirmou, no entanto, que a resposta de Moscou à adesão e à expansão da Otan vai depender de como ocorrerá a instalação de infraestruturas militares nos dois países escandinavos. “Vamos ver o que vai acontecer com base nas ameaças que serão criadas para nós. Na verdade, o problema está surgindo do nada”, disse o presidente.
Em meio à tensão de uma possível ofensiva russa, nesta semana a Noruega, Dinamarca e Islândia informaram que vão dar apoio à Finlândia e à Suécia caso os países sofram represálias da Rússia .
“Juntamente à Dinamarca e à Islândia, a Noruega está pronta para ajudar seus vizinhos nórdicos por todos os meios necessários caso sejam vítimas de agressão em seu território antes de obterem a adesão à Otan”, disse o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere.


Internacional
Embaixador da China alerta Reino Unido sobre aproximação com Taiwan

O embaixador da China no Reino Unido, Zheng Zeguang, afirmou que o país europeu pode sofrer “sérias consequências” caso siga os passos dos Estados Unidos e realize movimentos de aproximação junto a Taiwan.
A afirmação foi feita em um artigo publicado nesta terça-feira (16) no jornal britânico The Guardian. De acordo com o embaixador chinês, o Reino Unido não deve cruzar uma “linha vermelha” nas relações com Taiwan.
“Qualquer movimento que viole o princípio de Uma Só China e as disposições do comunicado conjunto, ou cruze a linha vermelha do lado chinês, trará sérias consequências para as relações bilaterais. Não deve haver nenhum erro de cálculo sobre isso”, enfatizou Zheng Zeguang.
A autoridade chinesa ressaltou ainda que apelos que tenham o objetivo de ajudar a ilha a se defender são “irresponsáveis e prejudiciais”.
“A questão de Taiwan é uma questão importante de princípio. Não há razão para o Reino Unido ignorar esse fato e seguir os passos dos EUA. Apelos para ‘ajudar Taiwan a se defender’ e similares são extremamente irresponsáveis e prejudiciais”, afirmou.
Zeguang argumentou que China e Reino Unido assinaram um comunicado conjunto em 1972, quando começaram a trocar embaixadores. Neste acordo, os britânicos também oficializaram o fechamento do seu consulado em Taipei, capital de Taiwan.
O Reino Unido reconheceu, no mesmo acordo, que o governo da República Popular da China como é o único governo legal da China, prometendo manter uma relação não oficial com Taiwan.
“Sob tais circunstâncias, a China e o Reino Unido devem fortalecer, em vez de enfraquecer, sua cooperação. Os dois lados devem seguir os princípios de respeito mútuo, igualdade e não interferência nos assuntos internos de cada um, engajar-se no diálogo e na cooperação e dar as mãos para enfrentar os desafios comuns”, completou o embaixador chinês.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo
Internacional
EUA: Força Aérea anuncia teste de míssil nuclear de longo alcance

Os Estados Unidos testaram um míssil nuclear de longo alcance nesta terça-feira (16), informou o Comando de Ataque Global da Força Aérea.
O teste havia sido adiado no último dia 4 por conta da tensão causada com a China por conta da visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan.
O míssil Minuteman III foi lançado da base da aeronáutica em Vandenberg, na Califórnia, às 4h49 (hora local), e viajou cerca de 6,7 mil quilômetros em direção a um campo de testes norte-americanos nas Ilhas Marshall. Segundo a nota oficial do Comando, “esse foi um teste de rotina para demonstrar que o arsenal nuclear dos EUA está pronto”.
“Esses testes ocorreram mais de 300 vezes antes e não é o resultado dos eventos mundiais atuais”, acrescenta ainda a Força Aérea.
A referência é para tentar não acentuar ainda mais a crise diplomática que ocorre com Pequim desde que a líder democrata decidiu viajar ao território – considerado uma “província rebelde”, mas parte da “China Única”.
Desde que Pelosi foi à ilha, os chineses fizeram os maiores exercícios militares na região e acusaram os EUA de “traição”.
Por sua vez, Washington disse que visitas de políticos norte-americanos ao local são rotineiras e que não mudou sua postura em reconhecer Taiwan como parte da China.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo
-
Polícia Federal09/08/2022 - 18:10
PF combate o tráfico internacional de drogas na região de Porto Esperidião/MT, fronteira do Brasil
-
Entretenimento11/08/2022 - 10:45
Sem convites desde 2019, Rosamaria Murtinho reclama da falta papéis na TV
-
Policial10/08/2022 - 07:05
Após denúncia, Polícia Federal resgata homens de trabalho escravo em fazenda de MT
-
Internacional11/08/2022 - 17:05
Vídeo: tropas russas bombardeiam conjunto habitacional em Donetsk
-
Registro Geral10/08/2022 - 17:50
Pesquisa apura entrada de Marcia Pinheiro ao Governo e saída de Natasha ao Senado
-
Política MT10/08/2022 - 14:33
Márcia foca no social, defende revisão no desconto de aposentados e sinaliza aos mais de 100 mil servidores
-
Jurídico12/08/2022 - 14:05
Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
-
Policial10/08/2022 - 11:10
Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis