conecte-se conosco


Internacional

Rússia ataca capital da Ucrânia durante visita do secretário da ONU

Publicado

source
Kiev, capital da Ucrânia, é atacada enquanto Antonio Guterres visita a Ucrânia
Reproducao: Youtube

Kiev, capital da Ucrânia, é atacada enquanto Antonio Guterres visita a Ucrânia

Ataques russos atingiram Kiev nesta quinta-feira (28), durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres , informou o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko.

O prefeito ucraniano declarou que forças russas realizaram dois bombardeios na cidade.

Guterres foi a Bucha nesta quinta-feira, cidade que viveu um massacre em março, com mais de 400 mortes. O secretário-geral pediu uma “investigação completa” dos ataques, sem citar os russos.

Antes de chegar a Ucrânia, o representante das Nações Unidas se reuniu com  o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, e depois com o presidente Vladimir Putin no último dia 26. 

Leia Também

Hoje, em território ucraniano, Guterres afirmou que é “inaceitável” que as pessoas tenham que viver uma guerra em pleno século 21.

A ONU confirmou na quarta-feira que pelo menos 2.787 civis morreram e 3.152 ficaram feridos durante a guerra, desde o dia 24 de fevereiro, mas manteve o alerta para a probabilidade dos números serem superiores.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

Fonte: IG Mundo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Internacional

Presidente filipino manda fechar site de vencedora do Nobel da Paz

Publicado

Jornalista Maria Ressa é cofundadora do site de notícias Rappler
CC BY NC 2.0

Jornalista Maria Ressa é cofundadora do site de notícias Rappler

Um dia antes de o presidente das Filipinas , Rodrigo Duterte, deixar o poder, o site de notícias Rappler, cofundado pela jornalista e vencedora do Nobel da Paz de 2021 Maria Ressa, recebeu ordem para fechar, de acordo com a empresa nesta quarta-feira (29).

Nos últimos anos, a jornalista tem sido crítica de Duterte e da guerra contra as drogas iniciada por ele em 2016, quando assumiu a presidência. Isso fez com que Ressa e o site acumulassem uma série de denúncias, investigações e ataques.

A ordem encerramento do Rappler foi emitida pela Comissão da Valores Mobiliários das Filipinas, de acordo com a agência de notícias AFP . Em nota, o órgão confirmou a “revogação dos certificados de incorporação” do site por violar “restrições constitucionais e regulamentares à propriedade estrangeira nos meios de comunicação”.

O próprio portal informou que a decisão “confirma efetivamente o fechamento” da empresa, mas disse que pretende recorrer contra a ordem, descrevendo o processo como “muito irregular”. “Continuamos trabalhando, como sempre”, disse a jornalista.

Após anos sendo criticado pela repressão e agressiva política de combate às drogas, Duterte deixa a presidência nesta quinta-feira (30). A filha dele, no entanto, vai assumir a vice-presidência do novo governo, que será comandando por Ferdinand Marcos Jr, filho do ex-ditador do país Ferdinand Marcos .

Durante o governo de Duterte, o Rappler teve que lutar para sobreviver diante das denúncias do governo de violação de uma cláusula constitucional que proíbe a propriedade estrangeira para obter financiamento, evasão fiscal e difamação cibernética.

Maria Ressa e o jornalista russo Dmitri Muratov venceram o Nobel da Paz em outubro de 2021 pelo esforço “para salvaguardar a liberdade de expressão”.

O jornal de Muratov, Novaya Gazeta, no entanto, precisou suspender as operações na Rússia em março deste ano, após a aprovação de uma lei para punir aqueles que criticam a invasão da Ucrânia .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Vídeo: Veja o momento em que míssil atinge shopping na Ucrânia

Publicado

Vídeo: Veja momento em que míssil atinge shopping na Ucrânia
Foto: ANSA

Vídeo: Veja momento em que míssil atinge shopping na Ucrânia

Um  shopping na cidade de Kremenchuk, na Ucrânia, foi atingido por um míssil russo nesta última segunda-feira (27). A explosão deixou pelo menos 18 mortes e 60 feridos. Além disso, 36 pessoas ainda estão desaparecidas.

Um sobrevivente do ataque relatou como foram os minutos após a explosão e os primeiros socorros: “Vi muitas pessoas feridas, pessoas queimadas, algumas cobertas de sangue. Uma menina caiu e nós a ajudamos a puxá-la. Ela continuou caindo e perdendo a consciência, mas tentamos ajudá-la”, disse Mykola Mykhailets.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de atingir civis deliberadamente no ataque em Kremenchuk. Ele classificou a ofensiva como “um dos ataques terroristas mais desafiadores da história europeia”.

A Rússia disse que o local era um alvo militar e alegou que o shopping estava vazio no momento do ataque.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana