conecte-se conosco


Cuiabá

Rota Fluvial do peixe está sendo traçada pela Secretaria Municipal de Turismo

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves, percorreu nesta quarta-feira (09), o Rio Cuiabá para conhecer as belezas naturais e traçar novas rotas turísticas. O ponto de partida foi no bairro Engordador, em Várzea grande, rumo ao São Gonçalo Beira Rio até Bom Sucesso. Todo trajeto foi acompanhado e direcionado pelo guia turístico, João Bosco Silva, conhecedor do lugar e sempre preocupado com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade. “A ação foi com o objetivo de buscar novos produtos turísticos, integrando Cuiabá e Várzea Grande, pois sabemos que turismo não se faz sozinho, são necessárias as parcerias”, enfatizou o secretário.

Ainda segundo o gestor, a proposta da Secretaria é traçar essas rotas, com pontos de apoio em estabelecimentos tanto no São Gonçalo Beira Rio como em Bom Sucesso. “Com isso conseguiremos fazer um elo, beneficiando a todos. Pelo projeto, serão disponibilizados passeios de barco no Rio Cuiabá para promover o fortalecimento do turismo. Com esta ação, ganha o guia turístico que vai poder apresentar o seu trabalho e aumentar a renda, bem como os donos dos estabelecimentos, tornando os locais conhecidos e garantindo a clientela. Essa é uma das premissas do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, elaborar serviços que contemplem a todos”, ressaltou Oscarlino.

Um dos locais visitados foi a Comunidade de São Gonçalo Beira Rio, sendo a peixaria do Negão, o ponto de apoio para acolher os turistas. “Estamos investindo sem medo, melhorando a estrutura e vamos montar a Marina para receber os turistas. São Gonçalo recebe 20 mil pessoas por semana nas vinte e três peixarias. Hoje, além da minha fonte de renda mensal, sustento 30 famílias que dependem dos salários para sobrevivência. Esse apoio da Prefeitura será extremamente importante. Estamos com muitas expectativas”, disse o empresário Flávio Silva, conhecido como Flávio Negão.

Além da gastronomia, a região do São Gonçalo Beira Rio tem como ponto forte o artesanato.

Quem também agradeceu a visita do secretário e pela oportunidade a ser dispensada pela Prefeitura, foi o empresário Juliano Barros, proprietário da Peixaria Tarumã, em Bom Sucesso. “Tenho certeza de que o que já era bom, com esse retorno vai ser melhor ainda. Bom Sucesso tem muitas coisas para apresentar para os moradores de Várzea Grande, de Cuiabá e aos turistas. A nossa tradição é mantida até os dias de hoje, heranças repassadas de geração em geração, como a famosa rapadura e a cabeça de boi assada. Vamos nos organizar, construindo a estrutura necessária para receber os nossos visitantes”, destacou Juliano.

O guia turístico João Bosco da Silva ficou satisfeito com a receptividade nos dois locais visitados. “Tenho certeza que esse trabalho tem tudo para dará certo. Nós que trabalhamos com turismo, entendemos a importância do cuidado e zelo com as riquezas da baixada cuiabana”, reforçou.

A Pasta também trabalha com a revitalização dos pontos históricos e turísticos existentes na capital, como Museu do Rio, Morro da caixa D’Água Velha, Centros de Atendimentos aos Turistas (CAT’s), dentre outros, com foco na preparação desses locais para receber feiras e eventos, fomentando a geração de emprego e renda.

A Secretaria é pautada em dois eixos no Plano de Governo da gestão Emanuel Pinheiro, que trata do Desenvolvimento Econômico, Sustentável e de Geração de Emprego. “O nosso maior desafio é implementar roteiros turísticos, com a realização do city tour pelos principais pontos turísticos e gastronômicos. Essa dinâmica será tanto para o poder público como para os empresários, pois será incentivo para que os turistas escolham Cuiabá para visitação”, concluiu o secretário.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Vereadores derrubam parecer contrário ao projeto que autoriza construção do Centro de Referência Pós Covid-19

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

De acordo com o vereador Pastor Jeferson a ideia do projeto é garantir um espaço para ajudar no tratamento das pessoas que ficaram com sequelas da covid.

Com 13 votos, o parecer de rejeição sobre o projeto foi derrubado durante a sessão desta quinta-feira (17).


Os vereadores derrubaram na sessão ordinária desta quinta-feira (17) o parecer contrário da CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) ao Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar Centro de Referência para tratamento de sequelas de pacientes que se curaram da covid-19. Em um entendimento firmado, os parlamentares entenderam a importância e relevância do projeto e derrubaram o parecer. Foram registrados 13 votos durante a sessão.&nbsp


De acordo com o autor da proposição, vereador Pastor Jeferson (PSD), o intuito é assegurar a demanda que a pandemia gerou e ao mesmo tempo ter um olhar especial para as pessoas que superaram o vírus, mas apresentaram alguma sequela.&nbsp&nbsp


“O tratamento da Covid-19 não acaba quando o paciente recebe alta, existe um trabalho posterior a ser executado para que o paciente recuperado tenha de volta a confiança necessária para retomar as suas atividades, é um projeto importante que vai beneficiar a população, não apenas no que diz respeito ao oferecimento de serviços básicos, mas na conexão de políticas que de fato oferecem bem estar, esperança e desenvolvimento.” ressalta o parlamentar.&nbsp


De acordo com a proposição, o espaço contará com uma equipe multiprofissional, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, e equipamentos necessários para o seu funcionamento, seguindo os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde do Município, permitindo um trabalho de recuperação com qualidade.

Juliana Maciel/Gabinete Vereador Pastor Jeferson

Continue lendo

Cuiabá

Vereador pede inclusão de representantes religiosos no grupo de vacinação

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

Dr. Luiz Fernando defende a vacinação dos líderes religiosos, devido ao constante contato com o público
Segundo o vereador, a indicação trata de uma medida para ajudar no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus.

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) fez uma indicação ao prefeito solicitando a inclusão de representantes religiosos no grupo prioritário de vacinação para receber a vacina contra o coronavírus em Cuiabá.

Conforme o parlamentar, a presente indicação trata-se de medida para ajudar no enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus, incluindo os representantes religiosos da Capital como categoria de risco (grupo prioritário de vacinação) para receber a vacina contra a covid-19.

“Este grupo, diariamente lida de forma direta com muitas pessoas enfermas, uma vez que é procurado por estas para auxílio espiritual. Com isso, são colocados em situação de vulnerabilidade e risco ao contágio de inúmeras doenças, inclusive a atual covid-19, doença esta que infelizmente ceifou a vida de muitos cidadãos, inclusive de líderes religiosos”, disse.

Por isso, segundo o documento, com vistas a ampliar a lista de grupos prioritários na vacinação contra doenças em Cuiabá, esta indicação se faz necessária para incorporar os representantes religiosos a esses grupos, ou seja, a ideia é não só preservar a vida dos líderes religiosos, mas evitar que se tornem um vetor de transmissão dessas doenças. “A nossa busca é trazer cuidado a uma população gigante que busca amparo ou auxílio com o líder religioso”

“Os líderes religiosos estão em constante contato com o público, atendimentos em locais fechados, fazem visitas em domicílios de pessoas assistidas e desenvolvem projetos relacionados ao cidadão em situação de rua ou vulnerabilidade social, entre outras. Os líderes religiosos possuem um papel muito importante, pois como sabemos, a fé exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população.&nbsp É importante só pensar que os líderes religiosos tenham que comprovar vínculo com uma instituição do setor para receber as doses dos imunizantes”, finaliza trecho do documento.&nbsp

Rayane Alves/Gabinete Vereador Dr. Luiz Fernando

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana