conecte-se conosco


Esportes

Roni é solto após ser preso por fraude e sonegação durante Botafogo x Palmeiras

Publicado


Ex-jogador Roni sendo levado pela polícia do Distrito Federal
MICHAEL MELO/METRÓPOLES

Ex-jogador Roni sendo levado pela polícia do Distrito Federal

O ex-jogador Roni, de 42 anos, foi solto na noite deste domingo pela Justiça, um dia após ser preso no sábado na partida entre Botafogo e Palmeiras, no Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. O ex-atacante é acusado de fraude e sonegação de jogos que tiveram o mando de campo adquiridos pela sua empresa, a produtora Roni7.

A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu documentos, que ainda vão ser analisados para poder calcular o valor da fraude. O grupo é acusado de informar uma arrecadação menor do que a verdadeira para pagar menos taxas e impostos. Há indícios de fraude
em ao menos quatro jogos que tiveram os mandos de campo adquiridos pela empresa do ex-jogador Roni
, que foi preso
sábado no estádio Mané Garrincha
, em Brasília.

Leia também: Polícia cita jogo do Corinthians na investigação de fraudes do ex-jogador Roni

Além da partida de sábado, entre Botafogo
e Palmeiras
, outras três realizadas em fevereiro estão sob suspeita: Vasco x Fluminense, pelo Campeonato Carioca, no dia 2, em Brasília; Corinthians x Ferroviário, pela Copa do Brasil, dia 7, no Estádio do Café, em Londrina (PR); e Serra x Vasco, pela Copa do Brasil, dia 20, no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Cerca de outras 20 partidas realizadas desde 2015 também podem ter sido fraudadas.

Os documentos apreendidos ainda serão analisados para poder calcular o valor da fraude. O grupo é acusado de informar uma arrecadação menor do que a verdadeira para pagar menos taxas e impostos. Até o momento, a Polícia Civil trata os clubes e federações dos times que venderam o mando de campo como vítimas, uma vez que tiveram a arrecadação prejudicada, mas nenhuma linha de investigação está descartada.

Ao todo, sete pessoas tiveram a prisão decretada por 48 horas na operação deflagrada enquanto Botafogo e Palmeiras se enfrentavam. Não está descartada a possibilidade de pedir à Justiça a prorrogação das prisões.

Outros crimes


ex-jogador Roni
Reprodução

Ex-jogador Roni, que passou por vários clubes no Brasil

De acordo com a Polícia Civil
, há indícios mais concretos de crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e sonegação fiscal
. Também há possibilidade de ocorrência de lavagem de dinheiro.

“Há indícios (de lavagem de dinheiro), mas está sendo melhor apurado. Há indícios desses quatro (crimes), faltando delinear alguma prova”, afirmou o delegado Ricardo Fernandes Gurgel, diretor da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária da Polícia Civil do DF.

Leia também: Lutador de UFC quebra casa da família, bate na ex-mulher e leva filho de 5 meses

Havia duas formas de fraude. Uma, divulgando um público menor do que o presente. Outra, comunicando um número maior de ingressos de cortesia do que de fato havia, o que permitia reduzir o valor da arrecadação. Com isso, eram pagas taxas e impostos menores, já que eles são calculados com base na renda do jogo.

As empresas de Roni, ex-atacante de Fluminense e Flamengo, organizavam o jogo e a venda de ingressos, tendo total controle sobre as informações de arrecadação, o que facilitava a fraude.

Em relação às federações das cidades que receberam as partidas, a apuração também prossegue para saber seu real envolvimento. Entre os presos no sábado está o presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Daniel Vasconcelos.

Também foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. A investigação começou em 2017.

“No estádio foram apreendidos computadores e HDs com o material da venda de ingresso do estádio, inclusive o banco de dados com as contas do borderô
do jogo”, disse o delegado Leonardo de Castro.

Ação sem atenção

No sábado, foram empregados 150 policiais na operação, chamada “Episkiros”, dos quais 50 apenas no Mané Garrincha. O nome é uma referência a um jogo de bola na Grécia antiga. A ação da polícia no estádio ocorreu sem chamar a atenção do público.

“O sucesso da operação seria não só a prisão de todos os envolvidos e a busca do material de prova, mas também que ninguém que estivesse no estádio para assistir ao jogo notasse alguma ação da polícia”, disse Leonardo de Castro.

Leia também: Empresário é preso por assediar jogadores das categorias de base da Roma

Há dois jogos programados no Mané Garrincha em junho. Um é o amistoso entre Brasil e Qatar, dia 5, mas a Polícia Civil informou que a empresa de Roni
não está envolvida na organização. A outra partida é entre CSA e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 12. Segundo a Secretaria de Esporte do DF, essa partida não teve seu mando de campo comprado por Roni.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em TV aberta

Publicado


.

Os torcedores de Fluminense e Botafogo poderão acompanhar pela televisão aberta a semifinal da Taça Rio, que acontece neste domingo (05). A juíza Eunice Bitencourt Haddad, da 24ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu liminar nesta sexta-feira (03) à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), obrigando a Rede Globo de Televisão a transmitir a partida. A Globo anunciou neste sábado (04) que vai acatar a decisão judicial.

Em nota oficial, a emissora informou que vai recorrer da decisão, mas que, em respeito à Justiça e aos clubes, decidiu exibir o confronto. Na última quinta-feira (02), a Globo rescindiu o contrato de transmissão do Campeonato Carioca alegando violação dos seus direitos de exclusividade após exibição, no dia anterior, de Flamengo x Boavista, pela FlaTV.

A partida entre Fluminense e Botafogo será transmitida em canal aberto para a cidade de Juiz de Fora (MG) e para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Os canais por assinatura SporTV e o Premiere exibem o jogo para todo o Brasil.

Fluminense e Botafogo se enfrentam pela segunda vez no campeonato carioca. No primeiro encontro, pela Taça Guanabara, o tricolor venceu por 3 a 0, com dois gols de Nenê e um de Wellington Silva. O “clássico vovô” começa às 16h, no Estádio Nilton Santos. No mesmo horário, Flamengo e Volta Redonda se enfrentam no Maracanã. A final da Taça Rio está inicialmente marcada para quarta-feira, dia 8 de julho. Se o Flamengo conquistar o segundo turno, não haverá final do Campeonato Carioca, uma vez que o rubro-negro já venceu a Taça Guanabara e é o time de melhor campanha na competição.

Confira a nota da emissora na íntegra:

“A Globo rescindiu essa semana o contrato para a transmissão do Campeonato Carioca pela violação dos seus direitos de exclusividade, mas recebeu ontem à noite uma ordem judicial que a obriga a transmitir os jogos sobre os quais tinha direito quando o contrato estava em vigor. A Globo vai recorrer da decisão, mas, em respeito à Justiça e aos Clubes, dos quais é parceira histórica, vai transmitir a partida de amanhã entre o Fluminense e o Botafogo pela semifinal da Taça Rio, na TV Globo, no SporTV e no Premiere.

A Globo esclarece que os clubes são livres para transmitir seus jogos ou autorizar que terceiros os transmitam, uma vez que o contrato foi rescindido. Para transmitir o jogo que acontece amanhã, às 16h, no Estádio Nilton Santos, a Globo está acionando um protocolo de urgência que garanta a logística para uma transmissão com o padrão de qualidade de sempre e que resguarde a segurança e a saúde das equipes de transmissão.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, entende a sua importância para clubes, jogadores, marcas e torcedores e reitera a sua crença de que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

 

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Continue lendo

Esportes

Valtteri Bottas larga na frente no GP da Áustria

Publicado


.

Valtteri Bottas é o primeiro pole position da Fórmula 1 no ano de 2020. Com um tempo de 1m02s939, o finlandês marcou o novo recorde do Circuito de Spielberg e superou o companheiro de equipe Lewis Hamilton. Esta é a terceira vez que Bottas vai largar na primeira posição no Grande Prêmio da Áustria, a 12ª pole em toda sua carreira.

A Mercedes dominou todos os treinos da semana, e Hamilton tinha feito volta mais rápida no início da manhã deste sábado (04). Porém, no último treino, que valia a classificação no grid de largada, o britânico foi superado pelo companheiro de equipe e ficou na segunda posição, com um tempo de 1m02s951. Apenas 12 milésimos atrás de Bottas.

Em entrevista à Fórmula 1, Valtteri Bottas falou da saudade de correr e da expectativa da prova deste domingo.

“Eu senti falta desse sentimento depois das classificações, a adrenalina depois de levar o carro no limite. Um bom resultado hoje, mas é amanhã que importa”.

Atual campeão, Hamilton parabenizou o companheiro de equipe.

“Excelente trabalho do Bottas. É um excelente início de temporada. Acredito que mostramos ano a ano que nós somos o melhor time. Nós somos unidos e trabalhamos juntos”.

Com os carros da Mercedes fazendo dobradinha na primeira fila da corrida deste domingo (05), Max Verstappen, da Red Bull Racing (RBR), ficou na terceira posição, e Lando Norris, da McLaren, vai largar em quarto.

Único entre os 10 primeiros do grid de largada a usar pneus médios, Verstappen prevê uma luta difícil neste domingo, mas confia na estratégia para surpreender os pilotos da Mercedes.

“Estou feliz com a terceira posição. Temos diferentes pneus para começar a corrida, então será interessante. Vamos fazer o possível para dificultar a vida deles”.

O destaque negativo ficou para a Ferrari. Charles Leclerc vai largar apenas na sétima posição. Já Sebastian Vettel sequer passou para a fase classificatória para a disputa dos 10 primeiros. O alemão, que fez a pole em 2019, começa a prova na 11ª posição.

O GP da Áustria abre a temporada de 2020 da F1, com largada às 10h10 deste domingo (05). No próximo fim de semana, a Fórmula 1 continua em Spielberg para mais uma prova no mesmo circuito, no dia 12 de julho.

Confira o grid de largada:

Q3

1. Valtteri Bottas Mercedes 1h02m939
2. Lewis Hamilton Mercedes 1h02m951
3. Max Verstappen Red Bull Racing Honda 1h03m477
4. Lando Norris McLaren Renault 1h03m626
5. Alexander Albon Red Bull Racing Honda 1h03m868
6. Sergio Perez Racing Point BWT Mercedes 1h03m868
7. Charles Leclerc Ferrari 1h03m923
8. Carlos Sainz McLaren Renault 1h03m971
9. Lance Stroll Racing Point BWT Mercedes 1h04m029
10. Daniel Ricciardo Renault 1h04m239

Q2

11. Sebastian Vettel Ferrari 1h04m206
12. Pierre Gasly AlphaTauri Honda 1h04m305
13. Daniil Kvyat AlphaTauri Honda 1h04m431
14. Esteban Ocon Renault 1h04m643
15. Romain Grosjean Haas Ferrari 1h04m691

Q1

16. Kevin Magnussen Haas Ferrari 1h05m164
17. George Russell Williams Mercedes 1h05m167
18. Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Racing Ferrari 1h05m175
19. Kimi Räikkönen Alfa Romeo Racing Ferrari 1h05m224
20. Nicholas Latifi Williams Mercedes 1h05m757

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana