conecte-se conosco


Tecnologia

Robôs ajudam a desafogar sistema de saúde na pandemia; saiba como

Publicado


source
Robôs ajudam durante a pandemia
Unsplash/Franck V

Robôs ajudam durante a pandemia

O uso de inteligência artificial por meio de robôs pode ajudar a fazer a triagem de pacientes para aliviar o sistema de saúde sobrecarregado durante a pandemia da Covid-19. Pesquisadores desenvolveram a Laura, uma assistente virtual capaz de identificar e interpretar informações de quem busca atendimento hospitalar.

O projeto é da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Fundação Getulio Vargas (FGV) e Instituto Laura Fressatto. O algoritmo é capaz de descrever a gravidade da doença de um paciente a partir dos sintomas informados. Isso ajuda no direcionamento dessa pessoa para um profissional adequado, evitando tempo de triagem e encaminhamento.

Caso a pessoa seja identificada com sintomas leves, ela continua sendo monitorada pelo robô, sendo coletadas informações a cada três dias de seu estado de saúde. Caso haja uma piora, um enfermeiro entra em contato por meio de chamada de vídeo, para entender o quadro.

“O paciente entra em contato com a plataforma do robô Laura e digita algumas informações que o robô identifica e interpreta. O paciente tanto pode receber informações, como prevenção, vacinas e orientações sobre Covid-19, mas também pode descrever os sintomas [que está sentindo] para o algorítimo”, disse o médico Murilo Guedes, líder do estudo, à Agência Brasil.

Você viu?

Robô capaz de ajudar na saúde

A pesquisa compilou atendimentos realizados na plataforma da Laura com 24,1 mil pessoas entre julho e outubro de 2020. As tiragens foram feitas em três cidades brasileiras: Curitiba (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Catanduva (SP).

44,8% dos pacientes analisados foram classificados com sintomas leves de Covid-19, 33,6% dos casos foram considerados moderados e apenas 14,2% foram diagnosticados como casos graves da doença. Os resultados preliminares de viabilidade dessa tecnologia foram publicados no jornal Frontiers in Digital Health.

O estudo segue em andamento e os próximos passos envolvem analisar a segurança do robô para fazer diagnósticos de saúde. Isso é feito medindo a precisão das avaliações médicas fornecidas pela inteligência artificial. Outros testes com a tecnologia já estão sendo aplicados.

“O que a gente ainda precisa fazer, daqui para a frente, é mostrar que a ferramenta tem eficácia na avaliação dela e que ela é segura. O grande objetivo aqui é otimização de recursos em saúde para desafogar as instituições de saúde”, finalizou Murilo.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Último dia! Promoção de jogos para Xbox termina amanhã; veja a lista

Publicado


source
Veja a lista de jogos para Xbox em promoção
Reprodução

Veja a lista de jogos para Xbox em promoção

Termina nesta segunda-feira (20) uma promoção especial de jogos para Xbox. Games otimizados para a nova geração, os Xbox Series X e Xbox Series S, estão mais baratos, mas eles também rodam no Xbox One.

Títulos como Assassin’s Creed Valhalla, Watch Dogs Legion e Yakuza Like a Dragon podem ser comprados com descontos que chegam a 75%. Abaixo, confira alguns dos jogos em promoção.

Jogos para Xbox em promoção

  • Yakuza: Like a Dragon – 40% de desconto
  • Assassin’s Creed Valhalla – 50% de desconto
  • MLB The Show 21 – 65% de desconto
  • Forza Horizon 4 Edição Suprema – 55% de desconto
  • Watch Dogs Legion – 67% de desconto
  • Marvel’s Avengers – 50% de desconto
  • Borderlands 3 Next Level Edition – 65% de desconto
  • For Honor Standard Edition – 75% de desconto
  • Hellblade Senua’s Sacrifice – 50% de desconto
  • Just Dance 2021 – 60% de desconto
  • Mortal Kombat 11 Ultimate – 60% de desconto
  • Saints Row The Third Remastered – 60% de desconto
  • Tom Clancy’s The Division 2 – 70% de desconto.

Continue lendo

Tecnologia

iOS 15 e watchOS 8 chegam em 20 de setembro; eis as principais novidades

Publicado


source
iPhone 13
Divulgação/Apple

iPhone 13

Anunciado durante a WWDC 2021, em junho, o  iOS 15 finalmente caminha para a versão final. O sistema operacional foi confirmado nesta terça-feira (14) junto com o lançamento do iPhone 13, mas vai ser liberado para modelos anteriores da linha a partir de 20 de setembro. Ele não virá sozinho: as versões finais do watchOS 8, iPadOS 15 e tvOS 15 chegam na mesma data.

iOS 15

O iOS 15 introduz alguns recursos funcionais interessantes, como a possibilidade de o aplicativo de câmera digitalizar textos. O conteúdo digitalizado pode então ser usado de várias formas.

Por exemplo, se a imagem tiver um número de telefone, o aparelho poderá reconhecer essa informação e dar a opção ao usuário de fazer uma chamada ou enviar uma mensagem.

Outra recurso interessante do iOS 15 é o modo Foco, uma espécie de versão melhorada da função Não Perturbe. Com ele, em vez de desabilitar todas as notificações de uma só vez, o usuário pode definir quais aplicativos poderão chamar a sua atenção durante um momento de concentração.

Também há mudanças no FaceTime. No iOS 15, a ferramenta permite a reprodução de músicas ou vídeos durante uma chamada via SharePlay, traz suporte a áudio espacial e facilita a geração de links para reuniões, por exemplo.

Leia Também

Um sistema de busca interna mais preciso, um novo painel de privacidade e Safari com controles na parte inferior estão entre os demais atributos do iOS 15.

A versão release candidate do iOS 15 foi liberada nesta semana. Se nenhum problema for encontrado, a versão final será disponibilizada para todos os usuários a partir de 20 de setembro. É válido frisar que, além do iPhone 13, o iOS 15 é compatível com os modelos da linha desde o iPhone SE.

watchOS 8

Assim como o iOS 15, o watchOS 8 foi anunciado durante a WWDC 2021. O novo sistema operacional do Apple Watch não traz grandes mudanças, em compensação, conta com uma série de pequenas melhorias que tornam a sua experiência de uso mais agradável.

Uma delas é uma opção de mostrador que permite a inserção de fotos em modo retrato (com fundo desfocado) como imagem de fundo. Esse recurso já existia, mas agora vem com um efeito que centraliza o rosto da pessoa automaticamente.

A exemplo do iOS 15, o watchOS 8 também traz um modo Foco que permite que o usuário configure notificações com base na atividade do momento.

No quesito saúde, a lista de treinos do Apple Watch passa a incluir Tai Chi e Pilates, e a função de monitoramento de sono adiciona frequência respiratória. Obviamente, o watchOS 8 também trabalha com o Apple Fitness+, que vai chegar ao Brasil em breve.

Outras novidades do watchOS 8 incluem uma função que permite que o usuário use o Apple Watch como chave de casa ou do escritório (basta que o cartão digital correspondente seja adicionado ao Wallet), compatibilidade melhorada com a rede Find My e novas funções no Always On Display.

A versão final do watchOS 8 também poderá ser baixada a partir de 20 de setembro. Além do recém-lançado Apple Watch Series 7, o sistema operacional funciona com as versões anteriores relógio a partir do Series 3.

iPadOS 15 e tvOS 15

Com recursos de multitarefa e widgets personalizáveis, o iPadOS 15 também terá a sua versão final liberada em 20 de setembro. A mesma data é válida para o lançamento do tvOS 15.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana