conecte-se conosco


Tecnologia

Robô jogador de basquete acerta 2 mil arremessos seguidos e entra no Guinness

Publicado

Olhar Digital

No ano passado, a Toyota chamou a atenção do mundo ao apresentar o robô CUE, uma máquina que usa inteligência artificial para arremessar bolas de basquete e nunca errar. Agora, ela entrou para o Guinness, o livro dos recordes, após conseguir acertar 2.020 arremessos sem desperdiçar nenhuma chance.

Leia também: Vídeo de robô se revoltando e atacando seus criadores bomba, mas é “fake”

robô
Reprodução/YouTube/Guinness World Records

Robô acertou 2.020 arremessos consecutivos

O número não foi escolhido por acaso: se você se lembrar, no ano que vem será realizada mais uma edição dos Jogos Olímpicos, com a sede sendo justamente a cidade de Tóquio, no Japão. O robô poderia continuar arremessando com sucesso por mais tempo se assim seus responsáveis quisessem.

O CUE nasceu como projeto de engenheiros da Toyota em seu tempo livre em 2017, mas foi evoluindo aos poucos, tanto que o CUE3 é o robô que conquistou o recorde registrado no livro dos recordes.

O projeto é inspirado no mangá e anime de basquete “Slam Dunk”, bastante popular no Japão; em determinado momento da série, o protagonista Sakuragi Hanamichi desenvolve sua técnica de arremesso após um treinamento intenso que incluiu 20 mil tentativas. Não foi muito diferente do método de treinamento do CUE, que também precisou de muita tentativa e erro.

Leia Também:  Bateria do iPhone dura 8 horas a menos do que deveria, diz estudo

Leia também: “Caçador de mitos” constrói armadura real do Homem de Ferro

Como é comum em projetos de inteligência artificial , a perfeição é fruto da prática, como forma de aprimoração do algoritmo. Para obter sucesso, o CUE faz um reconhecimento 3D dos seus arredores para detectar precisamente a posição do aro e, a partir desse mapeamento, calcular a trajetória e força ideais e coordenar o movimento do corpo, incluindo braços, torso e pernas, para que a bola obedeça essa trajetória.

Apesar de interessante, o projeto do CUE tem pouca aplicação prática, porque ele domina apenas um aspecto do esporte, já que existem outras partes fundamentais do basquete, como movimentação e passe. No entanto, ele sinaliza um futuro em que talvez essas limitações não existam.

Leia também: Como um celular é hackeado? Conheça as técnicas e saiba se proteger

De fato, existe um objetivo de que, até 2050, robôs sejam capazes de vencer uma partida de futebol de campo contra atletas profissionais. Esse é o mote da RoboCup, que ano após ano coloca robôs para jogarem futebol entre si, visando algum dia se tornarem capazes de superar os melhores humanos na modalidade; por enquanto, esse objetivo ainda está bem distante (assista ao vídeo abaixo e verá que é um robô pior que o outro).

Leia Também:  Telegram introduz formato de “figurinha” que consume menos dados


Fonte: IG Tecnologia
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Tecnologia

Fitbit dedo-duro: mulher descobre traição do namorado através da pulseira

Publicado

source

Olhar Digital

Fitbit arrow-options
Reprodução

Mulher descobriu traição do namorado através da Fitbit dele


Jane Slater, repórter da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano, nos EUA) contou no Twitter a história inusitada de como descobriu a traição de um ex-namorado graças a um Fitbit .

Ela conta que o Fitbit foi presente de natal do próprio namorado e a princípio ela adorou a idéia. O objetivo era que ambos pudessem acompanhar as metas de atividade física do outro, como forma de se motivar.

Leia também: Google compra Fitbit por US$2,1 bilhões; entenda os planos da empresa

Para isso, as contas foram sincronizadas. Tudo ia bem até que um dia Jane notou que, em uma noite em que o namorado não estava com ela, o Fitbit dele registrou um “pico” de atividade física às 4 da manhã. Some 2 + 2…

Leia Também:  Filtro do Snapchat que troca de gênero vira febre nas redes sociais


O nome do rapaz não foi divulgado, mas a repórter depois voltou ao Twitter para inocentar um outro ex-namorado, que estava sendo inundado por mensagens de amigos tentando descobrir quem era o culpado.

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Tecnologia

China decide parar de usar Windows; entenda

Publicado

source

Olhar Digital

China Windows arrow-options
shutterstock

China abandonará o Windows até 2022


O Diretório Central do Partido Comunista Chinês ordenou que todos os serviços governamentais devem abandonar software e sistemas operacionais “não chineses”, incluindo o Windows , até 2022.

Segundo o site MSPowerUser , a decisão é uma resposta às ações do governo dos EUA contra empresas chinesas como a Huawei , impedindo empresas norte-americanas de fazer negócios com ela ou pressionando governos europeus para que não usem seus equipamentos na implantação de redes 5G .

Leia também: China exige escaneamento facial para compra de linha de celular e gera polêmica

De acordo com a diretiva, 30% das máquinas deverão ser substituídas já em 2020, 50% em 2021 e os 20% restantes em 2022. Segundo a empresa China Securities, de 20 a 30 milhões de computadores serão substituídos por tecnologia “segura e controlável”, como especificado pela Lei de Ciber-Segurança chinesa de 2017.

A decisão provavelmente irá iniciar uma migração para o Linux , usando distribuições chinesas como o Ubuntu Kylin ou Deepin . O código-fonte do núcleo (kernel) do sistema operacional Linux , bem como o de seus principais aplicativos , está livremente disponível e pode ser modificado de acordo com as necessidades do usuário, atendendo às exigências do governo chinês.

Leia Também:  Edição de “Game of Thrones” do Galaxy Fold custa, acredite, mais de R$ 31 mil

Leia também: EUA pressionam Brasil para vetar entrada da Huawei no mercado do 5G

Empresas chinesas não são afetadas pela decisão, mas com certeza irão reajustar seu portfólio de produtos se quiserem manter lucrativos contratos governamentais. Em meados de setembro, a Huawei começou a vender em sua loja uma versão de seu notebook Mate X com a distribuição Linux Deepin pré-instalada.

Fonte: IG Tecnologia
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana