conecte-se conosco


Saúde

Rio retoma vacinação de grávidas com Coronavac e Pfizer

Publicado


Gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz (puérperas) que apresentem algum tipo de comorbidade voltarão a ser vacinadas contra a covid-19 pela prefeitura do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (11), em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informa que retomará nesta quarta-feira, 12 de maio, a vacinação contra a covid-19 de gestantes e puérperas com comorbidade. Por orientação do Ministério da Saúde, serão aplicadas apenas as vacinas Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade”, informou a secretaria.

Para receber a aplicação, segundo a prefeitura do Rio, é necessário apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento, disponível no endereço coronavirus.rio/vacina

O Ministério da Saúde suspendeu, temporariamente, a aplicação da vacina Astrazeneca em grávidas

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

EUA confirma envio de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil

Publicado


source
EUA confirma envio de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil
Reprodução: iG Minas Gerais

EUA confirma envio de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil



Jeff Zients, coordenador da força-tarefa da Casa Branca contra a pandemia, confirmou, em coletiva nesta quinta-feira (17), que os Estados Unidos vão enviar doses de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil nas próximas semanas. Segundo informações da agência Estadão, ele não especificou quantas das 80 milhões de doses previstas para doação serão destinadas ao país.

Segundo Zients, o governo norte-americano espera que, o segundo semestre de 2021, consiga contribuir mais para o cobate à pandemia do novo coronavírus. Atualmente, os  EUA já se comprometeram a doar 580 milhões de doses dos imunizantes a países de baixa renda.

Zients também não especificou se a gestão de Biden pretende aumentar o número de doses para doações, mas exaltou os esforços dos Estados Unidos para acelerar a vacinação em todo o mundo “à medida que as taxas locais de infecção e mortes por Covid-19 melhoram”.

Rochelle Walensky, diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), informou que a média diária de casos de Covid-19 caiu 15,8% entre os dias 9 e 15 deste mês em relação aos sete dias anteriores no país. Já as mortes recuaram 24,8% no período e, as hospitalizações, 9,8%.

Segundo Zients, quase 2/3 dos norte-americanos adultos já receberam ao menos uma dose das vacinas. A média diária de óbitos por Covid-19 já recuou 90% desde o início do ano, informou o coordenador durante a coletiva, alertando, porém, que algumas comunidades americanas ainda registram baixo nível de imunização.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Saúde

Rio coleta sangue de voluntários para vacinação em massa em Paquetá

Publicado


A prefeitura do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciaram, hoje (17), a coleta de sangue de voluntários que participarão do estudo PaqueTá Vacinada, em que toda a população da Ilha da Paquetá, na capital fluminense, será vacinada com o imunizante da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. A vacinação em massa está marcada para domingo (20), e será acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro explicou que a coleta de amostras de sangue servirá para uma análise comparativa da presença de anticorpos contra a covid-19 antes e depois da vacinação. Ao longo do estudo, os pesquisadores vão acompanhar os moradores para identificar o impacto da vacinação na saúde coletiva, o que inclui quem não pode tomar a vacina, como crianças e adolescentes.

Entre outros pontos que serão observados no estudo, estão eventos adversos da vacina, efetividade na primeira e na segunda dose e proteção contra variantes do SARS-CoV-2.

Localizada na Baía de Guanabara, a Ilha de Paquetá tem 4.180 moradores, dos quais 3.530 são maiores de 18 anos de idade cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Até o fim de maio, foram aplicadas 2.923 doses da vacina contra a covid-19 pelo calendário do município para os grupos prioritários, sendo 1.853 primeira dose e 1.070 segunda dose.

Neste domingo, todo restante da população residente elegível será vacinado, o que exclui turistas.

Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC Saúde

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana