SEMANA SANTA

Réu por tráfico de drogas, ex-secretário recebe autorização para passar feriado com família

· 1 minuto de leitura
Réu por tráfico de drogas, ex-secretário recebe autorização para passar feriado com família
Nilton Borgato foi alvo de operação da Polícia Federal e é monitorado por tornozeleira eletrônica

Conteúdo/ODOC - O juiz federal Fábio Moreira Ramiro autorizou o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Nilton Borgato, a deixar Cuiabá durante o feriado da Semana Santa e Tiradentes. A decisão permite que ele se desloque até Glória D’Oeste (a 304 km de Cuiabá), onde poderá permanecer com a família entre os dias 17 e 21 de abril.

Réu em um processo por suposto envolvimento com tráfico internacional de drogas, Borgato segue monitorado por tornozeleira eletrônica. O deslocamento foi autorizado com o aval do Ministério Público Federal (MPF) e inclui a exigência de que a Central de Monitoramento de Cuiabá adote medidas para garantir a continuidade da vigilância durante sua estadia fora da capital.

Borgato é um dos alvos da Operação Descobrimento, deflagrada pela Polícia Federal em 2022. A investigação teve início em fevereiro de 2021, quando agentes apreenderam 600 quilos de cocaína escondidos na fuselagem de um jato executivo no aeroporto de Salvador (BA). A aeronave tinha como destino final Portugal.

A PF identificou que o esquema criminoso contava com vários núcleos operacionais — incluindo proprietários da droga, profissionais da aviação civil, transportadores e até doleiros. Segundo os investigadores, alguns dos envolvidos possuem vínculos com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Apesar da gravidade das acusações, a Justiça Federal entendeu que o pedido de Borgato para visitar familiares no interior do estado não compromete o andamento do processo, desde que respeitadas as medidas de controle e monitoramento.