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Várzea Grande

Resultados mostram que a Guarda Municipal de Várzea Grande está mais próxima da sociedade

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“A Secretaria de Defesa Social de Várzea Grande teve uma atuação positiva, eficiente, além de ter suas metas alcançadas. Nossos números de atendimentos mostram que estamos mais próximos da sociedade”. A avaliação é do Secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Evandro Homero Dias, sobre as ações da Guarda Municipal no ano de 2019.

Os destaques, segundo o comandante, ficaram por conta das rondas preventivas e ostensivas que geraram 8.077 ocorrências em todo o município, e, a patrulha “Maria da Penha”, que realizou 943 atendimentos relacionados à Lei Federal 11.340/06, de situações que envolveram violência contra mulheres, doméstica ou familiar. “Em 2019 estivemos mais próximos do cidadão várzea-grandense e esses números representam a defesa dos direitos, a proteção preventiva da sociedade e do patrimônio público. Atuações que consideramos importantes e vitais ao cidadão”, destacou o secretário Evandro Homero Dias.

Outros números apresentados pelo comandante e secretário municipal, são das fiscalizações de trânsito. Em 2019 foram cometidas 39.393 infrações de trânsito por condutores nas vias públicas da cidade; a Guarda Municipal realizou 1.294 atendimentos a acidentes de trânsito; 1.612 atendimentos à unidades de ensino; 5.600 atendimentos à unidades de saúde e programas sociais como o de Combate de Drogas; participou de 495 eventos solicitados pela sociedade com policiamento ostensivo e preventivo; além de participar de 84 operações integradas com parceiros municipais, estaduais e federais.

“Diante desses resultados podemos afirmar que exercemos um policiamento comunitário preventivo com eficiência no município de Várzea Grande. Atuando juntamente com as forças de segurança pública estadual, o Guarda Municipal atualmente é visto como um profissional de confiança que está atento o tempo todo aos acontecimentos diários, conhece bem como funciona o dia a dia da cidade, e atua preventivamente de modo a identificar e proibir qualquer ação suspeita ou de delito e contra a criminalidade”, afirma Evandro Homero Dias.

Sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Defesa Social, a Guarda Municipal de Várzea Grande atua também com as coordenadorias de Defesa Social, Ensino e Instrução, e da Junta Militar. “A coordenadoria de Defesa Social, por exemplo, realizou o ano passado, 156  fiscalizações de áreas de risco e visitas técnicas, além de fazer 65 encaminhamentos à Superintendência Municipal de Habitação. Por tanto a nossa atuação é de grande abrangência, na segurança da população”, pondera o comandante Evandro Homero Dias.

A Coordenadoria da Junta Militar registrou o alistamento ao Serviço Militar de 3.440 pessoas; emitiu a 2ª via de 242 Certificados de Alistamento Militar (CAM); 1.854 pessoas foram dispensados do Serviço Militar, emitiu 146 Atestados de Desobrigação Militar para pessoas acima de 45 anos; emitiu 494 certificados variados, e, ofertou 1.900 informações ao público em geral.

Já a Coordenadoria de Ensino e Instrução realizou 110 apresentações do Teatro de Fantoches do projeto Arte de Proteger, atingindo 26.584 alunos e 2.101 adultos. O Projeto “Paz e Segurança na comunidade escolar” alcançou oito escolas e 3.262 alunos. “Esta coordenadoria também foi responsável pela capacitação dos nossos GMs, com 16 cursos técnicos. Nesse aspecto, é fundamental a preocupação da atual administração com a política de fortalecimento da Guarda Municipal para padronizar, capacitar bem os recursos humanos e implementar a tão buscada integração. Se nós tivermos bons guardas no município, com certeza, a segurança pública vai melhorar muito, e temos com as capacitações e ampliação de funções”, destaca.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

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Várzea Grande

Plantão psicológico presta apoio voluntário para a população com resultados

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15/07/2020    6

Cento e sete pessoas foram atendidas pelo ‘Plantão Psicológico’, serviço de acolhimento e escuta terapêutica, implantando pela prefeitura de Várzea Grande, por meio de uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde. Entre 25 de março até 30 de junho, do total de pessoas atendidas, 55%, já apresentaram melhora, os outros seguem em atendimento.

O serviço disponibilizado de forma remota e gratuita, por meio do 0800 647 0020, se apresenta como um importante aliado na prevenção de problemas e sofrimentos mentais em períodos de grande pressão, como o atual marcado pela pandemia. “Existem parcelas da população mais vulneráveis e que necessitam de orientações, especialmente, os profissionais da saúde que estão na lida diária para salvar vidas”, aponta o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes.

O atendimento surgiu como uma significativa e efetiva alternativa de acolhimento em tempos de pandemia. “Esse apoio tem feito muita diferença, e mesmo sem ter um perfil mapeado das pessoas atendidas, acredito que tem ajudado muitos profissionais da área da saúde, que na linha de frente, ou não, estão no enfrentamento diário do novo coronavírus, se expõem nessa guerra desigual e que sempre deixa sequelas”, explica o secretário.

A pandemia trouxe não apenas medidas de restrição e distanciamento social, mas há ainda o preconceito, o que acirra o sentimento de isolamento social. “O ‘Plantão Psicológico’ proporciona um apoio emocional para esses dias difíceis de serem encarados e até mesmo, compreendidos”, defendeu Marcondes.

Nesse primeiro balanço parcial de atendimentos – quase cem dias em funcionamento – a assistente social, especialista em Saúde Mental e mestre em Política Social e coordenadora da Saúde Mental no Município, Soraya Miter Simon, explica que considerando o total de pessoas atendidas, 107, o retorno é positivo. “Cinquenta e nove pessoas, o equivalente a 55% do total, encerraram os atendimentos pela melhora apresentada em relação ao quadro emocional inicial. Ao todo foram realizados 185 atendimentos, ou seja, alguns necessitaram de mais um atendimento diário. É um serviço muito importante e toda a população pode utilizar, basta ligar para o 0800 647 0020”.

A coordenadora destaca ainda que todo o atendimento remoto cumpre critérios estabelecidos pelo Conselho Federal e Estadual de Psicologia, por meio da resolução Nº 112018. “Todos os profissionais realizaram o cadastro e passaram ao atendimento por telefone, resguardando o sigilo e condutas terapêuticas. O atendimento é realizado através de uma escuta e abordagem terapêutica de forma breve, mas alguns casos seguem em atendimento semanal”.

O novo coronavírus chegou ao Brasil em meados de março e desde então mudou a rotina de todo um País, impondo mudanças bruscas de hábitos e na rotina. Mais do que colocar em risco a saúde das pessoas, a pandemia tem trazido uma grande pressão psicológica, tanto pelo medo/pavor em ser contaminado, em perder entes queridos e até menos pela pressão em decorrência do isolamento social. ”Por isso a necessidade de se criar um canal direto de que contemple uma modalidade de atendimento clínico-psicológico de tipo emergencial”, frisa Soraya. Não há dúvida de que vivenciamos uma crise de grande impacto sobre a sua saúde mental, completa.

O ‘Plantão Psicológico’ não tem como finalidade a resolução ou aprofundamento de intervenção terapêutica, “mas sim de prestar um momento de compreensão do seu sofrimento e ajuda para o alívio do stress e ansiedade causados pelo isolamento social. A insegurança e o medo instalado na população”, pontua a coordenadora.

A promoção da saúde mental deve ser preconizada por meio de estratégicas desenvolvidas por países acometidos por situações de calamidades e epidemias, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), “e Várzea Grande está seguindo essa orientação”, destaca o secretário de Saúde.

PLANTÃO PSICOLÓGICO – Os atendimentos estão sendo realizados via telefone, por meio de triagem, visando preservar a integridade e identidade de cada usuário e profissional. Os profissionais entrarão em contato para acolher e trabalhar às demandas de cada um.

São público-alvo do serviço os residentes em Várzea Grande, com idade acima de 18 anos.

Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo 0800 647 0020.

 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

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Várzea Grande

Prefeitura cancela enquete “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente” por suspeita de uso de robôs na votação

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14/07/2020    2

Sob suspeita de ataque virtual , a enquete para escolha ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021” da Internet foi removida do site da prefeitura de Várzea Grande.As secretarias municipais do Meio Ambiente e  Educação, após suspeita levantada pelos serviços de Tecnologia da Informação – TI- da prefeitura, de ter havido ataque virtual, resolveram suspender a votação temporariamente, acreditando, que este tipo de votação lesa o princípio de igualdade na disputa.

Conforme informações da TI este caso foi considerado como um movimento atípico, vez que, desde  2016 , o “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente” , é escolhido nesta modalidade, e nunca houve ocorrência ou anormalidade. A hipótese é que tenha sido usado um programa que permite votar repetidamente, de forma automática, em um único desenho.

Os secretários municipais de Educação e Meio Ambiente respectivamente, Silvio Fidelis e Helen Farias, foram unanimes ao afirmar que a escolha parte de atividades escolares, realizadas no âmbito curricular, junto aos alunos da Rede de Educação Pública Municipal, com programação e vasto material de conhecimento e que cumprem etapas, para se chegar ao resultado final, que é a exposição dos desenhos para a escolha junto à sociedade várzea-grandense, e repudiam esta prática, afirmando que não será permitida, porque faz parte de uma atividade escolar saudável.

“ Este trabalho educativo que é realizado pelas equipes da Educação e Meio ambiente, junto aos alunos é de extrema importância, porque não só desperta a educação ambiental entre eles como também é extensivo as famílias. E realizando esta atividade, que externa junto a sociedade e classe empresarial, os alunos se sentem a cada ano mais desafiados, a darem o melhor de si, e aprofundam nas pesquisas para realizarem a tarefa final, que é a produção do selo, que é colocado para a escolha junto a população da cidade. Sendo esta ação de extrema responsabilidade social”, disse a secretária do Meio Ambiente Helen Farias.    

O secretário Silvio Fidelis, explicou que para a enquete deste ano houve mudança justamente para não haver disputa desigual “Para não direcionar nem influenciar na votação, os trabalhos foram publicados sem os nomes dos autores e das escolas. O público interessado em participar da votação vai apreciar o melhor desenho que expressa o zelo que o homem deve ter com o meio ambiente e as consequências por não cuidar do meio em que vivemos. A votação sempre foi na modalidade livre, não contendo base científica, e sim, a pura expressão do aluno com referência ao tema. A Votação é aberta para toda a sociedade. A votação iria até o dia 31 de julho, sendo o período para votação de 30 dias. Tão logo o problema seja resolvido, a enquete retorna, e comerá do zero, ficando garantido o prazo de 30 dias para votação ”,detalhou o secretário.

 

 

 

Por: Da Redação – Secom/VG

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