conecte-se conosco


Cuiabá

Residencial Santa Terezinha recebe o Projeto ‘Arboriza Cuiabá’

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

Os moradores do Residencial Santa Terezinha, região sul da Capital, receberam na manhã deste sábado (25) o Projeto ‘Arboriza Cuiabá’, que tem como objetivo central conscientizar e sensibilizar a população a plantar árvores e construir um meio ambiente saudável, despertando ações que favoreçam a melhoria da qualidade de vida e evitem a degradação do meio ambiente.
Essa iniciativa partiu da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, tendo a frente o presidente da Casa de Leis, vereador Misael Galvão (PTB), que esteve presente no ato fazendo seu discurso de abertura dos trabalhos, juntamente com os vereadores Orivaldo da Fármacia (Progressistas) e Mário Nadaf (PV).
Logo após, com toda a sua equipe, Misael fez o plantio da primeira muda, tendo ao seu lado duas crianças do bairro que o acompanharam por toda a extensão do plantio.
“Hoje estamos dando início ao projeto-piloto do ‘Arboriza Cuiabá’, que faz parte das ações do programa ‘Câmara Móvel’, a onde vamos levar toda a nossa estrutura aos bairros da Capital, ouvindo as pessoas, sabendo das suas necessidades, procurando auxiliar no que for possível, pois este é o papel da Câmara Municipal. Estou muito feliz por estar aqui, nesta manhã ensolarada, com minha equipe, fazendo esse plantio. É muito gratificante poder contribuir para que Cuiabá volte a ter o título tão merecido de Cidade Verde”, destacou, emocionado, Misael Galvão.
O Horto Florestal de Cuiabá, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, se fazendo presente no plantio com o seu secretário José Roberto Stopa, foram os grandes parceiros desta ação inédita. Foram disponibilizadas 500 mudas, entre árvores frutíferas e ornamentais. 200 foram doadas para os moradores da região e 300 plantadas em um dos principais canteiros do Residencial, com aproximadamente 2.000 metros de extensão.
“Antes de mais nada quero parabenizar o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, todos os vereadores e os servidores do Legislativo que estão dando um ótimo exemplo de consciência ambiental com esse projeto, o ‘Arboriza Cuiabá’. Iniciativas como essa são louváveis pois nunca é demais cuidarmos do nosso meio ambiente, e principalmente plantando árvores, tão importante para os animais sobreviverem e para o ar que respiramos. A Prefeitura de Cuiabá é e sempre será parceira em ações positivas como essa, realizadas pelos vereadores de Cuiabá”, frisou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Para o presidente do Residencial Santa Terezinha, senhor Márcio Néris, a Mesa Diretora da Câmara Municipal está dando um belo exemplo para as futuras gerações, cuidando do meio ambiente. “Quando os moradores aqui do Santa Terezinha ficaram sabendo que o nosso bairro foi escolhido pra receber esse projeto, a felicidade foi geral. Sofremos aqui com a falta de árvores, quase não temos sombras por aqui. Agora com 300 mudas plantadas e mais 200 espelhadas pelas casas vamos ter um local com mais oxigênio, mais verde, mais sombras para as nossas crianças brincarem. O vereador Misael Galvão foi muito feliz em criar esse projeto, e nós, moradores, mais felizes ainda por sermos os escolhidos para o ponta-pé desse trabalho ambiental”, justificou Néris.
Cabe ressaltar que desde quinta-feira, dia 23 de janeiro, alguns servidores da Câmara Municipal estiveram antecipando os preparativos do plantio, quando resolveram “colocar a mão na massa” e preparar os canteiros que receberam as mudas. De acordo com o secretário geral do Parlamento Cuiabano, que é responsável pelas tratativas necessárias para implantação do projeto ‘Arborizar Cuiabá’, tudo transcorreu dentro do programado e esperado.
“Nosso pessoal está aqui no Residencial Santa Terezinha desde de anteontem, preparando tudo, com muita garra e dedicação, para que a comunidade pudesse participar da nossa ação ambiental, e isso é muito gratificante. Só temos que agradecer a cada servidor que se empenhou para o sucesso desse evento”, concluiu o secretário geral da Câmara, Daniel Lima.
As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos. Atenta a essa dinâmica, a Câmara Municipal está fortalecendo os cuidados com o meio ambiente de Cuiabá, planejando a expansão do projeto ‘Arboriza Cuiabá’ para outros bairros da Capital.

Abraão Ribeiro | Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

Publicado

Ilustração

Exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá. A ação é comandada pela juíza Patrícia Ceni, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Comarca de Cuiabá (JET), em parceria com o Projeto Proteger.

 Para garantir a segurança dos pequenos durante a folia do “Carnaval da Gente” no Parque de Exposições, o Juizado tem atuado na verificação de documentos de responsáveis e menores de idade na entrada do espaço especialmente preparado para Folia de Momo. A ação de identificação é realizada em parceria com o Projeto Proteger, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e vai acontecer em todos os dias de festa. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

A juíza Patrícia Ceni explica que não há uma exigência de documentos apenas para as crianças, mas também para todos os adultos que chegam ao evento. A medida funciona como prevenção em qualquer caso infortúnio que possa ocorrer durante o evento. “Não podemos ter crianças e adolescentes adentrando ao local sozinhas ou com pessoas que não sejam, realmente, os responsáveis legais e que a gente não consiga identificar os pais. Então há uma determinação que ao adentrar o local esteja portando documento, ou certidão de nascimento ou documento com foto, que possa caracterizar o vínculo entre o responsável legal e a criança que está adentrando. É a forma de ter mais segurança, de evitar crianças perdidas, ou que estejam no evento e os pais não saiba, um adolescente que fugiu de casa e veio para o carnaval sem os pais saberem. É um cuidado necessário para a gente evitar qualquer tipo de transtorno e garantir mais segurança para o evento”, explica a juíza.

Para auxiliar o juizado, a equipe do Projeto Proteger, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem realizado a identificação de crianças e adolescentes na entrada do evento, como também executado ações de sensibilização com entrega de folders informativos, atendimento e encaminhamento necessário no stand, orientação dos comerciantes e ambulantes locais sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Aqui nós temos uma matinê, mas que não existe vedação do público ao entrar. E mais tarde nos teremos o carnaval, então nós estamos fazendo uma verificação mais intensa, justamente para evitar transtornos”, finaliza a juíza.

Neste domingo, a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que aconteceu a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha. Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’. O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Todos os menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

Programação Carnaval da Gente 2020: Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj. Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

Serviço:

O que: Carnaval da Gente 2020

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Foliões curtem show de Salgadinho do Katinguelê com conforto em ambiente coberto no Parque de Exposições

Publicado

Luiz Alves

A primeira noite do Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, foi de conforto e segurança para os foliões que se dirigiram até o Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Mesmo com o sábado (22) chuvoso, o público pode curtir o show do cantos Salgadinho do Katinguelê graças a área coberta onde o palco foi montado. A programação de Carnaval segue neste domingo com a matinê que se inicia às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados dos país e/ou responsáveis munidos de documentos de identificação. A entrada é gratuita.

“Neste ano nós temos um segundo componente que são os desfiles e a Orla do Porto não tem estrutura para isso, por isso decidimos fazer a experiência de trazer para o Parque de Exposições, em parceria com o Sindicato Rural. Aqui nós temos, por exemplo, como elemento favorável, 12 mil metros quadrados de área coberta, onde estamos agora, para proporcionar conforto e segurança mesmo em dias chuvosos como hoje. É um espaço apropriado para receber grandes eventos e tem tudo para ser um local de muita folia até terça-feira”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O cantor Salgadinho, principal atração da noite, subiu ao palco por volta da meia noite, mas desde a abertura dos portões do evento alguns fãs já esperavam pela apresentação do pagodeiro, foi o caso de Luciene, que trouxe também seu filho, o pequeno João Pedro para curtir a folia. “O carnaval está uma maravilha, é um ambiente tranquilo para trazer as crianças. Eu vim para ver o Salgadinho, sou fã dele há muito tempo”.

Fantasiada, a foliã Gisele disse ter gostado da mudança do local e elogiou a estrutura do evento. “Está tudo muito bem organizado, um local que você pode trazer a família para curtir o carnaval com segurança e sem se preocupar com a chuva. A Prefeitura está de parabéns pela organização do evento”.

No domingo (23), a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que acontece a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha.

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

Programação Carnaval da Gente 2020:

Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj.

Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

Serviço

O que: Carnaval da Gente 2020

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana