ATRITO NA DIREITA

Regularização de área no Contorno Leste gera embate entre prefeito e vereador

· 2 minutos de leitura
Regularização de área no Contorno Leste gera embate entre prefeito e vereador

Conteúdo/ODOC - O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, afirmou que mantém respeito e amizade pelo deputado estadual Gilberto Cattani, mas defendeu o projeto de regularização do Contorno Leste, que será enviado à Câmara Municipal. A proposta tem sido criticada por Cattani, que argumenta que a medida incentiva invasões de propriedade privada.

"A propriedade privada é sagrada. A invasão na região do Contorno Leste, em Cuiabá ocasionou inclusive a morte do proprietário da terra. Regularizar esta invasão é premiar as pessoas que cometeram este crime. Muito triste ver o ‘desconhecimento’ de parte da mídia e esta tentativa de romantizar o crime de invasão de propriedade, colocando assentados legítimos a invasores de propriedade na mesma prateleira. Para que fique claro, invasores são criminosos e devem ser tratados como tal", afirma Gilberto Cattani.

Abilio reconheceu as críticas, mas reforçou que a decisão envolve também o aspecto humano das famílias que vivem na área. "Sobre as falas do meu amigo Deputado Cattani que continuo respeitando e mantendo amizade. Ele está certo. As palavras são duras, mas certas. Não podemos apoiar ou incentivar a invasão da propriedade. Eu sei que estou errado, mas estou em paz com minha decisão".

O prefeito acrescentou que a decisão foi tomada após reflexão pessoal e familiar. "No dilema entre o direito e o justo, entre o sorriso de uma criança num lar fruto de invasão e a paz de uma mãe que arriscou tudo para ter um chão para viver ou no ressarcimento de uma propriedade amarrada no luto de um homem de muitas outras posses que são fruto do suor de seu trabalho. Eu e minha esposa com muita dificuldade de decisão, buscando a Deus discernimento e sabedoria".

Abilio finalizou afirmando que prefere assumir o ônus político e moral da escolha. "Optei por deixar em minha reputação uma cicatriz de meus erros, mas um coração cheio de paz. Não conseguiria ficar com imagem sem marcas e o coração em conflito".

Neste domingo (30), Abilio esteve m reunião com moradores do Contorno Leste, e informou que o município protocolará nesta segunda-feira (1) o pedido formal de desapropriação da área. A medida permitirá iniciar o processo de regularização fundiária e garantir às famílias segurança sobre a moradia.

Acompanhado pelos vereadores Cezinha Nascimento, Demilson Nogueira, Marcrean Santos e pelas vereadoras Baixinha Giraldelli, Katiuscia Manteli e Samantha Iris, que também é primeira-dama, além do deputado estadual Wilson Santos, o encontro foi marcado por esclarecimentos e um forte apelo social.

“Ainda temos uma jornada pela frente, mas vai dar certo. Vamos protocolar a manifestação de interesse de desapropriação da área porque acreditamos ser o melhor caminho. Estamos preocupados com essa quantidade de crianças. Por mais que o mais correto fosse devolver a terra aos proprietários, não podemos ignorar que essas famílias não têm para onde ir. São muitas famílias carentes. Elas investiram aqui tudo o que tinham, construíram com o pouco que conseguiram e depositaram aqui sua esperança”, afirmou Abilio.