Mato Grosso
Regras emergenciais para alterar passagem aérea são prorrogadas até outubro
Publicado
13/01/2021 - 17:10
O Procon Estadual alerta os consumidores que as regras especiais para alteração e reembolso de passagens aéreas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) foram prorrogadas pelo Governo Federal, por meio da medida provisória (1.024/2020). As regras, previstas na Lei nº 14.034, de agosto de 2020, valem para voos compreendidos entre 19 de março de 2020 até 31 de outubro de 2021.
De acordo com a legislação, o consumidor que decidir adiar viagem programada até outubro de 2021 ficará isento de multas, caso opte por deixar o valor pago pela passagem como crédito para utilizar futuramente com a mesma empresa aérea.
A companhia aérea tem prazo de sete dias a contar da solicitação do consumidor para conceder o crédito, em valor igual ou maior ao da passagem. O prazo para utilização é de no mínimo 18 meses, devendo ser assegurada a livre utilização do crédito que pode, inclusive, ser usado para a aquisição de passagem aérea para terceiros.
Se decidir por cancelar a passagem e optar pelo reembolso, no entanto, o consumidor estará sujeito às multas contratuais da tarifa que adquiriu. Nesse caso, a empresa aérea tem prazo de até 12 meses para reembolsar o consumidor.
Tarifa de embarque
Na hipótese do reembolso, o valor da tarifa de embarque sempre deve ser devolvido integralmente, mesmo que a passagem seja do tipo não reembolsável.
ANAC
Para saber mais sobre as regras aplicáveis à alteração e ao reembolso de passagens aéreas, em razão da situação provocada pelo coronavírus, acesse a página Alteração de passagem aérea e direitos do passageiro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
* Com informações da ANAC


Mato Grosso
Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior
Publicado
23/01/2021 - 12:15
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao vírus nos oito Hospitais Regionais de Mato Grosso e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A imunização foi iniciada na mesma semana em que chegaram as primeiras doses da vacina no Estado.
Conforme prevê o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, este é um dos grupos prioritários desta primeira fase de imunização.
A enfermeira Edileusa Regina Dutra, 41, foi a primeira profissional a ser vacinada no Hospital Regional de Colíder. Após 11 meses de luta contra o coronavírus e salvando vidas na unidade de saúde, ela finalmente pôde celebrar, na última quinta-feira (21.01), o nascer de uma esperança: a vacina.
“Fiquei feliz e agradecida a Deus pela oportunidade de estar aqui, na linha de frente desde o início da pandemia. Estamos juntos nessa batalha e agora ressurgiu uma nova esperança depois de muita luta, dores e perdas. Sou grata por essa oportunidade que me concederam”, comemora Edileusa, que há nove anos atua na unidade Regional de Colíder.
Quem também comemora o início da imunização entre os trabalhadores da saúde é a diretora do hospital, Mirian Alves Moreira. Ela recorda que muitos colegas de batalha perderam sua vida ao longo da guerra e em memória deles ela celebra essa nova fase. “Perdemos colegas, doamos nossas forças para atender cada paciente que necessitou dos nossos cuidados, deixamos nossas famílias de lado, muitas das vezes, e agora a sensação que paira é de proteção”, diz a Mirian.
Para a enfermeira do Hospital Regional de Cáceres, Lidiane Vignardi Correa, 42, além de esperança, o imunizante proporcionou a ela e sua equipe tranquilidade para realizar o trabalho com mais segurança. “Estamos felizes com a vacina que é um marco na história de nossa equipe, justamente por esse vírus estar causando tantos danos e traumas. Agora estamos ansiosos para que toda a população seja vacinada”, deseja a profissional, que há 18 anos trabalha no hospital.
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vacinação também já teve início, sendo a enfermeira Luciele Fernanda Benin a primeira profissional deste serviço a receber o imunizante. “Receber a vacina me dá a esperança de dias melhores, esperança de podermos voltar um dia à normalidade, de podermos trabalhar com um pouco mais de tranquilidade. Fico feliz de saber que o restante da população será vacina posteriormente”.
A vacinação contra a Covid-19 iniciou ainda nos Hospitais Regionais de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Sorriso. Os profissionais dos Hospitais Estaduais Santa Casa, em Cuiabá, e Metropolitano, em Várzea Grande, também estão sendo imunizados.
O Estado recebeu do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina. Desse total, mais de 60 mil doses já foram distribuídas aos 16 polos regionais de saúde de Mato Grosso para imunizar os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, povos indígenas aldeados com mais de 18 anos, pessoas com deficiência e pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas.
Mato Grosso vai garantir as duas doses da vacina ao grupo prioritário compreendido nesta fase, sendo o prazo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose.
Mato Grosso
Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Publicado
23/01/2021 - 10:21
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se reuniram com a deputada federal Rosa Neide e representantes de diversas entidades e órgãos públicos que atuam na defesa dos direitos das mulheres. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (22.01), no Palácio Paiaguás, e discutiu ações que possam contribuir no enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso.
Entre as medidas propostas estão a realização de campanhas publicitárias e de conscientização, que possam encorajar as mulheres a denunciarem, e trabalhar junto ao público masculino o ciclo da violência e todas as consequências. Também foram apresentadas sugestões quanto ao reforço da patrulha Maria da Penha, capacitação de todos os profissionais que atuam nas delegacias e na linha de frente do atendimento ao casos, bem como os jovens e adolescentes nas escolas.
“A violência doméstica é um tema extremamente sensível e precisamos cada vez mais dedicar atenção a ele. Denunciar, colocar luz neste problema é o primeiro passo para enfrentar e resolver. Iremos desenvolver campanhas de conscientização, de educação, utilizando vários mecanismos para que nós possamos alertar aos homens do risco que eles correm e que este é um ato de covardia”, ressaltou o governador Mauro Mendes.
A defesa dos direitos das mulheres têm sido uma das prioridades da primeira-dama Virginia Mendes. O combate à violência doméstica e sexual em Mato Grosso foi uma de suas principais bandeiras assumidas. Além da inauguração da Delegacia da Mulher 24 horas, a primeira-dama também lidera ações e campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres dentro dos órgãos públicos.
“Com certeza unidos somos mais fortes e iremos mais longe. Essa reunião é uma convergência de todos que buscam efetivamente trabalhar para reduzirmos esses índices tão alarmantes de violência contra a mulher em Mato Grosso. Inauguramos a Delegacia da Mulher 24 horas, foi um grande passo, mas precisamos avançar e continuar atuando com foco especial na prevenção e na mudança cultural e este será o próximo passo”, frisou a primeira-dama Virginia Mendes.
De acordo com a deputada federal Rosa Neide o combate é um eixo que deve ser trabalhado desde à infância e em todos os ambientes de convivência.
“Reunimos aqui uma representação muito forte de pessoas que lutam para que a gente diminua a violência doméstica no Estado. Neste período de pandemia os índices subiram e nós precisamos que a mulher seja respeitada dentro e fora de casa, e por todos que fazem parte do convívio, seja marido, filho, irmãos, pais, etc. O governador fez encaminhamentos, discutiu projetos e isso é muito importante”, pontuou a deputada federal Rosa Neide.
Também participaram da reunião o juiz da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, Jamilson Haddad, a presidente do Conselho Estadual da Mulher, procuradora Glaucia Amaral, a delegada Delegacia da Mulher de Várzea Grande, Mariel Antonini Dias, o diretor-adjunto da Polícia Judiciária Civil, Gianmarco Paccola, a defensora pública, Tânia Matos, a promotora de Defesa da Mulher, Elisamara Sigles Portela, a 1ª Tenente PM da Patrulha Maria da Penha, Denyse Alves, o secretário-adjunto de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), Kennedy Dias, a presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, Clarissa Lopes, a presidente da OAB subseção de Várzea Grande, Flávia Moretti, a coordenadora regional do Compliance Women Commitee e vice-presidente da Comissão de Compliance da OAB-MT, Luciana Serafim, e a coordenadora de Direito da BPW Várzea Grande, Ariana Paim.

Envie sua denúncia

Autoridade francesa recomenda adiar a segunda dose de vacina

Pendências com o Simples atingem quase dois terços das empresas

Em parceria com Butantan, MC Fioti lança funk em apoio à vacina; confira

Os signos e o poder da mente: como pensamento influencia sua vida

Bill Gates recebe primeira dose da vacina: “Benefício de estar com 65 anos”
Política MT


Botelho diz que BRT é fato consumado e que é preciso união para resolver “aquele problemão”
FLÁVIO GARCIA/ Especial para ODOC O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), em fala com jornalistas...


Comissão de Segurança da ALMT garante reforma da Delegacia de Nortelândia
Deputado Delegado Claudinei garantiu a reforma do prédio da Delegacia de Nortelândia Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS O deputado estadual...


Lúdio Cabral recomenda ao governador quarentena obrigatória em todo o estado
Deputado Lúdio Cabral requereu medidas de restrição de circulação de pessoas Foto: Ronaldo Mazza O deputado estadual e médico sanitarista...
Policial


Polícia Civil prende três pessoas da mesma família e apreende grande quantidade de drogas em Cuiabá
Assessoria | Polícia Civil-MT Um homens e duas mulheres de uma mesma família atuantes no tráfico de drogas em Cuiabá,...


Família presa por tráfico de drogas, dinheiro roubado e porte de armas
Um homens e duas mulheres de uma mesma família atuantes no tráfico de drogas em Cuiabá, foram presas pela Polícia...


Três adultos e um adolescente são detidos em flagrante por roubo a resistência
Assessoria | Polícia Civil-MT Três homens e um menor de idade envolvidos em um roubo à residência em Rondonópolis...
Mato Grosso


Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de...


Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se reuniram com a deputada federal Rosa Neide e representantes de...


Bombeiros iniciam planejamento para Temporada de Incêndios Florestais
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), recebeu, na tarde desta quinta-feira (21.01), representantes de...
Esportes


Palmeiras não reage diante do Flamengo que brilha e conquista o 3º lugar na tabela
Pela 31ª rodada do Brasileirão, o Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 0 na noite de quinta-feira (21), no...


Com facilidade Ceará derrota o Goiás de 4 a 1 e marca o 6º triunfo fora de casa
Um visitante que tem dado muito trabalho aos adversários. Essa tem sido a marca do Ceará na Série A de...


Em jogo repleto de emoções, Chapecoense vence e reassume a liderança da Série B
Se fosse um filme, a partida entre Chapecoense e Ponte Preta – disputada na noite de quinta-feira (21), na Arena...
Entretenimento


Em parceria com Butantan, MC Fioti lança funk em apoio à vacina; confira
Reprodução/Youtube “Vacina Butantan”, “Remix Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti “Bum Bum Tam Tam”, gravada por MC Fioti em 2017,...


Discussão sobre feminismo teria causado briga entre Rodriguinho e Nanah
Reprodução/Instagram Natália Damasceno acusa Rodriguinho de agressão Após Nanah Damansceno, ex-mulher do cantor Rodriguinho, vir a público, na noite da...


Morre Larry King, apresentador americano que lutava contra a Covid-19
Reprodução Twitter Larry King Morreu neste sábado (23) o apresentador Larry King, um ícone de TV americana. Ele tinha 87...
Mais Lidas da Semana
-
Policial17/01/2021 - 18:10
Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Mulher16/01/2021 - 17:47
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
-
Geral18/01/2021 - 11:40
Novo decreto proíbe shows, festas e confraternizações em MT; bares terão que funcionar com 50% da capacidade
-
Jurídico18/01/2021 - 13:49
Intercâmbio no STF: inscrições são prorrogadas até 22/1
-
Geral17/01/2021 - 07:10
Cuiabá já entregou quase 26 mil Kits Covid-19 para pacientes com sintomas leves