conecte-se conosco


Mato Grosso

Reeducandos de MT se classificam para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado

Noventa e três reeducandos de quatro unidades prisionais de Mato Grosso se classificaram para a segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Participaram das provas da primeira fase 850 reeducandos que estudam pela Escola Estadual Nova Chance em unidades de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande – Penitenciária Central do Estado, Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa e Centros de Ressocialização da capital e de Várzea Grande.

Também fizeram as provas 49 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em unidades de Cuiabá e Cáceres.

Entre os reeducandos, foram aprovados para a próxima fase da olimpíada 63 que estão cursando do 6º ao 9ª ano do ensino fundamental e mais 30 do ensino médio.

Fabiana Magalhães, coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões, da Secretaria de Segurança Pública, destaca que a Obmep dá oportunidade aos estudantes, sejam eles privados de liberdade ou não, de praticar o conhecimento aprendido. “No caso dos reeducandos, também os prepara para exames posteriores, como o Enem e Encceja, que são realizados dentro das salas de aula nas unidades prisionais”.

Há salas de aula em atividade em 49 unidades prisionais, que representam para muitos reeducandos a porta de entrada para uma nova oportunidade e a chance de seguir um rumo diferente na vida. As 102 salas de aulas são extensões da Escola estadual Nova Chance, responsável pelo ensino nas unidades prisionais, que tem 2.556 reeducandos matriculados na educação básica. A Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, e a Penitenciária Regional de Rondonópolis, abrigam o maior percentual de estudantes.

Leia Também:  Mulher é presa por ingerir pasta base para tentar escapar da polícia

Orientador pedagógico da Escola Nova Chance, Cidney José de Campos, explica que o planejamento anual da escola, atualmente sob gestão da diretora Conceição Aparecida Bastos, inclui atividades que levem o aluno a refletir sobre sua retomada de consciência. “E essa retomada passa pela importância da escolarização do indivíduo, por isso trabalhamos com foco nos exames externos, pois entendemos que é gratificante para os alunos e educadores verem os resultados satisfatórios. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma o orientador.

Cidney pontua também as atividades pedagógicas desenvolvidas na Penitenciária Central, em especial o trabalho focado nos exames externos. “Teve bons resultados no Enem de 2018 e agora na Olimpíada de Matemática, em que das 850 provas realizadas e dentro do número de corte proposto pela Obmep, a unidade tirou mais de 50% das médias propostas para nossa escola”, explica o orientador.

Obmep

As provas da segunda fase da Olimpíada de Matemática serão aplicadas no dia 28 de setembro. Os reeducandos e adolescentes realizam as provas nas salas de aula das unidades. O resultado nacional da Obmep será divulgado em 03 dezembro, com premiação dos finalistas.

Leia Também:  Três suspeitos são presos e plano de roubo de carro é frustrado

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Aulas na Penitenciária de Rondonópolis

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem entre os objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

O público-alvo da olimpíada é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Policia Militar realiza formatura do 3º Curso de Policiamento Ambiental

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizará nesta quinta-feira (27.06) a solenidade de formatura de encerramento do 3º Curso de Policiamento Ambiental. O ato solene acontecerá às 17 horas no Comando-Geral da PM, em Cuiabá.

Vinte e três policiais militares passaram pela capacitação que teve como o objetivo facilitar o desenvolvimento da aprendizagem sobre a legislação ambiental, oportunizando o acesso ao conhecimento em técnicas e táticas voltadas para o policiamento ambiental.

Conteúdos sobre fauna, flora, recursos pesqueiros, empreendimentos, recursos hídricos, patrulhamento terrestre e fluvial dentre outros temas, fizeram parte da grade curricular da capacitação. O curso com carga horária de 330 horas/aula iniciou no dia 20 de maio e encerra nesta quarta-feira (26.06). As aulas aconteceram na sedo do BPMPA.

SERVIÇO  

Solenidade de Formatura do 3º Curso de Policiamento Ambiental da PM

Dia: 27/06/2019

Horário: 17hs

Local: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, Novo Paraíso, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT
Leia Também:  Arquivo Público promove terceiro encontro de gestores e líderes de documentos do Estado
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar prendeu mais de 3.280 pessoas por crimes envolvendo drogas neste ano

Publicado

Nesta quarta-feira (26.06), dia mundial de combate às drogas, a Polícia Militar de Mato Grosso reforça o compromisso com a população no enfrentamento ao tráfico e uso de entorpecentes. Neste ano a Polícia Militar já prendeu mais de 3.280 pessoas por tráfico, uso ou posse de entorpecentes em Mato Grosso.

Em sua maioria, os presos são pessoas do sexo masculino, somando um total de 2.848 homens presos, e 439 mulheres, por envolvimento com o tráfico ou uso de drogas.

Os menores de idade ainda são os mais recrutados e aliciados por traficantes a se envolverem com os crimes relacionados a entorpecentes. No total, foram 693 jovens e adolescentes apreendidos. Foram 1.818,4 kg de drogas apreendidas por policiais militares, sendo 83% maconha, 12% pasta base de cocaína e 5% cocaína. 

Na região de fronteira, a PM também atua de forma ostensiva em busca daqueles que insistem em trazer entorpecentes para serem comercializados ou consumidos no estado. Em 109 ocorrências registradas nestes últimos meses, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), já apreendeu 2.848,25 kg de drogas, 106 veículos foram recuperados também nestas ações, a maioria dos veículos relacionados ao transporte de drogas. 

Leia Também:  PM prende um e descobre esconderijo de carga de defensivos roubados da fazenda

Ao longo de sua história, a PM vem atuando em duas frentes no combate às drogas: a preventiva com projetos sociais e educativos e a repressiva, por meio de ações energéticas de enfrentamento aos crimes de tráfico e uso ilícito de drogas. 

A Polícia Militar educa e conscientiza crianças, jovens e adultos a ficarem longe do mundo das drogas e da criminalidade com ações preventivas por meio de 36 projetos sociais espalhados em diversos municípios do estado, atendendo cerca de 3.500 pessoas através de iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), os projetos  Jiu Jitsu e Escolinha de Futebol Rotam; Judô Bope, Lobo Guará, Guardiões do Futuro, PM Júnior, Águia do Tatame ; dentre outras ações sociais.

O maior programa público de prevenção às drogas, o PROERD, atua em Mato Grosso há 18 anos, e atende hoje 340 mil crianças. São ações educativas ministradas por policiais militares especializados, com conteúdos de prevenção ao uso de drogas e à criminalidade, os policiais que são instrutores nas salas de aula se tornam parceiros da comunidade escolar, promovendo segurança e contribuindo na formação dos estudantes. 

Leia Também:  Defesa Civil capacita voluntários para atuação em caso de desastre

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana