A rede municipal de ensino de Cuiabá concluiu os preparativos para o início do ano letivo de 2026, que começa oficialmente nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, com o atendimento a mais de 61 mil alunos.
O horário de funcionamento das unidades escolares também foi definido: das 7h às 11h no período matutino, e das 13h às 17h no vespertino. Já as creches funcionarão das 6h às 18h, garantindo maior comodidade às famílias que necessitam de atendimento em tempo integral.
Ao todo, 173 unidades escolares da capital retomarão as atividades com pleno funcionamento desde o primeiro dia de aula, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Um dos pontos de destaque na gestão da Secretaria Municipal de Educação é a atenção especial voltada às crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), distúrbio neurológico que provoca sintomas como agitação, inquietação e dificuldade de concentração.
Demonstrando sensibilidade e competência na condução das políticas educacionais, o secretário Amauri Monge e sua equipe gestora têm se destacado pela capacidade de compreender e atender às demandas dos alunos com necessidades educacionais específicas.
Romper paradigmas é um dos diferenciais dessa gestão, que garante a cerca de 2 mil alunos com laudos de deficiência o acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). As unidades estão estruturadas para assegurar inclusão social, acessibilidade e acompanhamento pedagógico adequado às diferentes realidades.
“Felizmente, todo o planejamento foi concluído dentro do cronograma, capitaneado por minha valorosa equipe de trabalho, visando garantir o cumprimento dos 200 dias letivos e manter a regularidade do calendário escolar e a qualidade do ensino oferecido”, destacou o secretário Amauri Monge.
Orgulhoso dos resultados alcançados, Monge também ressaltou a eficiência logística na entrega dos materiais escolares:
“Outro destaque é a logística de materiais escolares, com a distribuição de mais de 61 mil kits, além de reserva técnica, diretamente nas unidades, desde o início de fevereiro e se estendendo até o mês de março. ”
Paralelamente ao início das aulas, a Prefeitura de Cuiabá mantém obras em 34 unidades escolares, com melhorias em telhados, parte elétrica, pintura, cozinhas, acessibilidade e demais ajustes estruturais. Três escolas passam por reforma geral: Esmeralda Campos Forte, Juscelino José Reiners e a creche Santa Inês.
Essa dinâmica de trabalho eficiente e comprometida tem marca registrada: a gestão do prefeito Abílio Brunini (PL), conduzida com maestria e competência pelo secretário de Educação Amauri Monge e sua dedicada equipe técnica, uma demonstração clara de que ninguém faz nada sozinho.
Professor Licio Antonio Malheiros, Jornalista, Articulista e Geógrafo