conecte-se conosco


Cuiabá

Rede de Controle é convidada a conhecer unidades voltadas para pacientes infectados pela Covid-19

Publicado


.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM) oficializaram à Rede de Controle de Gestão Pública o convite para conhecer as unidades municipais de saúde utilizadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A medida segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, reconhecendo o importante trabalho realizado pelos órgãos de controle que compõem o grupo. 

A ideia é que a organização faça uma visita ao Hospital Referência, instalado no antigo Pronto Socorro de Cuiabá, e a Unidade de Pronto Atendimento Drº Jony Soares Ramos (Upa Verdão) que, neste momento, atua como unidade de retaguarda. O ato tem como objetivo apresentar o trabalho que o Município vem realizando no combate à pandemia e, ao mesmo tempo, fortalecer as atividades de fiscalização executado pelas entidades.

Durante a vistoria, os membros da Rede de Controle terão a oportunidade de conhecer os 225 leitos  (170 de enfermaria e 55 de UTIs) do Hospital Referência que, seguindo o princípio da economicidade e zelo aos recursos públicos, foi montado utilizando-se de uma estrutura já existente. O mesmo procedimento poderá ser feito nos 26 leitos da Upa Verdão, que já foi simbolicamente inaugurada, mas está destinada ao atendimento dos casos de Covid-19. 

“A Rede de Controle faz um excelente trabalho no campo da fiscalização da gestão pública e na consolidação das ações de controle. A PGM e CGM representam a Prefeitura dentro desse grupo e queremos estreitar ainda mais essa relação, principalmente nesse enfrentamento ao coronavírus. O que a Rede poderá verificar é que, nesse período, não só atuamos na prevenção como também nos preparamos para a fase de mitigação”, comenta o prefeito. 

O ofício foi encaminhado à coordenação da organização e assinado pelo procurador-geral do Município, Marcus Brito, e pelo controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa. Nele, é destacado que Cuiabá está entre as capitais com menor número diário de novos casos e também de óbitos em decorrência da Covid-19. Além disso, ocupa a terceira colocação entre as capitais com mais leitos por 100 mil habitantes. 

A REDE

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso é composta por órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Contas (MPC), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), entre outros.

Conforme o regimento interno, o colegiado tem como principais objetivos desenvolver ações direcionadas à fiscalização, ao fortalecimento e a transparência da gestão pública e combate à corrupção, bem como estimular o controle social, conscientizando a sociedade do necessário exercício permanente da cidadania. 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Avião da FAB com pacientes de Manaus pousou em Cuiabá sem intercorrências com os pacientes

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Às 16h27 deste domingo (24) o avião da Força Aérea Brasileira – FAB pousou no aeroporto Marechal Rondon com 18 pacientes com COVID-19 oriundos de Manaus – AM, com destino à Uberaba MG, para internação. Todos eles estão em estado moderado e estão recebendo oxigênio.

Assim que pousou, enquanto a aeronave estava sendo reabastecida, uma ambulância de suporte avançado disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde entrou na pista e se posicionou ao lado da aeronave. Na ambulância estavam um médico, um enfermeiro e a superintendente do Ministério da Saúde em Cuiabá, Maria de Fátima Dutra Leão.

Os 18 pacientes vieram acompanhados por 2 médicos e 4 enfermeiros. Segundo informações obtidas pela superintendente, todos os pacientes estavam estáveis e não houve nenhuma intercorrência.

O avião da FAB decolou às 16:57 rumo a Minas Gerais, com previsão de chegada às 19:20, hora de Brasília. A transferência dos pacientes é necessária devido ao colapso no sistema de saúde do estado de Amazonas, que já não tem mais leitos de UTI para atender os doentes de COVID-19.

Continue lendo

Cuiabá

Após restauração, prefeitura reinstala bustos de políticos históricos na pça Alencastro

Publicado

Os bustos de personalidades históricas, localizados na praça Alencastro no centro de Cuiabá, retornaram ao seus lugares de origem. Eles foram retirados para restauração, após episódio de vandalismo que destruiu parte do rosto do busto do ex-governador Dante de Oliveira, por exemplo. A ação foi executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável da Prefeitura de Cuiabá. As dez peças foram restauradas pelo escultor Fred Fogaça pelo valor total de R$ 17 mil.

“A restauração foi concluída e as peças retornaram para a praça, mas pedimos a colaboração da sociedade na manutenção do patrimônio público, para que possamos investir o dinheiro em novas benfeitorias e não em restauração por depredação”, disse o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

O busto do ex-governador Dante Martins de Oliveira foi a peça que necessitou de mais dedicação do escultor Fred Fogaça. Ele teve o rosto totalmente destruído e teve que ser reconstruído por Fogaça.

“Ficou muito avariado o busto de Dante, provavelmente usaram uma marreta para destruir o nariz. Mas foi feito o restauro de refeito o óculos, que é uma parte bem delicada. Reforcei o material e e3les retornam como novos para a praça”, explicou o escultor. Todos os bustos são feitos de cimento com fibra e pintados com tintura de coloração que imita o bronze.

Os bustos de Dante Martins de Oliveira, José Maria de Alencastro, João Ponce de Arruda, José Garcia Neto, Júlio Strubing Muller foram levados ao ateliê de Fogaça, pois necessitavam de maiores reparos. Enquanto os outros cinco bustos, de Joaquim Duarte Murtinho, Eurico Gaspar Dutra, Francisco de Aquino Corrêa, Estevão Anastácio Monteiro de Mendonça e Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon receberam nova tintura no local.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana